Acompanhe o Otageek nas redes sociais
Elizabeth Holmes – do Vale do Silício ao Tribunal Federal Americano
A controversa história de Elizabeth Holmes, direto da Revista Forbes para o Tribunal Federal Americano.
Elizabeth Holmes foi uma empresária da área de biotecnologia fundadora do laboratório Theranos. Considerada uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela Times e capa da Forbes como uma das jovens bilionárias da atualidade. Em 2016, foi proibida de atuar no setor da saúde, teve o valor de sua fortuna alterado pela Forbes, de 9 bilhões para 0 dólares e atualmente está em julgamento.
Para entender essa queda avassaladora, é necessário conhecer melhor a sua história. Elizabeth Holmes, era uma estudante de engenharia química, de 19 anos na Faculdade de Stanford. Não há registros sobre como foram esses anos, apenas sabe-se de suas excelentes notas e seu espírito criativo típico do Vale do Silício.
Com o apoio dos professores e de colegas, ela desenvolveu uma ferramenta que prometia dar resultados precisos do estado de saúde de alguém apenas com poucas gotas de sangue, acelerando todo o processo médico e diminuindo a dor dos pacientes. Inaugurado em 2013, o dispositivo chama-se Edison e, mesmo não mostrando nada que comprovasse sua eficácia, a inspiração que Elizabeth trazia e sua aula de como vender uma ideia fizeram com que a Theranos virasse a nova queridinha do Vale do Silício.
Tudo começou a ser desmascarado quando John Carreyrou e trabalhadores da saúde estranharam o fato da rede de fármacias Walgreens, que investiu fortemente na Theranos, utilizar exames de sangue convencionais no lugar com os da Edison, a máquina disruptiva. John descobriu, com o auxílio de um ex-funcionário da Theranos, que a empresa na verdade era quase uma máfia, da qual não saia nenhuma informação.
Elizabeth começou a fazer discursos mais sérios tentando desmentir os ataques feitos à Theranos, mas não funcionou. Diversos processos começavam a cair e ela foi banida do setor da saúde e desvinculada de todos os títulos que havia ganhado. Até o momento, Elizabeth livrou-se de parte das dívidas que a foram imputadas devido ao seguro de seus investidores, o julgamento poderá fazer ela passar 20 anos na cadeia por fraude e está previsto para o mês de Agosto de 2020.
Atualmente, nesse mundo de ideias inovadoras, de disrupção e criatividade, investidores precisam tomar cuidado, principalmente no ramo tecnológico, desconhece-se o que realmente é possível e o que não é. Nem todo unicórnio é real, alguns são apenas cavalos com chifres falsos. Nunca baseie algo em uma mentira. Elizabeth Holmes é o exemplo de pessoa ambiciosa que não se importava com as consequências. Como disse Jina Choi, diretora da SEC em San Francisco, “os empreendedores que buscam revolucionar e causar uma disrupção na indústria devem dizer a verdade sobre o que a sua tecnologia pode fazer hoje, não o que esperam que ela faça um dia”.
Texto publicado originalmente por Fill Almeida.
Leia também:
Texto publicado originalmente por Ian Paranhos