Acompanhe o Otageek nas redes sociais
Dia dos Namorados: 7 filmes de romance que conquistaram o Oscar
Texto publicado em 11 de junho de 2020
Ainda estamos em distanciamento social, e com certeza o dia 12 Junho deste ano será diferente de qualquer outro. Mas se ainda não dá para estar perto, sempre é possível assistir filmes juntos, mesmo à distância.
Assim sendo, aqui estão sete longas para maratonar neste fim de semana do Dia dos Namorados. Eles conquistaram o Oscar e certamente irão conquistar você!
Para os que já viram, uma boa sessão de nostalgia é louvável!
Ghost – do Outro Lado da Vida
Até onde um amor pode durar? Ou talvez a pergunta seria: até que circunstâncias faríamos de tudo para cuidar de quem amamos?
“Ghost – do Outro Lado da Vida” é um dos grandes clássicos: lançado em 1990, foi premiado com as estatuetas de Melhor Atriz Coadjuvante pela nossa brilhante Whoopi Goldberg e roteiro original.
As Pontes de Madison
O filme foi lançado em 1995 e premiado como melhor filme estrangeiro. É protagonizado por Meryl Streep, que apesar de nesta indicação de melhor atriz não ter garantido o Oscar, já conquistou a estatueta 21 vezes. O longa nos mostra que nunca importa o momento da vida, uma paixão sempre pode acontecer nas mais inesperadas situações e ser avassaladora em tempo recorde! Outro aspecto relevante retratado sutilmente é o quanto padrões, regras e normas sociais estabelecidas às mulheres as afetam.
Titanic
Ainda na mesma década, em 1997, temos o longa que, mesmo depois de mais de 20 anos, lidera o terceiro lugar no ranking de maior bilheteria mundial: “Titanic”. A obra recebeu nada mais, nada menos que quatorze indicações ao Oscar, sendo premiada com onze, em particular o de melhor filme.
É, eu sei… assim como Ghost, o filme é um clássico e possivelmente você já assistiu. Mas merece seu “bis“: trouxe, em uma história trágica, uma paixão avassaladora que eternizou o casal Rose e Jack, bem como os atores que os protagonizaram, Kate Winslet e Leonardo DiCaprio.
Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças
Muitos estão acostumados a ver Jim Carrey em filmes de humor, mas sua atuação neste filme de romance vai com certeza te surpreender e possivelmente provocará lágrimas. Ressalta-se que seu par é Kate Winslet, que faz a personagem complexa Clementina. A atuação é digna de um Oscar, mas ficou só na indicação. Entretanto, o longa de 2004 conquistou a estatueta de melhor roteiro original.
Por que assisti-lo? Bom, além de tudo que citei acima, veja bem: depois de várias tentativas de tentar fazer dar certo o relacionamento, Clementina submete-se a um experimento para apagar Joel (Jim Carrey) de sua memória. Mas até que ponto isso é possível?
O Segredo de Brokeback Mountain
Com oito indicações ao Oscar, sendo premiado com três e um deles o de melhor roteiro adaptado, o filme O Segredo de Brokeback Mountain tem em seu esplendor muito além de questões cinematográficas. Ele trouxe a representatividade para o assunto LGBTQ+ em Hollywood. Sem sombra de dúvidas, traz muitas reflexões e irá te emocionar.
La la land cantando estações
Depois de exatos 20 anos, novamente uma obra conquista 14 indicações ao Oscar: La la land cantando estações. Tornou-se assim o terceiro filme com mais indicações, ficando atrás apenas de “Titanic” e “A malvada” no ranking.
O filme foi premiado com seis Oscars, sendo alguns deles de melhor direção e atriz. Há muitos motivos para que você veja o filme, mas talvez dois sejam os mais importantes:
primeiramente, retrata o dilema de uma escolha, uma situação que pode ser cruel quando as duas opções são importantes. No entanto, o segundo motivo trata-se da obra ser apresentada com uma sutileza tão peculiar que te permite assistir sem sofrer tanto.
História de um Casamento
Para fechar nossas sugestões, temos um dos destaques do Oscar 2020! Ele certamente enfatizou a capacidade magnífica de atuação de seus protagonistas, Scarlett Johansson e Adam Driver, que inevitavelmente nos fazem soluçar. O longa obteve seis indicações ao Oscar. Todavia, neste ano, havia muitos filmes de peso tão bons quanto “História de um Casamento”.
Não obstante, Laura Dern não permitiu que o filme ficasse sem nenhuma estatueta através de sua atuação fantástica como atriz coadjuvante, levando o Oscar para a casa.
Diferentemente de La la land, o filme não é sutil e te provoca lágrimas ao apresentar algo muito simples, mas com tanta autenticidade e sensibilidade que, somadas a uma atuação de arrepiar, lhe mandam uma mensagem: em uma relação, o amor é importante, mas os detalhes são fundamentais. Dê atenção a isso.
Lembrou de algum filme de romance que foi premiado no Oscar e não citamos? Nos fale nos comentários.
Leia também:
- 7 doramas de romance clichê para aquecer seu coração!
- Crítica | MUBI – Malena: um “romance” de Giuseppe Tornatore