Dia do Stitch: entenda a data e o sucesso do alienígena mais famoso da Disney

Queridinho do público, a primeira aparição do Experimento 626, mais conhecido como Stitch, aconteceu no filme Lilo & Stitch (2002)  

No dia 26 de junho, fãs do mundo todo celebram o “Dia do Stitch”, uma homenagem ao icônico personagem da Disney que conquistou corações com sua combinação única de fofura, travessuras e trapalhadas. O alienígena foi apresentado pela primeira vez na animação de sucesso “Lilo & Stitch” (2002), de Walt Disney Animation Studios. O filme conta a história de Lilo Pelekai, uma jovem havaiana solitária que adota um “cachorro” peculiar chamado Stitch. No entanto, o animal é, na verdade, um extraterrestre conhecido como Experimento 626, um ser intergaláctico geneticamente modificado para causar destruição. A trama se desenvolve enquanto Stitch, de comportamento inicialmente destrutivo, começa a aprender o significado de família e a importância do amor e da aceitação.

Cena de “Lilo & Stitch” (2002)
Cena de “Lilo & Stitch” (2002). Foto: Divulgação/Walt Disney Animation Studios

A origem do Dia do Stitch

O dia de um dos personagens mais amados da Disney é celebrado anualmente em 26 de junho. O motivo é simples: a data vem do nome original do personagem: “Experimento 626”, números estes que, no modelo de data norte-americano (em que o mês é colocado primeiro que o dia), configura 6/26, ou seja, 26 de junho.    

Stitch

Quem é o Stitch?

Criado pelo cientista alienígena Dr. Jumba Jookiba, Stitch é um experimento genético destinado a ser uma máquina de destruição. Dotado de força sobre-humana, inteligência avançada e habilidades especiais, a criatura caótica e destruidora escapa da prisão galáctica e acaba na Terra, mais precisamente no Havaí. Lá, ele é adotado por Lilo Pelekai, uma criança havaiana que o confunde com um cachorro e, através das crenças da ilha e de seu amor incondicional pelo “filhote”, acaba transformando-o em um ser amoroso. Com poucas palavras, mas com um grande coração, Stitch aprende importantes valores, ao mesmo tempo em que ensina que o amor da família e dos amigos é capaz de superar todos os obstáculos. É assim que surge uma das frases mais icônicas de um personagem da Disney, nosso querido Stitch: “Ohana quer dizer família. Família quer dizer nunca abandonar ou esquecer”.

Stich 2

Impacto na cultura do entretenimento e no mercado de consumo

Desde seu lançamento em 2002, “Lilo & Stitch” virou um fenômeno ao redor do mundo através da representação significativa da cultura havaiana e de uma história emocionante. O sucesso é tanto que a Disney lançou outras produções que continuaram a expandir o universo do filme original – como “Stitch” (2003), “Lilo & Stitch 2: Stitch Deu Defeito!” (2005), “Leroy e Stitch” (2006) e a série de 2003 “Lilo & Stitch: A Série”

Não tem como negar que, além do enredo encantador, Stitch é o grande destaque da franquia. O personagem conquistou o coração de fãs com sua aparência adorável e comportamento travesso, e sua popularidade em constante crescimento é refletida principalmente nas lojas físicas ou digitais do Brasil e do mundo. Os produtos licenciados de Stitch são um fenômeno em vendas, contando com opções de brinquedos, papelaria, roupas, calçados e acessórios, itens de festas, utensílios de casa e até acessórios para pet. No varejo brasileiro são mais de 2.000 SKU’s disponíveis nas principais lojas físicas e digitais.

Leia também:

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Isabella Breve
Isabella Breve

Graduanda em Jornalismo, leitora voraz, amante da Sétima Arte e eternamente fã.

Artigos: 364
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários