Crítica | Sk8 the Infinity e o poder da amizade

O anime da temporada de Inverno de 2021 SK8 the Infinity parece ser apenas um monte de manobras de Skate e competidores excêntricos, mas entrega mais do que isso.

Sk8 the Infinity foi um anime da temporada de Inverno 2021 no Japão e teve sua transmissão no ocidente pela Funimation. É produzido pelo estúdio Bones e por Hiroko Utsumi.

Langa e Reki, personagens principais do anime Sk8 Infinity.
Langa e Reki com seus skates. Imagem promocional do anime pelo Estúdio Bones.

Mas o que significa SK8?

SK8 é uma brincadeira com as letras S e K, junto do número 8. A pronúncia de SK8 em inglês se parece com “skate”. Já “infinity” significa “infinito” em inglês, numa tradução direta.

“Skate” é a abreviação de “skateboarding”, um esporte radical muito popular. São usadas pranchas de quatro rodas e foi muito praticado pelos jovens, principalmente nos anos 90.

Existem duas formas de praticar skate, o vertical (conhecido como “vert”), com rampas com formato de U ou pistas que parecem piscinas vazias (“bowl”), e a modalidade de rua, onde as manobras são feitas em escadas, corrimãos ou qualquer outro obstáculo.

ATENÇÃO:

O CONTEÚDO ABAIXO PODE CONTER SPOILERS E POSSÍVEIS GATILHOS!!

Do Snowboard ao Skate

O anime se passa na Ilha de Okinawa e tem como personagem principal o Reki, um estudante comum do ensino médio que acaba se envolvendo em uma corrida ilegal de skate conhecida como S.

Seu colega da escola Langa, recém-chegado do Canadá, também acaba no S. Mesmo sem saber andar de skate, o novato ganha a corrida e chama a atenção de todos, por misturar manobras de snowboard.

Aqui temos a primeira aparição do laço da amizade no anime. Após Reki se impressionar com as habilidades de Langa, os dois começam a andar de skate.

Personagens Reki e Langa lanchando com um skate como mesa.
Quem nunca usou um skate como mesa?

O laço de amizade vai crescendo de acordo com a evolução de Langa no esporte, enquanto Reki mostra ter um grande conhecimento técnico na produção dos skates e execução das manobras.

Ao longo das competições de S, outros personagens vão aparecendo, como Shadow, Miya, Cherry e Joe. Todos os nomes são apelidos e os personagens competem em segredo.

O Papel da Juventude e da Amizade

Conforme os episódios passam, a amizade de Reki e Langa cresce. Os dois são o melhor da juventude, sem preocupações. O personagem ruivo quer mostrar ao amigo a alegria do esporte. Então, um dos clímaces do anime é a quebra do laço de amizade entre eles.

Todavia, após uma derrota, Reki fica abalado e perde a vontade de continuar. Agora Langa precisa recuperar a vivacidade do amigo.

Também há Cherry e Joe. Amigos de adolescência, possuem uma relação de rato e gato. Mesmo diferentes, se apoiam e guardam com certo carinho os tempos da juventude.

Joe e Cherry brigando em uma corrida de S
Amizade também é feita de desentendimentos, principalmente no caso de Joe e Cherry.

Enquanto a amizade de Reki e Langa lembra os dias da adolescência, Cherry e Joe invocam os arrependimentos do passado, principalmente com relação ao personagem antagonista, Adam.

Gostando desse conteúdo? Você pode conferir outros como:

Anime Shadows House | Primeiras impressões

Fumetsu no Anata | Primeiras Impressões

A Sombra da Amizade

A amizade acaba sendo uma sombra que acompanha os personagens de forma ambígua durante o trajeto do anime.

Adam, Cherry e Joe eram amigos que andavam de skate juntos na juventude. Porém, por problemas familiares, Adam decide parar de praticar o esporte, deixando seus ex-amigos perplexos.

Tempos depois, ele inicia o S e seus adversários são brutalmente feridos nas corridas. Cherry e Joe descobrem e não conseguem reviver a alegria do skate nele. Tadashi, seu subordinado, é o único que o acompanha.

Cherry, Adam e Joe adolescentes após andarem de skate por Okinawa.
Cherry, Adam e Joe, jovens, sorrindo pelas ruas de Okinawa após uma corrida de skate.

Do lado contrário, temos o jovem competidor profissional Miya. Sem amigos, ele esquece a alegria de andar de skate. É com a ajuda de Reki e Langa que o menino relembra o prazer do esporte.

Como alívio cômico, temos Shadow, que trabalha em uma floricultura. Nas corridas de S, seu visual lembra uma famosa banda de rock.

Miya e Shadow de SK8 Infinity discutindo.
Miya discutindo com Shadow na lanchonete, enquanto Langa e Reki observam tudo.

Shadow disputa o S para ser mais forte e notado pela mulher que ama. Há um amadurecimento do personagem sobre como se tornar adulto e mais forte psicologicamente.

Personagens de SK8 Infinity em comemoração.
Quase todos juntos em uma festa para o Langa.

Vale a pena?

SK8 é um anime com uma proposta diferenciada, não leva as famosas porradarias dos animes shounen, mas há valores comuns como o poder da amizade para a resolução dos problemas.

É um anime curto, com 13 episódios, bom para lembrar as amizades da juventude e observar o amadurecimento dos laços entre Reki e Langa.

Curiosidade: Você sabia que o skate é uma das modalidades estreantes na Olímpiada de 2020, em Tóquio? Em SK8 Infinity há uma pequena alusão sobre isso com o personagem Miya.

O anime está disponível no Brasil pela Funimation.

Langa e Adam no trailer, dublado em inglês, do anime SK8 Infinity pela Funimation USA.

E você? Já assistiu SK8 Infinity? Quais foram suas impressões? Comente abaixo!

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Thamiris Obana
Thamiris Obana

Professora de Filosofia. Girl from São Paulo, gosto de otome game, lasanha e livros.

Artigos: 151
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários