Acompanhe o Otageek nas redes sociais
Crítica | Sk8 the Infinity e o poder da amizade
Sk8 the Infinity foi um anime da temporada de Inverno 2021 no Japão e teve sua transmissão no ocidente pela Funimation. É produzido pelo estúdio Bones e por Hiroko Utsumi.
Mas o que significa SK8?
SK8 é uma brincadeira com as letras S e K, junto do número 8. A pronúncia de SK8 em inglês se parece com “skate”. Já “infinity” significa “infinito” em inglês, numa tradução direta.
“Skate” é a abreviação de “skateboarding”, um esporte radical muito popular. São usadas pranchas de quatro rodas e foi muito praticado pelos jovens, principalmente nos anos 90.
Existem duas formas de praticar skate, o vertical (conhecido como “vert”), com rampas com formato de U ou pistas que parecem piscinas vazias (“bowl”), e a modalidade de rua, onde as manobras são feitas em escadas, corrimãos ou qualquer outro obstáculo.
ATENÇÃO:
O CONTEÚDO ABAIXO PODE CONTER SPOILERS E POSSÍVEIS GATILHOS!!
Do Snowboard ao Skate
O anime se passa na Ilha de Okinawa e tem como personagem principal o Reki, um estudante comum do ensino médio que acaba se envolvendo em uma corrida ilegal de skate conhecida como S.
Seu colega da escola Langa, recém-chegado do Canadá, também acaba no S. Mesmo sem saber andar de skate, o novato ganha a corrida e chama a atenção de todos, por misturar manobras de snowboard.
Aqui temos a primeira aparição do laço da amizade no anime. Após Reki se impressionar com as habilidades de Langa, os dois começam a andar de skate.
O laço de amizade vai crescendo de acordo com a evolução de Langa no esporte, enquanto Reki mostra ter um grande conhecimento técnico na produção dos skates e execução das manobras.
Ao longo das competições de S, outros personagens vão aparecendo, como Shadow, Miya, Cherry e Joe. Todos os nomes são apelidos e os personagens competem em segredo.
O Papel da Juventude e da Amizade
Conforme os episódios passam, a amizade de Reki e Langa cresce. Os dois são o melhor da juventude, sem preocupações. O personagem ruivo quer mostrar ao amigo a alegria do esporte. Então, um dos clímaces do anime é a quebra do laço de amizade entre eles.
Todavia, após uma derrota, Reki fica abalado e perde a vontade de continuar. Agora Langa precisa recuperar a vivacidade do amigo.
Também há Cherry e Joe. Amigos de adolescência, possuem uma relação de rato e gato. Mesmo diferentes, se apoiam e guardam com certo carinho os tempos da juventude.
Enquanto a amizade de Reki e Langa lembra os dias da adolescência, Cherry e Joe invocam os arrependimentos do passado, principalmente com relação ao personagem antagonista, Adam.
Gostando desse conteúdo? Você pode conferir outros como:
A Sombra da Amizade
A amizade acaba sendo uma sombra que acompanha os personagens de forma ambígua durante o trajeto do anime.
Adam, Cherry e Joe eram amigos que andavam de skate juntos na juventude. Porém, por problemas familiares, Adam decide parar de praticar o esporte, deixando seus ex-amigos perplexos.
Tempos depois, ele inicia o S e seus adversários são brutalmente feridos nas corridas. Cherry e Joe descobrem e não conseguem reviver a alegria do skate nele. Tadashi, seu subordinado, é o único que o acompanha.
Do lado contrário, temos o jovem competidor profissional Miya. Sem amigos, ele esquece a alegria de andar de skate. É com a ajuda de Reki e Langa que o menino relembra o prazer do esporte.
Como alívio cômico, temos Shadow, que trabalha em uma floricultura. Nas corridas de S, seu visual lembra uma famosa banda de rock.
Shadow disputa o S para ser mais forte e notado pela mulher que ama. Há um amadurecimento do personagem sobre como se tornar adulto e mais forte psicologicamente.
Vale a pena?
SK8 é um anime com uma proposta diferenciada, não leva as famosas porradarias dos animes shounen, mas há valores comuns como o poder da amizade para a resolução dos problemas.
É um anime curto, com 13 episódios, bom para lembrar as amizades da juventude e observar o amadurecimento dos laços entre Reki e Langa.
Curiosidade: Você sabia que o skate é uma das modalidades estreantes na Olímpiada de 2020, em Tóquio? Em SK8 Infinity há uma pequena alusão sobre isso com o personagem Miya.
O anime está disponível no Brasil pela Funimation.
E você? Já assistiu SK8 Infinity? Quais foram suas impressões? Comente abaixo!