Crítica | ‘Fios de Alta Tensão’ mostra conflitos de identidade através dos nossos cabelos

Documentário traz ótimas histórias mostrando relações de tensão que possuímos com o nosso cabelo e questões que enfrentamos para entender como ele ajuda a definir nossa identidade

“O que o seu cabelo diz sobre você?” é a pergunta que move a narrativa e a ideia por trás do documentário Fios de Alta Tensão, de Sérgio Gagliargi. O documentário, lançado em 2019 e disponível no evento Feed Dog Brasil, mostra através de uma série de entrevistas a importância do cabelo como elemento que ajuda a definir a identidade de alguém.

‘Fios de Alta Tensão’ mostra como nosso cabelo nos destaca e mostra uma parte de nós

As entrevistas feitas em diversos estados brasileiros (Bahia, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo) são sempre realizadas em dupla. Elas mostram diálogos e histórias sobre a relação que as pessoas possuem com seu cabelo, assim como situações, crises e superações em relação às madeixas.

Os diálogos trazem diversas visões diferentes, pontuando assim uma boa diversidade de histórias, que só agregam para evidenciar o papel fundamental que o cabelo possui em nossas vidas. Além das entrevistas, o documentário sempre traz rápidas cenas que mostram o ambiente em que os entrevistados vivem. Isso nos ajuda a compreender a cultura por trás da entrevista e visualizar as histórias que são contadas.

As conversas selecionadas no filme são ótimas, evidenciando os diversos pontos de vista, tanto culturais quanto etários. Desse modo, os diálogos se complementam, entram em conflito com anteriores e mostram a complexidade do tema.

A tensão entre o cabelo e a identidade

Em “Fios de Alta Tensão’ todo cabelo fora do “normal” tem uma história para contar

Um dos temas recorrentes é o problema de um padrão estético para cabelos, sendo aqueles considerados “fora do padrão” os que mais sofrem preconceitos alheios. O impacto disso nos entrevistados é claro, mostrando o quanto é preciso reconhecer o cabelo como elemento que faz parte de sua essência.

A cor, o jeito que se prende e o que você aceita ou não aceita em seu cabelo conseguem te dizer muito sobre quem você é. A aceitação ou negação do seu cabelo natural trazem ótimas reflexões e estão muito bem abordados nas entrevistas.

Por estarem em dupla, ocorrem conversas e comparações entre entrevistados sobre as situações que viveram. Em um dos casos, a entrevistada comenta o quão legal é ver sua colega de entrevista com uma história de superação, enquanto ela ainda não conseguia aceitar seu cabelo natural devido aos preconceitos que passou.

Vemos nas histórias dos cabelos encaracolados, crespos, grisalhos, pixaim, dreads e outros a importância em aceitar todas as identidades e as trajetórias que carregam. Mas também é valido destacar a grande importância que o documentário dá ao fato de que existem preconceitos e problemas relacionados ao cabelo, em especial ao preconceito contra cabelos ligados à cultura negra.

Em conclusão, Fios de Alta Tensão alcança seu objetivo, trazendo histórias e o debate sobre a importância do cabelo para a compreensão da identidade. O faz exemplificando as tensões de relações com nosso próprio corpo.


O documentário Fios de Alta Tensão está disponível gratuitamente até o dia 21 de dezembro no site do Feed Dog Brasil.

Conteúdo relacionado:

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Pedro Agnelo Camargo Goes
Pedro Agnelo Camargo Goes

Estudante de semiótica, apaixonado por séries, filmes e games e tudo que envolve cultura. Sempre aberto pra filosofar sobre aleatoriedades do dia a dia

Artigos: 45
Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais velho
Mais novo Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

[…] Crítica | ‘Fios de Alta Tensão’ mostra conflitos de identidade através dos nossos cabelos […]