Acompanhe o Otageek nas redes sociais
Crítica | “Os Pequenos Vestígios” com Jared Leto
Bem, como um grande fã de thriller, fiquei com grandes expectativas e ansioso a respeito desse projeto. Visto que o John Lee Hancock já fez grandes filmes – Um Sonho Possível, Fome de Poder e Estrada Sem Lei, por exemplo – e com atores premiadíssimos no elenco, além do badalado Jared Leto, Os Pequenos Vestígios tinha enormes possibilidades de se tornar um dos grandes filmes do ano.
O longa conta com a direção e o roteiro de mais de 30 anos do próprio Hancock. Além dele, o projeto é estrelado por grandes nomes de Hollywood e vencedores do Oscar: Denzel Washington, Rami Malek e Jared Leto.
Sinopse
A história começa quando o delegado do condado de Kern, Deacon (Denzel Washington), é enviado a Los Angeles para uma rápida coleta de provas. Contudo, ele se envolve com o jovem detetive Baxter (Rami Malek) na investigação de um serial killer que está aterrorizando a cidade.
E no que deu “Os Pequenos Vestígios”?
Pois bem… espelhar-se em grandes obras não é nenhum pecado, não é mesmo? Vários e vários filmes se baseiam em antigos longas para contar suas próprias histórias. Contudo, ainda há um perigo nessa decisão! Os Pequenos Vestígios claramente se espelha em grandes projetos do gênero, principalmente nas obras de David Fincher, mas Hancock não consegue o mesmo êxito, especialmente pelas decisões tomadas em sua própria narrativa.
Tendo um pouco mais de duas horas, o longa acaba se tornando cansativo e pouco instigante. Isso porque, além de ser muito extenso em seu tempo de duração para esse tipo de história, Hancock decide se aprofundar nos traumas dos personagens, tornando a trama definitivamente um drama pessoal e um pouco desinteressante.
Mas é válido ressaltar os ótimos diálogos existentes no filme, que são construídos com muita eficácia a tensão, e os momentos surpresa da trama.
Em relação ao elenco, Denzel acaba entregando momentos interessantes, mas que lembram bastante antigos papéis os quais interpretou. Já Rami se encontra bem na composição de seu personagem, indo do rapaz mais seguro à pessoa que está totalmente desesperada com a situação em que se encontra.
Atuação de Jared leto
Agora, quando Jared Leto aparece em cena, confesso que voltei a ficar totalmente imerso no filme, principalmente pela força do ator em cena e pela forma como conduziu sua personalidade, voz, trejeitos e o aspecto assustador de seu personagem.
Todavia, ainda que haja boas atuações e Leto tenha elevado um pouco a curiosidade em relação à história contada, as decisões construídas ao longo da trama soam equivocadas e meio sem sentido com a proposta inicial do filme.
Mas mesmo com essas ressalvas, o longa conta com uma excelente fotografia, feita pelo talentosíssimo John Schwartzman, com uma ambientação muito boa das noites dos anos 90 de Los Angeles.
Curiosidades Sobre “Os Pequenos Vestígios”
Outro ponto que pode te levar a conferir esse filme é saber que ele teve um faturamento superior à média de filmes lançados anteriormente nos EUA e Canadá. Mesmo tendo lançamento simultâneo, o projeto chegou a quase US $5 milhões num período em que bilheterias de US $4 milhões viraram teto.
Além do mais, Os Pequenos Vestígios obteve cerca de 45% do circuito cinematográfico que permanece aberto na América do Norte, mesmo com classificação “R”, ou seja, sendo proibido para menores de idade.
Dessa forma, Os Pequenos Vestígios pode vir a ser uma ótima opção para esse momento. Com bons atores, ótimos diálogos e um passeio aos anos 90 de Los Angeles, o ritmo lento e meio sem foco da trama talvez acabe não atrapalhando a sua experiência ao assistir.
Porém, como nem tudo são flores, com toda a certeza o longa passará longe das grandes premiações e não alcançará todo o reconhecimento que as grandes obras do passado alcançaram.
Veja o trailer:
Continue Lendo: