5 fatos sobre ‘Duna’ que você precisa saber5 minutos

Duna é uma das maiores obras literárias de ficção científica, tendo uma enorme influência dentro da cultura pop

O romance de Frank Herbert, desde o seu lançamento, vendeu milhões de cópias ao redor do mundo. A franquia já foi adaptada tanto no cinema quanto na TV, mas nenhuma delas chamou tanta atenção como essa nova adaptação de Duna que está prevista para chegar em 2021.

Por isso, listamos abaixo 5 fatos sobre Duna que talvez você não saiba.

1 – A história original de Duna

Livro Duna
Duna.

Publicado em 1965, Duna foi escrito por Frank Herbert e até hoje é o livro mais vendido no mundo todo. A obra de Herbert é apontada por muitos como uma das mais renomadas histórias de fantasia já criadas, sendo classificada como um dos pilares do gênero de ficção científica.

A trama se passa 20 mil anos no futuro e concentra a história no jovem Paul Atreides, cuja família assume a administração do planeta deserto Arrakis, também conhecido como Duna. O planeta é a única fonte da substância mais valiosa do universo, a Melange, que permite, além de muitas outras coisas, aumentar a expectativa de vida.

2 – Livros

Livro Duna
Saga de Duna.

Após o lançamento estrondoso em 1965, Herbert lançou mais cinco sequências da história. São elas: O Messias de Duna (1969), Os Filhos de Duna (1976), O Imperador Deus de Duna (1981), Os Hereges de Duna (1983) e As Herdeiras de Duna (1985).

Vale ressaltar que o escritor faleceu em 1986. Seu filho, Brian Herbert, junto de Kevin J. Anderson, que escreveu o spin-off para Star Wars, StarCraft, Titan A.E. e The X-Files e é co-autor de Duna, publicaram uma série de prelúdios da franquia, bem como dois que completam o original.

3 – Adaptações

Adaptação de Duna (1984) de David Lynch
Adaptação de Duna (1984) de David Lynch.

A primeira adaptação de Duna ocorreu pelas mãos do aclamado diretor David Lynch. O filme chegou aos cinemas em 1984, porém, algo que ninguém esperava naquele ano, aconteceu: o filme acabou sendo um fracasso de crítica e bilheteria. O diretor sempre deixou bem claro a dificuldade que era adaptar a obra original, e além de muita intromissão do estúdio, Lynch afirmou que nunca teve de fato o interesse de comandar a produção.

Já nos anos 2000, o canal Syfy adaptou a história para o formato de série de TV. As histórias-base para a adaptação foram: O Messias de Duna e Os Filhos de Duna. O programa foi estrelado por Alec Newman, Susan Sarandon e James McAvoy, e acabou até sendo melhor recebido que o filme de 84, levando alguns prêmios do Emmy na época.

4 – Nova série de TV

Adaptação de Duna (1984) de David Lynch
Adaptação de Duna (1984) de David Lynch

Nem mesmo foi lançado o remake para os cinemas e a WarnerMedia já encomendou uma série spin-off para seu serviço de streaming, a HBOMax. O spin-off para a TV se chamará Dune: The Sisterhood.

A série vai se concentrar em Bene Gesserit, uma misteriosa ordem de mulheres que têm habilidades extraordinárias de domínio do corpo e da mente. O episódio piloto será dirigido por Villeneuve, que escreve o roteiro ao lado de Jon Spaihts. A produção funcionará como um prequel do filme que está previsto para chegar em 2020.

5 – Diretor e elenco da nova adaptação de Duna

Josh Brolin, Oscar Isaac, Timothée Chalamet e Rebecca Ferguson.

Com uma filmografia impecável, Denis Villeneuve está no comando dessa nova adaptação de Duna. O cineasta, após dirigir Blade Runner 2049 (2017), mostrou a todos o quanto adora e está preparado para grandes desafios. Além desse, Villeneuve dirigiu outros excepcionais filmes: Os Suspeitos (2013), O Homem Duplicado (2014), Sicario: Terra de Ninguém (2015) e A Chegada (2016).

Em relação ao “cast” do filme, Duna possui um elenco de respeito e de fazer inveja a qualquer produção. Com uma mescla muito boa de novos e experientes atores, o projeto conta com o ainda jovem, mas já indicado ao Oscar, Timothée Chalamet, que dará vida ao protagonista Paul Astreides. Já Oscar Isaac será o pai do garoto, Duke Leto Atreides, enquanto Rebecca Ferguson viverá a mãe de Paul, Lady Jessica.

Além deles, há no elenco Jason Momoa, Dave Bautista, Zendaya, Josh Brolin, Stellan Skarsgard, David Dastmalchian, Stephen Henderson e Javier Bardem.

Veja o trailer:

O filme está previsto para estrear no dia 1 de outubro de 2021.

Leia também:


E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Imagem padrão
Lucas Almeida
Artigos: 71
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários