Acompanhe o Otageek nas redes sociais
Crítica | Fantasmas – Festival Curtaflix
Fantasmas (Ghosts) é um dos curtas disponíveis durante o Festival Curtaflix, que acontece entre os dias 8 e 17 de abril. O filme foi escolhido através da curadoria de Rita Carelli.
ATENÇÃO! PODE CONTER SPOILERS.
Em Fantasmas, a trama gira em torno de Gabriel (Gabriel Martins) e Maurílio (Maurílio Martins). Os dois amigos aparentemente estão no final do expediente, observam a rua e conversam despreocupados.
Isso até que Maurílio percebe uma câmera e começa a questionar o motivo de Gabriel estar filmando aquela esquina. Ele então explica que há algum tempo viu a ex, chamada Camila (Gabriela Monteiro), e quer confirmar sua suspeita.
O filme fala sobre obsessão com relacionamentos passados e como tentamos saber por onde andam pessoas que nos fizeram mal de alguma forma, mesmo sem saber o que fazer com essa informação. Gabriel não consegue responder o que vai fazer após filmar Camila, ele apenas diz que agora vai esquecer.
A presença de Camila, aliás, permeia toda a história. Nós, como espectadores, não sabemos quem a moça é, e as poucas informações que temos são: Gabriel é, aparentemente, obcecado por ela, e Maurílio não gosta da garota por algum motivo também desconhecido.
Seus 11 minutos são quase como se estivéssemos acompanhando uma conversa no ônibus, ou metrô, já que não temos o contexto total dos acontecimentos nem vemos o rosto deles. O pouco de informação que conseguimos nos deixa curiosos, e após Camila finalmente aparecer, os protagonistas chegam ao seu destino, deixando-nos seguir viagem sem uma conclusão.
Ficha Técnica:
Nome: Fantasmas (Ghosts)
Direção: André Novais Oliveira
Duração: 11 min 11 segundos
Ano: 2010
Para assistir a esse e outros títulos do Curtafix, acesse: Curtaflix – Festival de Curtas-Metragens On-line
Sobre a curadora: Rita Carelli
Atriz, diretora e escritora. Atuou em longas-metragens como “Permanência”, de Leonardo Lacca, “Abaixo a Gravidade”, de Edgard Navarro, “A Morte Habita a Noite”, de Eduardo Morotó e em curtas-metragens como “Décimo Segundo“, também de Leonardo Lacca. Foi contemplada com prêmios de atuação em diversos festivais de cinema do Brasil. Coordenou a coleção infantil de livros-filmes “Um Dia na Aldeia“, realizados por diversos cineastas indígenas em parceria com a ONG Vídeo nas Aldeias. Também dirigiu e roteirizou os curtas-metragens “Hospedeira”, “A Era de Lareokotô” e “Yaõkwá, arquivo e memória”, este em parceria com Vincent Carelli. Formou-se pela Escola Internacional de Teatro Jacques Lecoq.
Leia Também:
[…] Crítica | Fantasmas – Festival Curtaflix […]
[…] Crítica | Fantasmas – Festival Curtaflix […]
[…] Crítica | Fantasmas – Festival Curtaflix […]
[…] Crítica | Fantasmas – Festival Curtaflix […]
[…] Crítica | Fantasmas – Festival Curtaflix […]
[…] Crítica | Fantasmas – Festival Curtaflix […]