Crítica | Digimon Adventure: O Combate dos Reis dos Insetos

O grupo de Yamato, Sora e Joe segue viajando. Enquanto isso, Taichi, Koshiro e Mimi se encontram em um grande labirinto, quando são encurralados por um grupo de Kuwagamons

Antes de mais nada, caso queira relembrar os acontecimentos de “Digimon: Adventure (2020)” até agora, temos os reviews dos episódios anteriores.

A carga dramática e sentimental da série vem aumentando a cada episódio. Nesse episódio 14 – “O Combate dos Reis dos Insetos”, temos mais um pouco de desenvolvimento do Koshiro, nosso digiescolhido introvertido e dono do brasão do conhecimento.

Poster de Digimon Adventure 2020, apresenta os principais personagens e digimons. No fundo está o digimundo.
Digimon Adventure: (2020) – Reprodução Crunchyroll

Os dois grupos caminham a fim de se encontrarem no lugar combinado. Dessa vez o uber do grupo do Yamato é o Ikkakumon, o que acabou sendo uma cena bem diferente, pois o Ikkakumon é um Digimon mamífero aquático, e ele está andando tranquilamente na pradaria. Até Piyomon achou aquilo diferente e se ofereceu para carregar todos voando.

O grupo de Taichi chegou em uma área rochosa, local esse que era quase um labirinto. Koshiro, como qualquer pessoa em 2020, estava desesperado pois seu tablet parou de funcionar, e sem o tablet não poderiam acompanhar o mapa. Nós te entendemos, Koshiro… ficar sem internet é uma dor terrível.

Nessa cena eu tenho certeza que todo mundo se perguntou: “Mas por que não usam o Kabuterimon, a Lilimon ou o MetalGreymon para sobrevoar e achar a saída?”. Bom, mas é aquilo… voar em um labirinto é um grande tabu que não deve ser discutido.

Dentro do labirinto rochoso, o grupo é atacado por um enxame de Kuwagamons agressivos, os quais exalavam um miasma negro. Os Kuwagamons aqui estão bem legais, pois eles são inteligentes e traçam uma verdadeira estratégia de caça.

Reprodução: Crunchyroll
Reprodução: Crunchyroll

E o que mais me chamou a atenção acerca do Kuwagamon é que finalmente a Toei trabalhou os ataques desse Digimon de forma correta: ele tem como arma suas grandes pinças, e nesse episódio podemos ver os Kuwagamons usarem-nas de todas as formas. Greymon que o diga… ele teve seu corpo todo apertado pelas pinças.

A imagem mostra o Kuwagamon usando suas garras enquanto enfrenta o Greymon.
Reprodução: Crunchyroll

Durante o ataque dos Kuwagamons, as crianças até tentam lutar, mas os inimigos são rápidos e coordenados, o que deixou a equipe bem incapacitada naquele momento. E Greymon até tentou digivolver para MetalGreymon, mas foi atacado por todos os lados e teve sua transformação interrompida.

A situação fica pior quando surge em cena Okuwamon, nível Kazentai (Ultimate) dos Kuwagamons, praticamente impossível de ser abatido naquelas condições. O grupo acaba levando a pior contra os insetões, e Koshiro e Kabuterimon acabam se separando dos outros. Agora é somente a dupla contra o adversário de nível Ultimate.

Koshiro ainda está desesperado sem saber o que fazer, pois seu tablet ainda está desligado. Kabuterimon, vendo a situação de seu companheiro, diz que Koshiro não precisa do tablet ou de qualquer outro aparelho, pois sua ferramenta mais poderosa é seu cérebro, é nele que se encontra todo seu conhecimento. Ainda completa dizendo que a verdadeira força de sua mente não vinha do tablet, mas sim de sua capacidade de observação e pensamento crítico.

Confira também:

Koshiro, assim, cai na real após a conversa com Kabuterimon e muda totalmente seu modo de agir. Com o uso de seu cérebro, ele elabora uma estratégia que consegue derrubar Okuwamon e liberar o caminho à frente.

Após todo esse momento, então, percebendo que o verdadeiro conhecimento parte de si mesmo, Koshiro faz o brasão do conhecimento brilhar e Kabuterimon digivolve para AtlurKabuterimon.

Reprodução: Crunchyroll
Reprodução: Crunchyroll

A animação de digievolução do Kabuterimon para AtlurKabuterimon é bem rápida e dinâmica, mas não deixou de ser emocionante, pois logo após de digivolver, AtlurKabuterimon já foi para a briga contra Okuwamon.

Koshiro chega junto a Taichi e Mimi e diz para usarem as rochas espelhadas para confundir os Kuwagamons. Assim, Mimi e Togemon seguem a dica e conseguem derrotar o Kuwagamon à frente.

Já Taichi e Greymon preferem atacar na força bruta: Greymon digivolve para MetalGreymon e, com um Giga Storm,derrota dois Kuwagamons de uma vez.

A batalha entre AtlurKabuterimon e Okuwamon é emocionante: temos muita luta corporal e ação entre os dois digimons gigantes. AtlurKabuterimon utiliza seu novo ataque, o Mortal Horn, combinado com sua velocidade e, assim, consegue derrotar o Digimon Ultimate.

Após a luta, Koshiro demonstra estar muito mais confiante em si mesmo, e percebe que seu tablet voltou a funcionar, ainda, com um sistema atualizado. É, Koshiro… nós entendemos bem como é o sentimento de quando o computador ativa as atualizações automáticas sozinho.

Conclusão

Eu particularmente gostei bastante do episódio após perceber o quanto ele serviu para desenvolver o Koshiro. Tirando o episódio da Mimi, os outros conseguiram liberar o novo poder do brasão após utilizarem sua virtude, e assim que aquele sentimento transbordou, o brasão liberou seu poder.

Enquanto isso, o despertar da Mimi foi diferente: para Togemon digivolver para Lilimon, foi preciso que a Mimi despertasse sua verdadeira pureza. E foi isso que aconteceu aqui: Koshiro precisou ir ao fundo do poço para perceber que todo seu conhecimento parte de si mesmo, e o computador que ele tanto preza é somente uma ferramenta.

Além de toda essa parte emocional para o desenvolvimento do Koshiro, eu gostei bastante de ver Kabuterimon VS Kuwagamon e Okuwamon. Kabuterimon foi o primeiro a ser criado, e após se tornar muito querido pelo público, a equipe responsável decidiu criar o Kuwagamon. Isso criou uma certa rivalidade entre os dois insetões.

Reprodução: Crunchyroll
Reprodução: Crunchyroll

Por entregar um incrível choque de monstros e um desenvolvimento cativante a Koshiro, o episódio “O Combate dos Reis dos Insetos” recebe a nota 9/10 no Norman Awards. Só não vou dar 10 devido ao fanservice do Metalgreymon no final. Mas brincadeiras à parte, o episódio está muito bom.

O próximo episódio será focado no desenvolvimento do brasão da confiança: teremos a aparição de Zudomon.

Com transmissão simultânea à do Japão por aqui através da Crunchyroll, Digimon Adventureé um reboot da animação original de mesmo nome, produzido pela Toei Animation em 1999.

Todo Sábado às 23:30 é disponibilizado um novo episódio da série no catálogo da Crunchyroll. Então deixe o saudosismo de lado e acompanhe essa nova aventura pelo Digimundo.

Sinopse pela Crunchyroll:

“É o ano de 2020. A Rede tornou-se algo indispensável para a vida dos humanos. Mas o que eles não sabem é que, por trás da Rede, existe um mundo de luz e trevas conhecido como o Mundo Digital, habitado pelos Digimons. Quando Taichi Yagami tenta salvar sua mãe e sua irmã, que estão a bordo de um trem desgovernado, ele entra na plataforma… e um estranho fenômeno o leva para o Mundo Digital. Ele e outros Digiescolhidos encontram seus parceiros Digimons e embarcam numa aventura em um mundo desconhecido!”

Texto publicado originalmente por Norman.

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Riuler Luciano
Riuler Luciano

Jornalista Cultural e Marketeiro, cresceu lendo quadrinhos dos X-MEN é amante de Cultura Pop e Pequi!

Artigos: 388
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários