Crítica | Digimon: Adventure 2020 – Contagem Regressiva para a Aniquilação de Tóquio

“Em ‘Contagem regressiva para a Aniquilação de Tóquio‘: Os digiescolhidos derrotaram Orochimon, mas ele não parece ter cedido ainda. Orochimon digievolui para Nidhoggmon e uma contagem regressiva capaz de destruir Tóquio começa. Os digiescolhidos serão capazes de vencê-lo?”

Pôster de Digimon: Adventure 2020.

ATENÇÃO! CONTÉM SPOILERS

Antes de mais nada, caso queira relembrar os acontecimentos de “Digimon: Adventure (2020)” até agora, temos os reviews dos episódios anteriores.

09:58:45… Dez minutos é o tempo que os digiescolhidos têm para derrotar Nidhoggmon e impedir a aniquilação de Tóquio.

Hikari em 'Contagem regressiva para a Aniquilação de Tóquio'
Hikari – Reprodução Crunchyroll.

Ao derrotar Orochimon, todos pensaram que a ameaça havia sido neutralizada, mas na verdade foi o início de uma ameaça maior ainda: Orochimon digievoluiu para Nidhoggmon, um Digimon incrível que hoje aparece pela primeira vez em um anime de Digimon.

O episódio entrega um clima de tensão e desespero, pois as crianças e seus parceiros encaram o Digimon gigante à sua frente. Nidhoggmon tem o maior estilo Kaiju de Godzilla, o que o deixa mais épico ainda.

Nidhoggmon em Contagem regressiva para a Aniquilação de Tóquio
Nidhoggmon – Reprodução Crunchyroll.


Koshiro
tenta analisar o novo inimigo e descobre que ele está se alimentando de toda a energia de Tóquio. Nesse momento Nidhoggmon fala que digivolveu mais ainda e agora é um Digimon de nível Mega.

Koshiro suspeita que, no momento em que a contagem zerar, o Nidhoggmon vai liberar toda a energia acumulada de uma só vez em Tóquio como se fosse uma bomba.

Enquanto isso, no mundo real, Hikari se perdeu de sua mãe e está no meio da avenida acompanhando a contagem regressiva através do telão. Todos os celulares se super aqueceram e começaram a enviar dados para Nidhoggmon, o qual não para de também se aquecer e acumular energia.

Hikari acompanha o envio de dados para Nidhoggmon em Contagem regressiva para a Aniquilação de Tóquio
Hikari acompanha o envio de dados para Nidhoggmon – Reprodução Crunchyroll.

Dentre todos os Digimons caídos, Agumon e Gabumon são os únicos que se levantam para lutar. Junto de Taichi e Yamato, eles seguem em frente para enfrentar o Digimon Kaiju.

Infelizmente, a Toei não deixa de forçar o protagonismo dessa dupla. É incrível… os dois formam o Deus Ex Machina da empresa. Todos os outros estavam caídos e milagrosamente somente os dois se levantam e seguem para a luta, enquanto os outros não falam e nem fazem nada. Tristemente esse episódio teve vários erros.

Taichi e Agumon brilhando em Contagem regressiva para a Aniquilação de Tóquio
Tachi e Agumon em seu brilho de protagonismo – Reprodução Crunchyroll.

A tensão de todos aumenta enquanto a contagem vai decaindo ao mesmo tempo em que Greymon e Garurumon tentam enfrentar Nidhoggmon, mas a diferença do nível de poder entre eles é enorme.

Na Tóquio real, Takeru consegue visualizar seu irmão lutando contra o inimigo. Novamente, como no segundo episódio, as penas sagradas aparecem para os digiescolhidos da luz e da esperança.

E novamente Takeru e Hikari realizam um milagre com seus brasões especiais, fazendo Greymon e Garurumon se fundirem e formarem o Omegamon (O Deus Ex Machina da Toei). E assim surge Omegamon na frente dos digiescolhidos. Koshiro automaticamente se lembra e diz para todos que aquele Digimon foi o responsável por frear a aniquilação de Tóquio da última vez.

Particularmente, o Omegamon foi a maior quebra de expectativa desse episódio, pois eles repetiram tudo o que aconteceu nos primeiros: Digimon nível mega, contagem regressiva, Takeru e Hikari realizando um milagre… tudo isso a gente viu no e episódios. Seria melhor se o milagre tivesse sido a aparição do WarGreymon e MetalGarurumon.

Omegamon enfrenta então Nidhoggmon, proporcionando uma batalha muito boa, só que com algumas falhas na animação. E esse é o segundo ponto negativo desse episódio: a animação está com muita oscilação, quebrando um pouco do clima da batalha.

Omegamon desviando dos raios vermelhos de Nidhoggmon em Contagem regressiva para a Aniquilação de Tóquio
Omegamon Vs Nidhoggmon – Reprodução Crunchyroll.

Grande parte do episódio se resume à essa batalha, a qual mesmo com as oscilações acaba sendo legal de se assistir. O inimigo parece ser tão forte quanto o Omegamon, pois o mesmo precisou se defender contra um ataque usando sua capa. Além disso, muitos dos ataques estavam causando bastante dano.

Omegamon Vs Nidhoggmon em Contagem regressiva para a Aniquilação de Tóquio
Omegamon Vs Nidhoggmon – Reprodução Crunchyroll.

Mesmo tomando vários ataques diretos, nosso Digimon é enfim fortalecido pelos brasões da Coragem e da Amizade, conseguindo vencer o inimigo e parar a contagem perto do fim.

A luta foi boa? Até que sim, mas podia ter sido bem melhor. O Nidhoggmon é um Digimon com a imponência de um vilão de final de arco. Ele é poderoso e causa medo em qualquer um, mas infelizmente foi muito mal aproveitado, sendo colocado como apenas um subordinado do Devimon. Sim! Devimon era o responsável pelo ataque do Eyesmon.

Omegamon brilhando em Contagem regressiva para a Aniquilação de Tóquio
Omegamon e o brilho do protagonismo – Reprodução Crunchyroll.

Ao final da batalha, um Digimon desconhecido então aparece e abre um buraco dimensional. Sora, Mimi, Joe e Koshiro, junto de seus Digimons, são levados por esse lugar.

Embrião de digimon desconhecido em Contagem regressiva para a Aniquilação de Tóquio
Digimon desconhecido até o momento – Reprodução Crunchyroll.

Taichi e Yamato não foram levados pois foram protegidos por Omegamon. Após esse evento, a Tóquio falsa desaparece, mostrando que eles ainda estão na área de deserto do Digimundo.

Apesar de ficarem para trás, os dois protagonistas são surpreendidos por Devimon, que aparece como uma visão em areia contando que era o responsável por tudo e que o mundo humano é apenas alimento para os Digimons. Após essa cena dramática, ele desaparece.

Devimon gigante em Contagem regressiva para a Aniquilação de Tóquio
O responsável por tudo, Devimon – Reprodução Crunchyroll.

Eu fiquei em dúvida quanto ao episódio. Ainda não me decidi se gostei ou não, pois pensei que eles não iriam forçar o Omegamon novamente, usando-no da forma que usaram. Isso acabou sendo uma grande quebra negativa de expectativa. E separar o grupo de novo? Sério, Toei, vamos melhorar esse enredo… ele começou muito bem, mas agora tá deslizando bastante.

Mas apresar de eu criticar demais o episódio da aniquilação de Tóquio, ele também teve pontos positivos: tivemos a Hikari sensitiva da Luz se comunicando com a pena sagrada, a estreia do Nidhoggmon e também a de um Digimon desconhecido, sobre o qual até agora não soltaram nenhuma informação. O enredo caminhou um pouquinho, mesmo que a passos pequenos… tivemos mais interação dos digiescolhidos “sagrados”.

“Contagem Regressiva para a Aniquilação de Tóquio” serviu um episódio bem agridoce: começou com um clima de tensão e medo muito bom, mas acabou desfazendo tudo ao trazer o fanservice do Omegamon. Assim, o episódio recebe a nota 5/10 no Norman Awards, pois quebrou todas as expectativas, forçou Omegamon fazendo Deus Ex Machina e separou o grupo novamente, o que já está repetitivo.

No próximo episódio, vamos ter Taichi e Yamato vagando pelo deserto com a companhia de Leomon, Spadamon e Falcomon. Espero que o ciclo de mortes do Leomon tenha sido cancelado.

Com transmissão simultânea à do Japão por aqui através da Crunchyroll, Digimon: Adventure é um reboot da animação original de mesmo nome, produzida pela Toei Animation em 1999.

Todo Sábado às 23:30 é disponibilizado um novo episódio da série no catálogo da Crunchyroll. Então, deixe o saudosismo de lado e acompanhe essa nova aventura pelo Digimundo.

Sinopse pela Crunchyroll:

“É o ano de 2020. A Rede tornou-se algo indispensável para a vida dos humanos. Mas o que eles não sabem é que, por trás da Rede, existe um mundo de luz e trevas conhecido como o Mundo Digital, habitado pelos Digimons. Quando Taichi Yagami tenta salvar sua mãe e sua irmã, que estão a bordo de um trem desgovernado, ele entra na plataforma… e um estranho fenômeno o leva para o Mundo Digital. Ele e outros Digiescolhidos encontram seus parceiros Digimons e embarcam numa aventura em um mundo desconhecido!”

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Aline Merkle
Aline Merkle
Artigos: 189
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários