Acompanhe o Otageek nas redes sociais
Como a Greve dos Roteiristas nos Estados Unidos pode impactar as produções que chegam até você
Os roteiristas de cinema e televisão de Hollywood iniciaram uma greve nesta terça-feira (02), após o fracasso nas negociações com grandes estúdios, como a Disney e a Netflix. A greve é realizada pelo Sindicato dos Roteiristas da América, o WGA (Writers Guild of America).
Discutida desde o ano passado, a decisão foi tomada após semanas de negociações em vão. Entre as reivindicações, os roteiristas pedem o aumento nos salários. A era do streaming derrubou as práticas comerciais em Hollywood, e embora seu surgimento tenha gerado um aumento no número de séries e filmes produzidos anualmente, os roteiristas alegam que estão ganhando menos. Além disso, a diminuição também é impactada pela inflação. O Sindicato afirma que está difícil se manter com o salário, enquanto seus empregadores lucram cada vez mais com seus trabalhos.
Com o streaming, os roteiristas passaram a receber um único pagamento anual, sem levar em conta as reprises e reutilização de suas obras, e o sucesso das obras. Essa reivindicação vem de anos. A greve envolve também uma questão equipada pela tecnologia, já que os roteiristas temem que a inteligência artificial substitua seus trabalhos. Eles pedem legislação para que a IA não seja utilizada para escrever ou adaptar qualquer material.
Há 15 anos atrás, Hollywood acompanhava o mesmo cenário. A Greve dos Roteiristas realizada entre 2007 e 2008, que durou 100 dias, congelou a produção de pelo menos 10 grandes séries, e causou uma crise que os Estados Unidos demoraram anos para reparar. Estima-se que tenha custado 2 bilhões de dólares à indústria do entretenimento de Los Angeles. Na época, as séries ‘Breaking Bad’, ‘Heroes’ e ‘Scrubs’ foram algumas das afetadas pela paralisação.
As produções de ‘Cobra Kai’, ‘Abbott Elementary’, ‘Yellowjackets’, ‘Good Omens’ e ‘Big Mouth’ já anunciaram a paralisação. ‘A Casa do Dragão’, por já contar com o roteiro da segunda temporada finalizado, irá prosseguir com as gravações sem interrupção.
Em se tratando dos talk shows, a conversa é outra. Os programas ‘Last Week Tonight with John Oliver’, ‘The Late Show with Stephen Colbert’, ‘Jimmy Kimmel Live’, ‘The Tonight Show Starring Jimmy Fallon’ e ‘Late Night with Seth Meyers’ não vão entrar ao vivo em respeito à paralisação. Em vez disso, fizeram planos para reprise.
O cenário pode piorar. Caso a greve persista pelo verão, as produções do outono podem sofrer alterações. Neste domingo (07), os co-criadores de ‘Stranger Things’, Matt Duffer e Ross Duffer, anunciaram que a produção precisou pausar as filmagens em virtude da greve. Outras produções se juntam ao mesmo grupo. ‘Blade’ e ‘Big Mouth’ também irão enfrentar atrasos no cronograma por conta do cenário. Essas são as primeiras grandes produções a sofrerem impactos diretos. Com o cinema, o impacto deve ser menor, uma vez que os filmes demoram meses a serem gravados. Até o momento, não há previsão da duração da paralisação.
Leia também:
- ‘Breaking Bad’: 15 anos de mudança na televisão
- Simon Russel Beale, Freddie Fox, Gayle Rankin e Abubakar Salim se juntam ao elenco da 2ª temporada de “A Casa do Dragão”, da HBO
- ‘A Casa do Dragão’ inicia as gravações da segunda temporada
[…] Como a Greve dos Roteiristas nos Estados Unidos pode impactar as produções que chegam até você […]
[…] Como a Greve dos Roteiristas nos Estados Unidos pode impactar as produções que chegam até você […]