“Assassino por Acaso” consolida parceria entre Richard Linklater e Glen Powell

Com uma parceria de longa data, o novo filme do diretor saiu de uma vontade do ator e, juntos, os dois escreveram o roteiro a partir de uma conversa

Assassino por Acaso, novo filme de Richard Linklater, estabelece de vez sua parceria com uma das estrelas em ascensão de Hollywood, o ator Glen Powell. O longa é inspirado em uma história publicada na revista “Texas Monthly” e estreia nacionalmente em 12 de junho com distribuição da Diamond Films.

Assassino por Acaso

Assassino por Acaso “nasceu” durante a pandemia do Covid-19. Nessa época, o diretor 5 vezes indicado ao Oscar, Richard Linklater, recebeu uma ligação de um de seus amigos e colaboradores: Glen Powell, que vem se destacando em Hollywood, com filmes como “Top Gun: Maverick” e “Todos Menos Você”. Na conversa, o ator pergunta a Rick se ele conhecia a história real que futuramente inspiraria os dois a escreverem o roteiro do filme.

O diretor respondeu que conhecia e que o escritor que publicou a história no “Texas Monthly”, Skip Hollandsworth era seu amigo. Linklater também disse que sempre esteve obcecado pela história, mas não conseguia enxergá-la como um filme, pois não via a história indo a algum lugar. Foi aí que os dois se juntaram para escrever o roteiro de Assassino por Acaso.

Essa está longe de ser a primeira parceria entre Glen Powell e Richard Linklater. A primeira vez que os dois artistas texanos trabalharam foi no filme “Nação Fast Food – Uma Rede de Corrupção“, lançado em 2006. “Eu tinha 14 anos quando trabalhei com Rick pela primeira vez. E naquele momento eu pensei ‘Meu Deus, ele é um dos melhores! Estou em um set de um filme do Richard Linklater!’ e agora, 20 depois vejo o Rick da mesma forma.”

Anos depois, em 2016, os dois se reencontraram com a comédia universitária “Jovens, Loucos e mais Rebeldes”, que se passa na cidade de Austin, Texas, e Powell interpreta Finnegan. Mais seis anos se passaram e a dupla voltou a trabalhar em conjunto na animação “Apollo 10 e Meio: Aventura na Era Espacial”. Agora em 2024, os dois consolidam de vez a parceria escrevendo Assassino por Acaso; Linklater como diretor e Powell como protagonista do filme.

Assassino por Acaso

Por mais que a parceria entre diretor-ator tivesse acontecido anteriormente, foi a primeira vez que os dois escreveram um roteiro juntos. “Nós ficávamos conversando por telefone e escrevendo, tinha vezes que ele cuidava de uma parte e eu cuidava de outra. Nós estudávamos separadamente e depois nos juntávamos para escrever. O mais importante é que escrevíamos juntos em tempo real.” conta Glen Powell, que finaliza dizendo que “a melhor parte de trabalhar com Rick é que não tem nenhum ego envolvido. Essa é a nossa quarta colaboração e com certeza é a mais especial de todas porque sinto que tenho um colega de time e que estamos navegando juntos”.

A trama se passa em Nova Orleans e conta a história de Gary Johnson, um professor que vive sua vida normal e trabalha para a polícia, até que tem que fingir ser um assassino de aluguel para prender aqueles que o contratam. Tudo vai bem, até que ele se sente atraído por um desses criminosos em potencial, Madison (Adria Arjona), que quer contratá-lo para assassinar seu marido. Enquanto ela se apaixona por um dos disfarces de Gary, o caso entre eles esquenta e desencadeia uma série de consequências que vão se tornando cada vez mais arriscadas. O filme passa por diversos elementos do cinema, como noir, romance, suspense, ação e comédia. Sobre esse processo, Linklater afirma que “a regra tradicional do noir é que o personagem ou é preso, ou morto, por não conseguir controlar a paixão que sente.”

RICHARD LINKLATER E GLEN POWELL

Além de Glen Powell, o filme conta com Adria Arjona, que interpreta Madison. A atriz diz que as intenções de sua personagem “não são claras e esse é um dos motivos que eu a amo. Ela é muito complexa. Quando a vemos pela primeira vez, ela é uma mulher fragilizada que está em um relacionamento tóxico e terrível por anos. Ela é jovem e quer viver e decide se reinventar, mas é tão confusa que a única forma que ela encontra é contratando um assassino de aluguel”.

Em sua carreira, Richard Linklater já foi indicado cinco vezes ao Oscar e venceu duas vezes o Globo de Ouro e duas vezes o Bafta, além de ter dirigido 23 longas. Entre seus filmes mais famosos estão “Antes do Amanhecer”, “Antes do Pôr do Sol”, “Antes do Anoitecer”, “Jovens Loucos e Rebeldes” e “Boyhood: Da Infância à Juventude”.

ASSASSINO POR ACASO ainda conta ainda com Austin Amelio, que também trabalhou com o diretor e Powell em “Jovens, Loucos e Mais Rebeldes”, Retta, da sitcom “Parks & Recreation” e Evan Holtzman (“Estrelas Além do Tempo”).

Leia também:

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Lucas Almeida
Lucas Almeida
Artigos: 300
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários