Acompanhe o Otageek nas redes sociais
App Review | Desvende a sua mente com o Waking Up
Depois de completar os 28 dias de prática e teoria – conteúdo do curso introdutório de meditação, disponível no aplicativo Waking Up – trago uma breve análise sobre o aplicativo e por quê você deveria dar uma chance a essa prática.
Muito além do datado esoterismo New Age
A meditação é uma prática milenar, com origem nas tradições orientais, principalmente relacionadas às filosofias da yoga e do budismo. Já na modernidade, o movimento New Age teve um profundo impacto cultural, desde o mero cotidiano até a grande Hollywood e a indústria musical (Enya que o diga). Portanto, ainda é comum associarmos a meditação ao esotérico, afinal, ao retornar para o mainstream urbano a busca por uma vida menos material e mais espiritual, o New Age acabou ajudando a impulsionar essa prática.
Porém, o aplicativo de meditação guiada Waking Up apresenta uma didática diferente, especialmente por ser ministrado por Sam Harris. Longe de ser um guru ou algo do tipo, Harris é um filósofo e neurocientista norte-americano, laureado com o prêmio PEN/Martha Albrand pelo seu livro “O Fim da Fé”, e suas ministrações possuem bases estritas na filosofia e ciência.
Por dentro do aplicativo
No aplicativo, além do curso introdutório e diversos outros cursos práticos, temos uma série de conversas com neurocientistas e filósofos, que vão além da meditação e abrangem temas como a filosofia e ciência da mente, neurociências, livre-arbítrio e até mesmo psicotrópicos. Além disso, diariamente o aplicativo é atualizado com uma Daily Meditation, com as opções de 10 a 20 minutos de prática.
Entre 10 minutos de meditação ou 10 minutos numa rede social, te garanto que a primeira opção é a que tem mais potencial de agregar algo muito positivo no seu cotidiano.
A princípio, o aplicativo é pago. Porém, você pode enviar um e-mail para o suporte do Waking Up e pedir acesso gratuito, que eles te enviarão no mesmo dia. Inclusive, há essa opção dentro do próprio aplicativo.
Mindfulness e os benefícios reais da meditação
“A mente humana é uma mente dispersa, e uma mente dispersa é uma mente infeliz“, escrevem os psicólogos Matthew Killingsworth e Daniel Gilbert, em sua pesquisa pela Universidade Harvard, publicada na revista científica Science. Nos resultados computados, foi constatado que a mente das pessoas estava divagando 46,9% do tempo.
Aqui entra um dos principais benefícios da meditação: a nítida melhoria em sua qualidade de vida, garantida pelo que aprendemos enquanto estamos no estado mental conhecido como mindfulness. Tal termo é complicado de se traduzir e o conhecemos como “atenção plena”, ou a prática de se estar da maneira mais consciente possível, ao focar sua atenção em cada sensação presente em sua mente.
Mas além disso, mindfulness também é reconhecer na prática – além das complexas teorias que existem – o que de fato é isso que chamamos de mente, a sua natureza, como ela se apresenta e nos afeta. Se de fato há espaço para o livre arbítrio ou se nossa consciência é apenas uma nuvem caótica de interações materiais, mentais e linguísticas, das quais ficamos à mercê.
O aplicativo Waking Up está disponível para iOS na Apple Store, para Android na Google Play e para navegadores pelo site wakingup.com.
Leia também:
[…] App Review | Desvende a sua mente com o Waking Up – Otageek […]