Acompanhe o Otageek nas redes sociais
K-POP | 7 músicos R&B sul-coreanos que você precisa conhecer
É evidente que agora o K-POP é um fenômeno mundial após grupos como Girls Generation, BTS e BLACKPINK estourarem nas paradas. Nessa lista, trago artistas sul-coreanos do estilo musical R&B não tão conhecidos no Brasil, mas que vale a pena conhecer.
1. CRUSH
Crush é o nome artístico de Shin Hyoseob – apelidado de “Shi Syeob”. A ideia do nome surgiu quando ele escreveu o apelido “C-sub” em inglês na tentativa de que esse fosse seu nome artístico, porém seu amigo se confundiu e leu como “Crush” – ele imediatamente gostou e se apoderou do codinome. Em 2012, Crush conheceu o cantor e compositor Zion. T que, na época, assim como ele, procurava começar sua carreira na indústria da música. Assim sendo, juntamente dos músicos Gray, Loco e Elo, formaram a equipe musical de K-POP VV:D.
O início oficial de sua carreia foi em 2014, com o Single “Sometimes”. Atualmente, ele tem 2 álbuns de estúdio, 3 EPs e 13 singles lançados, além das diversas colaborações com outros artistas. Para conhecer Crush musicalmente, recomendo seu Single de 2018 “None” e seu álbum completo de 2019 “From Midnight to Sunrise”.
2. HEIZE
Heize é o nome artístico de Jang Dahye: cantora, rapper e compositora sul-coreana de R&B. Começou sua carreira em 2014 com o EP “Heize” e ganhou mais popularidade ao aparecer no reality show sul-coreano Unpretty Rapstar, do qual foi eliminada na semifinal.
De qualquer forma, a artista recebeu atenção pela sua voz e aparência. Atualmente, sua discografia é composta por 1 álbum completo, 5 EPs e 8 singles. Para conhecer Heize, recomendo seu single de 2016 “Star” e seu álbum de estúdio de 2019 “She’s Fine”.
3. COLDE
Colde é o nome artístico de Kim Heesu: cantor, rapper e compositor de R&B sul-coreano. Ele começou sua carreira em 2016 como parte da dupla offonoff e, em 2018, fez sua estreia como cantor solo com o EP “Wave”.
Até o momento, sua discografia é composta por 2 EPs e 4 singles. Para conhecer o trabalho de Colde, recomendo seu single mais famoso, “Your Dog Loves You”,de 2018, com a participação de Crush, e seu EP de 2019 “Love Part 1”.
4. HA:TFELT
HA:TFELT é o nome artístico de Park Yeeun, e é uma fusão das palavras “hot” (quente) e “heartfelt” (sincera). A cantora e compositora sul-coreana começou sua carreira em 2007 como membro do grupo feminino de K-Pop Wonder Girls, na empresa JYP Entertainment.
Sua estreia solo ocorreu em 2014, com o EP “Me?”, enquanto ela ainda fazia parte das Wonder Girls, porém, em 2017 o grupo se desfez. Para continuar sua carreira como cantora solo, Yeeun assinou um contrato com a empresa Amoeba Culture, se tornando a primeira cantora feminina solista na empresa em 11 anos.
Atualmente, sua discografia é composta por 1 EP, 2 single álbuns e 1 single. Para conhecer HA:TFELT, recomendo seu single “Aint Nobody” do EP “Me?” de 2014 e seu single álbum “MEiNE” de 2017.
5. RAD MUSEUM
Rad Museum é um músico e artista gráfico sul-coreano. Rad ficou conhecido por grande maioria de seu público primeiramente como “Campergraphic”, e faz parte do grupo musical CLUBESKIMO. Ele cuida da maior parte do trabalho visual do mesmo, tendo criado a logo, por exemplo, além de fazer diversas ilustrações para os projetos de seus amigos de equipe.
O ano de 2016 foi quando ele deu o primeiro passo em sua carreira musical, publicando uma música titulada “Island” no SoundCloud e colaborando com outros artistas do mesmo estilo que o seu.
Em 2017 lançou seu primeiro, e, até agora, único EP: “Scene”. O mini álbum é um presente para quem ama R&B alternativo, e indico, especialmente, minha música favorita do mesmo: “Dancing In The Rain”.
6. SURAN
Shin Suran é uma cantora, compositora, designer de som e produtora musical sul-coreana. Em 2014, Suran estreou como parte da dupla Lodia, com o single “I Got A Feeling”. Todavia, infelizmente, a dupla não recebeu a devida atenção do público e se desfez. Mais tarde, a cantora estreou como solo com o single “I Feel”, e passou a receber reconhecimento pela sua voz característica.
Suran recebeu ainda mais atenção ao colaborar com Suga, membro do grupo de K-Pop BTS, na canção “So Far Away”. Mais tarde, Suga produziu o single digital “Wine” junto de Slow Rabbit e da própria Suran, com a participação do rapper Changmo. Após o sucesso do single, a cantora lançou seu primeiro EP, “Walkin”, em 2017.
Atualmente, sua discografia é composta por 2 EPs e 13 singles. Para conhecer o trabalho de Suran, recomendo seus singles “Winter Bird” de 2016, e seu EP de 2017, já anteriormente citado, “Walkin”.
7. DEAN
Dean é o nome artístico de Kwon Hyuk, e foi inspirado no ator James Dean pela sua imagem rebelde. Cantor, compositor e produtor musical sul-coreano, Hyuk se interessou por hip-hop americano e rap no ensino médio e passou a se apresentar na escola.
Sua carreira começou quando tinha apenas 16 anos, trabalhando com o rapper sul-coreano Keith Ape. Aos 18 anos, passou a escrever músicas para estrelas do K-Pop sob o codinome “Deanfluenza”. Finalmente, em março de 2016, Dean lançou seu EP de estreia “130 Mood: TRBL” e múltiplas colaborações com artistas sul-coreanos e americanos.
Atualmente, sua discografia é composta por 1 EP, 1 Single Álbum e 9 Singles, sendo 3 deles em inglês. Para conhecer o trabalho de Dean, recomendo seus singles “What 2 Do” de 2016, “Instagram” de 2017, e seu EP de 2016, já citado anteriormente, “130 Mood: TRBL”.
Conte pra gente o que achou dessa lista! Acrescentaria algum?
Leia também:
[…] K-POP | 7 músicos R&B sul-coreanos que você precisa conhecer […]
[…] K-POP | 7 músicos R&B sul-coreanos que você precisa conhecer […]