Crítica | Sailor Moon Crystal10 minutos

'Sailor Moon Crystal' traz de volta as guerreiras do amor e da justiça através de uma adaptação fiel ao mangá Bishoujo Senshi Sailor Moon, criado por Naoko Takeuchi

Bishoujo Senshi Sailor Moon Crystal fez sua estreia no ano de 2014 como um remake da série clássica, porém agora fiel ao mangá escrito por Naoko Takeuchi. O remake conta com 3 temporadas abordando os três primeiros arcos e terá dois filmes para abordar o 4° arco do mangá.

Bishoujo Senshi Sailor Moon Crystal
Sailor Moon Crystal

Os três primeiros arcos adaptados foram Dark Kingdom, Black Moon e Death Buster. Já o 4° arco da história de Sailor Moon, o Dead Moon Circus, será retratado em dois filmes que estreiam em 2021, o primeiro em janeiro e o segundo em fevereiro. Acho que a Naoko andou apertando a Toei.

Filme Sailor Moon Eternal
Sailor Moon Eternal

Bishoujo Senshi Sailor Moon Crystal – Arco Dark Kingdom

A série nos apresenta a protagonista Usagi Tsukino, uma garota de 14 anos muito estabanada, que acaba se atrasando para aula e, no caminho da escola, acaba encontrando uma pobre gatinha com uma lua crescente na testa.

Mais tarde, a gatinha acaba voltando à casa de Usagi e se apresenta como Luna. Só que agora Luna está falando e presenteia Usagi com um broche que a transforma em Sailor Moon.

Além de Usagi, temos incialmente outras quatro garotas: Ami, Rei, Makoto e Mina. Essas integram o grupo principal das nossas guerreiras que lutam pelo amor e pela justiça usando roupas de marinheiro.

Fugindo do clichê do “vilão do dia” do anime clássico, Sailor Moon Crystal nos apresenta um melhor desenvolvimento de personagens, principalmente de Usagi, que se mostra madura junto com suas amigas no decorrer da história.

Leia também:

Sailor Moon, Sailor Moon Crystal 1 temporada
Sailor Moon na primeira temporada de ‘Sailor Moon Crystal’ – Reprodução Crunchyroll

Mesmo sendo uma remake da série clássica, Bishoujo Senshi Sailor Moon Crystal consegue te emocionar e cativar. As lutas servem um mix de nostalgia junto à emoção em ver as Sailor Senshi lutando e usando novas habilidades antes vistas somente no mangá.

Algumas lutas impactam tanto que acabam arrancando algumas lágrimas. Eu não consegui evitar o choro algumas vezes. E essas cenas épicas e emocionantes estão concentradas principalmente na parte final do arco.

Se você chorou lendo o mangá, se prepare, pois você vai chorar e se emocionar com a animação também.

Mas nem tudo são flores na primeira temporada de Sailor Moon Crystal

A primeira parte de Sailor Moon Crystal foi marcada por problemas. A maioria deles envolve o traço do anime e sua animação, que sofreu com oscilações em diversos episódios. Memes com a animação e a desproporção das personagens foi o que não faltou.

Outro ponto muito criticado pelos fãs mais antigos foram as animações em CGI. As transformações são todas computadorizadas e essa novidade foi um divisor de opiniões. Em um primeiro momento, é muito legal ver toda a cena animada em CGI, mas a Toei acabou extrapolando ao usar essa ferramenta.

Confira também:

Muitos episódios tiveram cenas enormes de transformação, o que acabou sendo cansativo, pois muitas das vezes era uma transformação de cada vez.

Sailor Moon Crystal consegue te cativar com sua narrativa simples, mas emocionante

Mesmo com todos os problemas, a temporada conseguiu entregar uma ótima narrativa para o público. Ao mesmo tempo que simples, tal narrativa acaba sendo muito emocionante e repleta de personagens cativantes. Além disso, a animação conseguiu adaptar e entregar toda a emoção do mangá de Bishoujo Senshi Sailor Moon.

Todos os personagens apresentados estão em sua melhor versão, tanto os protagonistas quanto os vilões. As protagonistas se desenvolvem muito bem tanto individualmente quanto em conjunto, o que acaba te fazendo ser cativado por todas ali.

Sailor Moon contra Queen Metalia
Sailor Moon Contra Queen Metalia – Reprodução Crunchyroll

Bishoujo Senshi Sailor Moon Crystal -Arco Black Moon

A segunda temporada traz o arco Black Moon, no qual somos apresentados a uma nova personagem, ChibiUsa. Após a misteriosa garota cair do céu, ela ameaça Usagi e ordena que a entregue o Cristal de Prata, apontando uma arma na cabeça da mesma. Logo após isso, a garotinha hipnotiza os pais de Usagi, fazendo com que os mesmos achem que ela é filha deles.

Chibi-Usa é uma personagem que se desenvolve muito no mangá e felizmente trouxeram isso para a animação também. Isso ao contrário do anime clássico de Sailor Moon, onde a Chibi-Usa era extremamente irritante.

ChibiUsa Sailor Moon Crystal
ChibiUsa – Reprodução Crunchyroll

Mercury, Mars e Júpiter são levadas pelo inimigo, restando apenas Moon e Vênus. E o fato de ter suas amigas sequestradas faz com que Usagi se desenvolva muito. Ela fortalece sua personalidade e isso reflete também em seus poderes.

A temporada traz ainda uma vilã muito marcante da franquia, a Black Lady, versão maligna de ChibiUsa. Aqui ela é muito bem trabalhada e essencial para o desenvolvimento da personagem dentro do enredo de Sailor Moon.

Black Lady de Sailor Moon Crystal
Black Lady – Reprodução Crunchyroll

A redenção da Black Lady é uma das cenas mais bonitas de todo o anime e facilmente arranca lágrimas de tão linda e emotiva. Sua redenção faz com que ChibiUsa se torne uma das personagens mais queridas no decorrer do anime.

Segunda temporada de Sailor Moon Crystal compartilha alguns problemas da primeira

Infelizmente o segundo arco compartilha alguns problemas da primeira temporada. O arco Black Moon é a continuação direta da primeira temporada, assim as duas possuem o mesmo traço e a mesma animação.

Com isso, a segunda temporada sofre com os mesmos problemas técnicos da primeira, principalmente oscilações na animação e transformações demoradas em CGI. Contudo, esses problemas não atrapalham a carga emotiva que a segunda temporada traz consigo.

Narrativa continua emocionante

Da mesma forma que a primeira temporada, o segundo arco consegue te emocionar com cenas épicas, como o retorno das Sailor Senshi e a redenção da Black Lady.
Agora a narrativa está mais complexa, pois temos dois cenários, o presente e o futuro, e o roteiro consegue guiar a história sem problemas.

Além do mais, toda a carga emotiva do arco se soma muito bem com a trilha sonora da temporada. Você não consegue encontrar uma música ruim, da canção de abertura e transformação até a música do encerramento. A equipe técnica soube escolher a trilha sonora muito bem.

Bishoujo Senshi Sailor Moon Crystal – Arco Death Busters

Death Busters é o terceiro arco de Sailor Moon Crystal e temos o retorno de Chibi-Usa, que voltou do futuro com uma carta da Neo Queen Serenity agradecendo por aceitarem treiná-la.

Sailor Moon Crystal – Death Busters trouxe uma temporada renovada. O anime recebeu um novo traço e uma nova animação. Animação essa que deixou o anime bem semelhante ao traço de Sailor Moon clássico.

Nesse arco temos a introdução da Haruka, Michiru e Setsuna as Outer Senshi. O anime não falhou em adaptar nenhuma das três personagens, principalmente Haruka e Michiru, que aqui são claramente um casal. Felizmente o anime não censurou, pois as duas formam o casal mais incrível dentro dos animes.

Sailor Uranus e Sailor Neptune 
Reprodução Crunchyroll
Sailor Uranus e Sailor Neptune – Reprodução Crunchyroll

Além das novas sailors, temos a presença de Hotaru, peça importante para o desenvolvimento da Chibi-Usa e todo o enredo da temporada.

A nova etapa trouxe de volta as cenas das habilidades especiais das sailors, foco para as cenas da Sailor Uranus e Neptune. As duas possuem as melhores cenas de ataques da temporada.

E o melhor de tudo, as transformações não são mais em CGI!

Toei aprendeu com os erros das temporadas passadas

Dessa vez não temos erros durante as animações, que está fluida e sem oscilações. O arco Death Busters é a temporada mais bem animada até o momento.

Além disso, o roteiro guiou a temporada sem problemas e sem desvios do mangá. Os vilões apresentados são maravilhosos e fieis ao mangá, principalmente a Mistress 9, a qual consegue ser incrível e amedrontadora ao mesmo tempo. Ela e o Pharaoh 90 são os vilões mais terríveis apresentados até o momento. Os dois conseguem te deixar com receio e medo.

Mistress 9
Mistress 9 – Reprodução Crunchyroll

Porém, nessa temporada as melhores e mais emocionantes cenas são protagonizadas pela Sailor Pluto e pela Sailor Saturn. Toda a carga emotiva que as duas transmitem durante a luta contra o Pharaoh 90 é emocionante, consegue facilmente te deixar arrepiado.

Isso acontece principalmente no momento em que Saturn utiliza suas técnicas e dá o seu adeus para todas as Sailors, eu não contive minhas lágrimas durante essas cenas.

Em resumo, Sailor Moon Crystal teve vários problemas na sua estreia. Suas duas primeiras temporadas sofreram com problemas técnicos, mas no final as três temporadas conseguiram entregar um ótimo anime. Tivemos a oportunidade de ver o melhor arco do mangá animado de forma fiel.

Leia também:

Se você não teve a chance de conhecer o universo de Sailor Moon anteriormente, o remake é uma ótima oportunidade. A obra é incrível e consegue entregar muito mais que apenas um grupo de garotas quebrando os vilões na pancada: trata de assuntos como respeito, identidade, representatividade, sororidade, empoderamento e amor.

Super Sailor Moon
Super Sailor Moon – Reprodução Crunchyroll

Se você se interessou e quer saber mais sobre Sailor Moon Crystal, confira a animação disponível no catálogo do Crunchyroll.

Já os mangás de Sailor Moon estão disponíveis no Brasil através da Editora JBC.


E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Imagem padrão
Norman
Escrevo sobre animes, jogos, séries farofa e jogo uns joguinhos aí na Twitch. Criador de conteúdo verificado pela miHoYo
Artigos: 193
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

Acompanhe o Otageek nas redes sociais

pt Português
X