5 filmes com indicações ao Oscar para maratonar

Quer conferir os filmes antes da premiação, mas não tem a menor ideia de por onde começar? Nessa lista, apresentamos algumas das obras preferidas da redação do Otageek e suas respectivas indicações ao Oscar.

Imagem promocional da premiação anual dos Oscars. Nela, à esquerda, vemos a tradicional estatueta da premiação e, ao seu lado, um logo escrito "OSCARS" ocupa o resto da imagem. Tanto a estatueta quanto o logo são dourados, e estão de frente a um fundo vermelho.

Com tantas opções de filmes disponíveis digitalmente nas mais diversas plataformas de streaming, nem sempre sabemos o que escolher ou por onde começar. Então, se você está em dúvida sobre quais filmes deve assistir primeiro para se atualizar com o Oscar, que acontece no dia 25 de abril, dê uma olhada nessa lista com alguns dos filmes preferidos da redação do Otageek nesta temporada.

Soul, de Pete Docter

Imagem de divulgação do filme Soul, com três indicações ao Oscar. Nela, vemos as almas 22 e Joe rodeadas por criaturas bidimensionais: dois deles altos e chamados Zé, e um deles baixou, chamado Terry.
Cena do filme Soul. Fonte: Reprodução..

Lançada diretamente no Disney+, a nova animação da Pixar, dirigida por Pete Docter (Monstros S.A., Up – Altas Aventuras, DivertidaMente), traz uma leitura sensível sobre a vida humana e seus propósitos – ou a falta deles. Com três indicações ao Oscar (Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Animação e Melhor Som), Soul é divertido sem deixar de ser profundo, e um ótimo momento de diversão e reflexão tanto para adultos quanto para crianças.

Pieces of a Woman, de Kornél Mundruczó

Imagem de cena do filme Pieces of a Woman, com uma indicação ao Oscar. Nela, Vanessa Kirbi está de perfil, virada para a direita (esquerda de quem observa a imagem), usando uma blusa de frio branca, com lágrimas nos olhos.
Cena de Pieces of a Woman. Fonte: Reprodção.

Inspirado em um evento extremamente pessoal da vida da roteirista Káta Weber e de seu marido, o diretor húngaro Kornél Mundruczó, o longa-metragem da Netflix, estreado por Vanessa Kirby (The Crown) e Shia LaBeouf (Transformers), lança um olhar sincero sobre o trauma da perda de um filho. Recebeu somente uma indicação ao Oscar: a de Melhor Atriz Principal para Kirby.

O Som do Silêncio, de Darius Marder

Cena da abertura do filme O Som do Silêncio, com seis indicações ao Oscar. Nela, vemos o ator Riz Ahmed sem camisa, com o torso todo tatuado, tocando uma bateria organizada na configuração de canhoto (com o chimbal e a caixa localizados à direita do baterista).
Abertura do filme O Som do Silêncio, de Darius Marder. Fonte: Reprodução.

Com seis indicações ao Oscar (Melhor Filme, Melhor Ator Principal, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Som, Melhor Roteiro Original e Melhor Montagem), a estreia na direção do roteirista Darius Marder (O Lugar Onde Tudo Termina) apresenta a história de Ruben (Riz Ahmed), um baterista de heavy metal que subitamente perde a audição. Em negação quanto à sua nova deficiência, Ruben se vê dividido entre lutar para recuperar a vida que tinha antes e aceitar uma nova realidade. O filme pode ser visto no streaming Prime Video.

Leia também:

Fita de Cinema Seguinte de Borat, de Jason Woliner

Imagem promocional do filme Fita de Cinema Seguinte de Borat. Nela, vemos o autointitulado repórter do Cazaquistão na frente da Casa Branca segurando uma placa, na qual se lê "US+A POR FAVOR ACEITEM PRESENTE". Do lado dele, vê-se um embrulho azul e amarelo em forma de pessoa, com uma etiqueta escrita "PARA: US+A / DE: CAZAQUISTÃO"
Imagem promocional do filme Fita de Cinema Seguinte de Borat. Fonte: Reprodução.

Com duas indicações ao Oscar (Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Roteiro Adaptado), este filme nos traz de volta o intrépido jornalista Borat (Sacha Baron Cohen), mais uma vez em busca de um furo de reportagem enquanto investiga minuciosa e comicamente o American way of life. A nova empreitada de Borat está disponível no Prime Video.

A Voz Suprema do Blues, de George C. Wolfe

Imagem promocional do filme A Voz Suprema do Blues, com cinco indicações ao Oscar. Nela, vemos Chadwick Boseman tocando trompete, ao lado de Viola Davis, que está puxando o próprio vestido para levantar a barra. Ambos estão de frente a um fundo preto, e trajam vestimentas da mesma tonalidade de azul.
Imagem promocional do filme A Voz Suprema do Blues. Fonte: Reprodução.

A Voz Suprema do Blues conta a história de Ma Rainey (Viola Davis), a mãe do blues, e se passa em 1927, durante um encontro acalorado da cantora com sua banda de apoio em um estúdio de gravação. Indicado a Melhor Ator Principal, Melhor Atriz Principal, Melhor Design de Produção, Melhor Cabelo e Maquiagem e Melhor Figurino, esse foi o quarto filme com mais indicações nesse ano, superado apenas por Mank (com dez indicações), O Som do Silêncio e Os 7 de Chicago (ambos empatados com seis indicações). O último filme de Chadwick Boseman pode ser encontrado na Netflix.

Leia também:

Já assistiu a esses filmes? Quais filmes dessa temporada de premiações você acha que são indispensáveis? Conte pra gente aqui nos comentários!

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Gabriela Spinola
Gabriela Spinola

Tradutora, mineira, e eternamente emo.

Artigos: 517
Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais velho
Mais novo Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

[…] 5 filmes com indicações ao Oscar para maratonar – Otageek […]

[…] 5 filmes com indicações ao Oscar para maratonar […]