Acompanhe o Otageek nas redes sociais
Crítica | What Lies in the Multiverse é uma viagem cómica e trágica pelos universos
O conceito de multiverso vem se tornando muito famoso nos últimos anos, empresas como a Marvel e a DC Comics estão utilizando muito esse conceito e fazendo as portas da realidade ficarem abertas o tempo todo, o que, em alguns casos pode ser confuso. Entretanto, o mundo dos jogos não ficou fora disso, jogos como Guacamelee, Ratchet and Clank, Chrono Cross, Injustice e até Spider-Man Shattered Dimensions utilizam muito desse recurso. E hoje vamos falar de um jogo Indie que soube abordar bem a utilização de “multiversos” dentro do jogo. What Lifes in the Multiverse foi desenvolvido pelos estúdios chilenos Voyager e Iguanabee e é um jogo de puzzle plataforma 2D com transições entre universos. Porém, apenas isso não é o bastante pra prender o jogador, mas a história é, e vamos falar dela agora.
Um garoto no multiverso
Em What Lies in the Multiverse, você assumo o papel do “Garoto”, (infelizmente nós não sabemos o nome dele) ele vem estudando sobre multiversos, e quando consegue colocar sua pesquisa pra funcionar, ele cria uma anomalia e é enviado para outro universo, onde conhece nosso “viajante insano”, Everett. Ele descobre que o garoto é responsável pela instabilidade recém gerada nos universos e o procura para tentar resolver esse problema.
Entretanto, após ambos retornarem para o nosso quarto, o garoto insiste muito e Everett acaba aceitando ele como seu novo assistente interdimensional, e ambos começam uma viagem abusando dos pulos dimensionais para tentar chegar na ilha Aisle, onde existem boatos de um laboratório de estudos do multiverso. Everett quer ir até está ilha e investigar os vários incidentes que tem acontecido lá.
Puzzles no multiverso
What Lies in the Multiverse é um jogo de plataforma em 2D de Puzzles, os controles do jogo são simples e a jogabilidade é bem fluída. Basicamente os controles consistem em você pular, empurrar e carregar caixas, ativar switches enquanto fica alternando de universo em universo.
O interessante neste jogo é que em cada um dos capítulos, você vai ter um novo universo, e cada um deles tem você tem uma alteração completa no cenário e nos acontecimentos dele. Por exemplo, no prologo você pode ver a diferença entre universo onde os monges estão la, tudo esta construído, completamente arborizado, verde e com uma visão bela das montanhas, mas quando você alterna o universo, você tem um lugar destruído pelo tempo, com as caveiras dos jovens monges e um local totalmente abandonado. Essas transições fazem cada capitulo ter uma jogabilidade única.
Pixel Art de encher os olhos
O jogo tem aquele gostinho retro de jogos Indies em pixel art, mas não pense que isso vai retirar a beleza que What Lies in the Mutiverse pode te mostrar, o jogo trás incríveis paisagens mescladas a alteração de universo. Em cada um dos capítulos, Everett te da acesso um universo secundário único, da música até cada detalhe do secundo universo é muito bonito. A intensificação na utilização das cores expressa muito bem cada universo, da escolha das cores até a trilha sonora que, mesmo simples, deixa um pouco mais imersivo em cada universo.
Afinal, vou gostar do multiverso?
Mas vamos ao que interessa, What Lies in the Multiverse vale a pena? A resposta é simples, vale sim! Ao entregar puzzles simples e um pouco repetitivos no inicio, porém divertidos, a dinâmica do multiverso trás para cada capitulo uma nova mecânica, sendo cada um deles totalmente único. O jogo também trás uma visão finita da vida, onde, por várias vezes você encontrará anotações de pessoas que, em outro universo não tiveram a mesma vida pacata e feliz que apresentaram no universo principal. O jogo tenta equilibrar os momentos mais densos com um enredo divertido, bem humorado e demonstrando o lado humano e sua fragilidade.
O jogo tem em média 8 horas de campanha e diverte do começo ao fim, alguns puzzles poderiam ser mais elaborados para pedir um pouco mais do jogador, mas a simplicidade acaba dando mais tempo de você fazer parte da história. What Lies in the Multiverse é um jogo publicado pela Untold Tales e está disponível para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch e PC.
Leia Também:
Ouça nosso último podcast OTGCAST #76 – Comentando sobre os indicados a melhor filme do Oscar 2023 .
Podem me chamar na PSN também, estamos jogando a Ladder do Diablo 2 Resurrected no PS4. Abraço pra todo mundo e FUI!
[…] Crítica | What Lies in the Multiverse é uma viagem cómica e trágica pelos universos […]
[…] Crítica | What Lies in the Multiverse é uma viagem cómica e trágica pelos universos […]
[…] Crítica | What Lies in the Multiverse é uma viagem cómica e trágica pelos universos […]