Acompanhe o Otageek nas redes sociais
WandaVision | A Anomalia Maximoff “Em um episódio muito especial…” – Crítica
(Escrito por Roberto Costa) É interessante notar como os alicerces da realidade criada por Wanda em Wandavision vão ruindo cada vez mais conforme avançamos na história, algo que notavelmente vem acontecendo desde o 3° episódio, trocando os momentos de risadas do sitcom por acontecimentos estranhos e arrepiantes.
Apesar de vermos um crescimento absurdo nos poderes da Wanda desde os filmes, torna-se curioso notar que mesmo tão forte ela ainda falha em manter sua realidade perfeitamente sob controle, levantando dúvidas nos telespectadores sobre a influência de algum vilão ainda escondido.
A Anomalia Maximoff – Ou Hex, como a Darcy resolve chamar – parece não ser totalmente trabalho de Wanda, como ela mesma fala, e também vemos no episódio uma fala da própria protagonista que alega não controlar tudo o que os moradores de Westview fazem durante todo o tempo.
A Dinâmica Familiar em WandaVision
“Em um episódio muito especial…” é realmente especial em mostrar Wanda e Visão numa sitcom dos anos 80 inspirada em Full House, seguindo o modelo de fazer até mesmo uma abertura “espelhada” entre ambas e nos matando de fofura enquanto mostra os dois heróis lidando agora com os gêmeos que não param de crescer.
Toda a dinâmica familiar entre os quatro personagens é construída seguindo o fato dos gêmeos Billy e Tommy conseguirem se envelhecer. Torna-se muito interessante ver que Wanda e Visão ficam tão perdidos quanto nós nessa situação, já que nem mesmo a Feiticeira Escarlate tem controle sobre os meninos – mesmo utilizando seus poderes.
Agnes também marca sua presença no episódio 5, sempre disposta a ajudar Wanda com os gêmeos. E isso parece bem suspeito, dado suas aparições tão oportunas. Com sua aparência de conselheira e “tia”, Agnes ainda é um mistério para nós e para os agentes da E.S.P.A.D.A., que mesmo com todo seu aparato tecnológico não conseguiram identificar sua real identidade fora do sitcom.
Anomalia Maximoff e E.S.P.A.D.A.
Agora nós vemos o Visão ganhando algum tipo de consciência ou liberdade do “controle” da Wanda. Os momentos de estranheza já não passam tão despercebidos pelo sintozóide. Mas o drama cresce à medida que Visão vai se dando conta da situação acontecendo em Westview a partir de um e-mail de Darcy, que acaba chegando nos computadores dos anos 80 na Anomalia.
Já no Acampamento da E.S.P.A.D.A., temos uma Mônica lidando com as coisas que aconteceram com ela dentro da Anomalia Maximoff e se aliando a Darcy Lewis e Jimmy Woo para tentarem descobrir mais coisas sobre a estranha situação. É importante ainda notar que, na cena de um certo confronto, a Mônica ressalta que ela e Wanda estão em situações parecidas, pois perderam pessoas amadas e agora têm que lidar com o luto de suas partidas.
No geral, o episódio 5 tem momentos muito interessantes, mas que devem ficar ainda melhores com a chegada do final da série, servindo de uma ponte para que a história se encaminhe para seus momentos finais. Além disso, mostra certos traços de personalidade e consciência que devem servir para justificar ações e tramas dos próximos episódios.
A Surpresa Final
Com todas as citações sobre o Pietro nos episódios passados – algo que não acontecera em anos no Universo Cinematográfico da Marvel – era de se esperar que talvez ele voltasse a dar as caras. Mesmo assim, a surpresa final do episódio não perde o impacto, principalmente parando para pensar nas teorias que explicam a volta do Velocista Prateado e como elas abrem caminhos para o futuro, tanto de WandaVision quando do Universo Marvel em geral.
Aqui seguimos de olho na Wanda e prontos para as emoções dos três últimos episódios da série, que prometem surpreender o público e finalmente revelar os mistérios que encontramos durante a temporada, além de trazer uma possível ligação com Doutor Estranho 2.
WandaVision está disponível com 5 episódios no Disney+.
Leia também:
- Invasão Secreta e a Cena Pós-Créditos de WandaVision
- WandaVision | A Feiticeira Escarlate é ‘O Grande Final’ | Crítica
- WandaVision | Entenda como o final da série se conecta com Doutor Estranho no Multiverso da Loucura