Acompanhe o Otageek nas redes sociais
‘Vida de Cão’, documentário que acompanha a jornada de cães de rua em busca de segurança, estreia hoje
O filme documental “Vida de Cão” (“Stray”), dirigido por Elizabeth Lo (“Hotel 22”) e produzido em parceria com Shane Boris (produtor do documentário “Democracia em Vertigem”), já está disponível para compra e aluguel nas plataformas Claro Now, Vivo Play, Sky Play, Google Play e YouTube Filmes a partir de hoje, 20 de agosto. Distribuída pela Synapse Distribution, a produção segue três cães vira-latas pelas ruas de Istambul.
Nas palavras da diretora Elizabeth Lo, “Vida de Cão” “é um experimento sobre o que aconteceria se deixássemos a narrativa de um filme para os cães”. A cineasta conta que viajou em 2017 para a Turquia pois considera a história e relacionamento do país com os cães algo único no mundo. “As autoridades turcas aniquilaram no século passado muitos cães de rua. No entanto, protestos generalizados contra esses assassinatos transformaram a Turquia em um dos únicos países onde agora é ilegal tanto a eutanásia quanto manter cativo qualquer cão. Os cães que perambulam livremente hoje são considerados um emblema de resistência”, conclui Lo.
Filmado como uma carta de amor aos cães, o filme acompanha o cotidiano do trio canino Zeytin, Nazar e Kartalem em busca de comida, abrigo e segurança. Em sua jornada, os animais embarcam em aventuras solitárias pela capital da Turquia e fazem amizades com os humanos que conhecem pelo caminho. A produção propõe uma viagem sensorial para novas maneiras de enxergar o próximo.
Assista o trailer a seguir:
Leia Também:
Sobre a diretora Elizabeth Lo
O trabalho da premiada cineasta já esteve presente em muitos eventos e festivais internacionais, incluindo o Festival de Sundance, Festival de Tribeca e SXSW. Ela foi destaque em listas como a “DOC NYC 40 Under 40 List” e o “Cannes Lions ’New Directors Showcase. Seu longa-metragem de estreia, “Vida de Cão“, ganhou o Prêmio do Júri no Hot Docs e foi indicado ao Independent Spirit Award após sua estreia no Festival de Tribeca 2020. Elizabeth Lo está atualmente desenvolvendo seu segundo longa-metragem sob a orientação do Concordia Studio Fellowship.