Acompanhe o Otageek nas redes sociais
Veja os lançamentos da julho da editora Intrínseca
Na Intrínseca, exclusivo para o público brasileiro, o primeiro volume de Biblioteca Gaiman reúne cinco histórias de Neil Gaiman adaptadas para os quadrinhos, em uma edição especial e inédita com capa dura e fitilho. Escrito pela própria vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, As Verdades que nos Movem é um relato de uma vida dedicada à luta por uma sociedade menos desigual.
Inspirado no filme homônimo vencedor de dois Oscars, Era uma vez em Hollywood é a estreia de Quentin Tarantino na literatura. Um dos livros mais aguardados do ano, Lendários, de Tracy Deonn, é o primeiro volume de uma série que une fantasia, mistério e sociedades secretas.
De Ted Chiang, autor do conto que deu origem ao filme A Chegada, Expiração reúne nove histórias de ficção científica que fazem refletir sobre grandes questões da humanidade. Misturando terrores reais e fantásticos, Nossa parte de noite é o novo romance da premiada autora argentina Mariana Enriquez. Em defesa da sociedade aberta, de George Soros, destaca reflexões sobre os perigos que rondam as democracias no mundo.
Kishore Mahbubani faz uma análise sobre a ascensão da China como potência mundial no livro A China venceu? Em Crônicas de pai, o fotógrafo e cronista Leo Aversa revela, de forma sensível e divertida, sua experiência com a paternidade, ora como pai, ora como filho.
Inspirado em uma história real, o instigante mistério O farol é a estreia literária de Emma Stonex. Romance revelado tardiamente ao público, mas muito elogiado pela crítica, A porta, da húngara Magda Szabó, conta a história da relação tensa e misteriosa de duas mulheres no pós-Segunda Guerra.
06 de julho – Expiração
- Sinopse:
Depois de História da sua vida e outros contos, com um texto que inspirou o filme A Chegada, Ted Chiang volta para nos apresentar nove histórias. O conto que dá título ao livro, ganhador do prêmio Hugo de 2009, é a mensagem alarmante de uma civilização já extinta de seres com órgãos mecânicos.
Com cilindros de ar no lugar de pulmões, eles acreditam que viverão para sempre, até que um cientista faz uma incrível descoberta: o ar respirável só existe porque seu fluxo no universo está em desequilíbrio. Já “O Grande Silêncio” mostra os esforços dos humanos em descobrir vida inteligente alienígena apesar de não conviverem com outras espécies no próprio planeta.
“A ânsia é a vertigem da liberdade” questiona o livre-arbítrio, em um mundo onde existe um dispositivo que permite às pessoas se comunicarem com versões de si mesmas em universos paralelos.
Em “O ciclo de vida dos objetos de software” vemos como a ideia de seres robotizados com níveis de inteligência artificial elevados nos faria repensar os conceitos de “ser vivo” e “direitos”. Misturando doses certas de ficção científica às nossas questões mais antigas, Chiang estimula reflexões profundas sobre o homem, sua humanidade, sua sociedade e seu livre-arbítrio.
07 de julho – A Porta
- Sinopse:
Uma escritora, com uma relação nebulosa com as autoridades comunistas na Hungria do pós-Segunda Guerra Mundial, contrata Emerenc — camponesa, analfabeta, impassível, bruta e de idade indefinida — como sua governanta. Emerenc mora sozinha em uma casa onde ninguém pode passar da porta.
Ela assume o controle do lar da patroa, tornando-se indispensável, experimentando um tipo de amor — pelo menos até o sucesso da escritora trazer à tona uma revelação devastadora. A força sobre-humana de Emerenc, sua disposição para ajudar os outros e fragmentos de sua biografia dolorosa constroem uma existência transpassada por segredos.
A cada nova informação sobre a governanta, emerge o cenário de uma Hungria ocupada e dividida, e até a relação de Emerenc com seus pertences é questionada. Teria roubado dos judeus ou ganhado os bens de uma família judia que ela havia ajudado? Quem é essa mulher e por que ela está fechada a qualquer intimidade?
Todas as possibilidades são plausíveis até que as portas, metafóricas e literais, sejam abertas. Magda Szabó traz uma visão generosa sobre táticas de sobrevivência, sobre tudo o que pode ser dito no silêncio e sobre o papel da autenticidade na arte e na vida.
08 de julho – Nossa Parte de Noite
- Sinopse:
Pai e filho cruzam a Argentina de carro até a fronteira com o Brasil. São os anos da ditadura militar, soldados estão no controle e o ambiente é de tensão. O pai tenta proteger Gaspar do destino que lhe é designado. A mãe do garoto morreu em um suposto acidente.
Como o pai, Gaspar recebeu o chamado para ser médium em uma sociedade secreta, a Ordem, que se relaciona com a Escuridão em busca da vida eterna por meio de rituais atrozes. Mas o destino desses detentores de poderes especiais é cruel.
O terror sobrenatural se mistura com terrores reais nesse romance perturbador e deslumbrante –– casas que sofrem mutações, passagens que escondem monstros inimagináveis, rituais com sacrifícios humanos, andanças na Londres dos anos 1960, fetiche por pálpebras humanas, liturgias sexuais enigmáticas e a repressão da ditadura, os desaparecidos, a chegada incerta da democracia e os primeiros casos de aids em Buenos Aires.
Um romance que amedronta e envolve, de uma das escritoras mais proeminentes da América Latina atualmente. Os assinantes do clube intrínsecos receberam este livro no mês de maio.
12 de julho – As Verdades que nos Movem
- Sinopse:
O comprometimento de Kamala Harris com a verdade vem de sua criação. Seus pais — um importante economista jamaicano e uma indiana que se dedicou a pesquisar o câncer — se conheceram atuando no movimento pelos direitos civis.
Durante a adolescência, Kamala nunca escondeu sua paixão pela justiça e, quando se tornou promotora depois da faculdade de Direito, rapidamente se estabeleceu como uma profissional inovadora na aplicação da lei americana.
Ela avançou rapidamente e foi eleita promotora-geral da Califórnia. Reconhecida por dar voz aos negligenciados, enfrentou os grandes bancos durante a crise das hipotecas, ganhando um acordo histórico para as famílias trabalhadoras do estado.
Sua marca registrada foi a de uma abordagem holística, baseada em dados, sempre evitando a retórica de combater o crime de forma implacável, que acaba levando a um caminho de falsas escolhas.
Assim Harris construiu uma carreira transformadora como a principal promotora na Califórnia, depois senadora dos Estados Unidos e agora como vice-presidente do país. As verdades que nos movem é uma aula de gestão de crises e de liderança em tempos desafiadores.
15 de julho – O Farol
- Sinopse:
Em 1972, três faroleiros desaparecem de um farol remoto. A porta de entrada do lugar está trancada por dentro. Os relógios estão parados — todos no mesmo horário. O registro do faroleiro-chefe descreve uma terrível tempestade, mas o céu está limpo.
O que aconteceu com eles? As águas algum dia poderão revelar aquele segredo? Vinte anos depois, suas esposas ainda lutam para seguir em frente.
A tragédia deveria ter unido Helen, Jenny e Michelle, mas as afastou mais. Quando um escritor aparece, no entanto, tentando resolver o mistério, elas têm a oportunidade de contar sua versão da história.
Mas a verdade só virá à tona se tiverem coragem de enfrentar seus maiores medos. Inspirado em uma história real, O farol é uma história de amor e luto que explora de que forma nossos medos turvam os limites entre o real e a imaginação.
16 de julho – Biblioteca Gaiman
- Sinopse:
Com um talento único para construir tramas extraordinárias, Neil Gaiman é um dos escritores mais aclamados da literatura contemporânea. Com a publicação de Sandman, na década de 1980, o autor foi catapultado ao sucesso.
Para honrar o gênero que o consagrou, a Intrínseca dá início à publicação de um projeto inédito e exclusivo para o público brasileiro, uma coleção que reúne histórias do autor adaptadas para os quadrinhos: a Biblioteca Gaiman.
Em edição de luxo com capa dura e fitilho, o primeiro volume da coleção traz cinco HQs, duas delas inéditas no Brasil, com artes dos brilhantes Shane Oakley, Michael Zulli, P. Craig Russell e John Bolton. Na trama As noivas proibidas dos demônios desfigurados da mansão secreta na noite do desejo sinistro, um escritor com bloqueio criativo muda os rumos de sua inspiração após uma visita inesperada de um corvo.
Criaturas da noite une o mundano ao sobrenatural, em uma história sobre gatos pretos misteriosos, corujas e demônios. Na obra seguinte, Mistérios divinos, um cigarro compartilhado entre dois homens dá início a uma trama sobre o primeiro assassinato do mundo.
Em A verdade sobre o desaparecimento da srta. Finch, uma mulher que não se chama srta. Finch desaparece após participar da atração de um circo macabro. Por fim, subvertendo a clássica história de amor do Arlequim e da Colombina, Arlequim apaixonado tem início quando uma mulher encontra um presente estranho e sanguinolento, obra de um admirador invisível e imprevisível. Com arte de capa de Shiko e prefácio de Cris Peter, essa edição especial e inesquecível reúne histórias assustadoras e poéticas que vão agradar em cheio os fãs de Gaiman.
19 de julho – Em Defesa da Sociedade Aberta
- Sinopse:
Eleito pelo Financial Times Personalidade do Ano de 2018, o filantropo e investidor George Soros criou a Open Society Foundations em 1979 para promover os valores da sociedade aberta, dos direitos humanos e da democracia liberal.
Nas décadas seguintes, regimes repressivos como a União Soviética desmoronaram, e sociedades abertas como a União Europeia (UE) emergiram.
A tendência se tornou negativa após a crise financeira de 2008. O ponto mais baixo foi em 2016, com o Brexit e a eleição de Donald Trump. Em defesa de uma sociedade aberta é uma seleção de seis conferências e textos produzidos no período de 2014 a 2019.
Inclui dois discursos de Soros no Fórum Econômico Mundial, em 2018 e 2019. O primeiro trata das ameaças representadas pelas mídias digitais, e o segundo faz um alerta para o risco ainda maior envolvendo os instrumentos de controle que podem cair nas mãos de regimes repressivos.
Há ainda ensaios sobre filantropia política; a história das instituições fundadas pelo autor; a teoria de Soros sobre a ascensão e a queda dos mercados financeiros e suas implicações políticas; e as ameaças que a UE enfrenta hoje.
23 de julho – A China Venceu?
- Sinopse:
Com sólida carreira acadêmica e diplomática, Kishore Mahbubani mostra como a China tem pensado em escala global, lançando iniciativas ambiciosas junto aos líderes mais pragmáticos e competentes do mundo. A sociedade chinesa, repleta de inovação e dinamismo, recuperou sua confiança cultural.
Enquanto isso, os Estados Unidos viram seu modelo econômico ser seriamente prejudicado pela crise de 2008. Em qualquer grande competição geopolítica, a parte que consegue permanecer racional sempre terá vantagem sobre a parte movida por emoções.
A ascensão global da China e o declínio dos EUA representam um desafio político que os americanos nunca enfrentaram antes. Nos últimos quarenta anos, a China viveu o maior crescimento econômico da história, enquanto seus maiores rivais acreditaram que se manteriam como número um para sempre.
A grande disputa geopolítica do século XXI já começou e vai continuar por mais uma ou duas décadas. A guerra comercial estourou. A humanidade precisa urgentemente que essas potências cooperem, mas o atrito parece mais provável. E o maior erro dos EUA foi presumir que, não importa o que acontecesse, estariam na liderança mundial.
28 de julho – Lendários
- Sinopse:
Partir parecia a única fuga possível para Bree Matthews. Após perder a mãe, tudo que ela quer é se manter longe das lembranças. Por isso, a menina de dezesseis anos decide entrar em um programa da Universidade da Carolina do Norte para estudantes de excelência acadêmica. Um novo começo.
Mas então, em seu primeiro dia no novo lar, Bree vê um demônio, e essa descoberta aterrorizante a conduzirá até os Lendários, membros de uma ordem secreta formada por descendentes dos cavaleiros da Távola Redonda, jovens responsáveis por proteger a humanidade dessas criaturas.
Aos poucos, entre memórias enevoadas, ela percebe que não é a primeira vez que se depara com os Lendários, e que esse reencontro pode não ser mera coincidência. Com a ajuda de Nick, um ex-membro que quer distância da Ordem, Bree se infiltra nesse mundo para descobrir o que realmente aconteceu em seu passado.
Ela só não contava que precisaria lidar com a desconfiança de um feiticeiro misterioso e com uma verdade avassaladora: os Lendários não são os únicos com o dom da magia. Dentro de Bree há uma força ancestral que ela ainda não consegue entender, mas que pode ser decisiva na guerra final entre magos e demônios. Resta a Bree decidir se usará essa força para se unir à Ordem ou para destruí-la de vez. Lendários é a estreia arrebatadora e premiada de Tracy Deonn, o primeiro volume de uma fantasia sobre a jornada de uma jovem para entender a origem de suas dores e de seus poderes.
30 de julho – Crônicas de Pai
- Sinopse:
O que se espera de um pai nos anos 20 do século XXI? Como era ser filho nas décadas de 1970 e 1980? Crônicas de pai talvez não ofereça as respostas a essas perguntas, mas os leitores vão, junto com o autor, abrir os armários e as gavetas da memória para refletir sobre elas.
Com histórias que vão do nascimento à pré-adolescência de seu filho Martín, e da relação transformadora de ser cuidado para então cuidar do pai, Leo Aversa percorre um caminho de lembranças ternas da juventude, casos hilários da relação com Martín e reflexões sobre ser um pai e um filho em constante evolução.
Alimentação infantil, grupos de WhatsApp da escola, lembranças de Natais de outrora, busca por aprovação, caça a baratas voadoras — nada escapa à caneta de Leo. Essa coletânea de crônicas prova que ser pai é um aprendizado e ser filho é um talento.
Histórias comoventes, engraçadas e corriqueiras se intercalam nesta obra, que é o retrato de três gerações de homens unidos por laços de amor e cuidado. Em edição de luxo, com capa dura e pintura trilateral, o livro conta ainda com apresentação de Adriana Calcanhotto e belas e sensíveis ilustrações da artista Poeticamente Flor.
Leia mais:
- Canais Disney | Novos episódios e estreias de temporadas em julho
- Os Croods 2: Uma Nova Era estreia nos cinemas brasileiros
[…] Veja os lançamentos da julho da editora Intrínseca […]