Utopia | Crítica Sem Spoilers

A série Utopia foi criada e roteirizada por Gillian Flynn, mente brilhante por trás dos best sellers Garota Exemplar e Objetos Cortantes. É estrelada por John Cusack, Ashleigh LaThrop e Dan Byrd.

Pôster de Utopia mostrando 7 jovens adultos
Divulgação: Amazon Prime Video

Confira a sinopse: Em Utopia, um grupo de jovens adultos que se encontram on-line obtém uma história em quadrinhos de culto underground, a qual não apenas os aponta como alvos de uma sombria organização estatal profunda, mas também os sobrecarrega com a perigosa tarefa de salvar o mundo.

A série não chegou em um momento ideal. Apesar de não parecer, ainda estamos enfrentando uma pandemia. Ironicamente, Utopia aborda inúmeros acontecimentos reais (e fictícios) sobre as grandes doenças e pragas que acometeram a humanidade.

Chega a ser bizarro assistir a série exatamente nesse momento que estamos vivendo, porque passa a sensação de que o mundo atual saiu diretamente de um livro de ficção científica.

Desde a abertura, notamos mensagens subliminares e referências a doenças as quais já conhecemos e eventos que colaboram com a decadência do planeta. Se prestarmos atenção, podemos ver aquecimento global, desmatamento, brutalidade policial, exploração de petróleo, entre outros.

Cena de Utopia mostrando duas meninas se olhando, sentadas em um banco
Divulgação: Amazon Prime Video

Além da conspiração presente no quadrinho, a série também aborda os dramas pessoais dos personagens. A coisa fica séria quando um grupo de pessoas desesperadas para obter “Utopia” e desvendar seus segredos cruza o caminho dos personagens Becky (Ashleigh LaThrop), Sam (Jessica Rothe), Wilson Wilson (Desmin Borges), Ian (Dan Byrd) e Grant (Javon “Wanna” Walton).

A série tem um ritmo frenético e a trama se desenrola rapidamente. Aconselho, inclusive, a não se apegar tanto aos personagens e nem se deixar levar pelas primeiras impressões, pois você pode se surpreender… tanto positiva quanto negativamente.

Alguns dos plot twists são, de fato, surpreendentes. Em contrapartida, a série não escapa das falhas no roteiro e se mostra um pouco previsível.

Particularmente, uma das coisas que me incomodou bastante foi o fato de que os protagonistas deveriam ser experts em procurar respostas no quadrinho. Porém, quem descobre uma das grandes sacadas da série é uma personagem secundária que sequer tem conhecimento sobre a HQ. Nenhum dos outros foi capaz de perceber a pista escondida em “Utopia”.

Protagonistas dentro de um túnel com cara de assustados
Divulgação: Amazon Prime Video

Apesar dos eventuais problemas, ainda é uma série que prende sua atenção. A cada episódio assistido, você fica ansioso para o próximo e para descobrir o que está por vir. No começo, a série pode parecer confusa, mas com seu desdobrar as dúvidas são sanadas e tudo começa a fazer sentido.

Utopia também não economiza no elemento gore e possui cenas com bastante violência e sangue. Além disso, o drama termina com o cliff hanger intrigante, o qual te faz teorizar sobre os rumos que a série irá tomar.

E se você é apressadinho e/ou curioso, Utopia também tem uma versão britânica, mas foi cancelada após duas temporadas. A série foi exibida originalmente entre 2013 e 2014 pelo Channel 4.

Utopia é um prato cheio para os amantes de ficção científica e teorias da conspiração. A série possui 8 episódios e pode ser assistida no serviço de streaming Amazon Prime Video.

Se interessou? Assista o trailer:

Texto escrito por Sabrina Ventresqui

Os clientes do Brasil podem experimentar Prime com o teste gratuito de 30 dias da Amazon e, em seguida, ingressar como assinantes por R$ 9,90 por mês ou com um desconto de 25% no pagamento anual de R$ 89,00.

Para assinar ou iniciar uma avaliação gratuita do Amazon Prime, clique aqui.

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Luna | A Patroa da Redação
Luna | A Patroa da Redação

Já pensou em começar a valorizar o Jornalismo Cultural Independente hoje?

Artigos: 1501
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários