AbleGamers Brasil anuncia UMAGIC, controle universal acessível desenvolvido em parceria com a Bolha

O UMAGIC será demonstrado pela primeira vez durante a gamescom latam 2024, de 26 a 30 de junho no São Paulo Expo

A AbleGamers Brasil, em parceria com a Bolha, estúdio de tecnologia criativa, revelou o UMAGIC (Universal Modular Adaptive Gaming Interface Controller), um controle de videogame universal inédito voltado a pessoas com deficiência física. O UMAGIC será demonstrado para o público e testado pela primeira vez no mundo durante a gamescom latam 2024, que ocorre de 26 a 30 de junho no São Paulo Expo.

UMAGIC

A indústria de jogos eletrônicos tem dedicado amplos recursos no desenvolvimento do controle ideal, porém com o foco em conforto, usabilidade e ergonomia de pessoas com duas mãos funcionais, e apenas nos últimos anos os controles acessíveis começaram a ganhar força. Para jogadores com deficiências, segurar um controle padrão pode se tornar um desafio e, em alguns casos, uma barreira que chega a impedir a pessoa de se divertir. Embora os controles adaptados existentes sejam acessíveis, eles não são inclusivos devido a sérias limitações, como falta de portabilidade e compatibilidade com as diversas plataformas existentes no mercado.

Esta limitação incomodava os membros da AbleGamers, o que levou, ainda em 2023, a AbleGamers Brasil a se unir à Bolha para trabalharem em conjunto um controle que mudasse a história da acessibilidade no mundo.

A produção do controle foi focada em três pilares: 

  • Modular: adaptação simples para o maior número possível de deficiências;
  • Universal: ser utilizado em qualquer plataforma;
  • Móvel: possa ser levado e utilizado em todos os espaços.
UMAGIC

O UMAGIC conta com almofadas na parte de baixo com velcro e opções de altura e inclinação, permitindo que seja ajustado para a mobilidade favorável do jogador. A base do controle é metálica com botões e alavancas adaptadas e com ímãs para serem fixados e ajustados na melhor posição possível para o jogador. Além disso, há várias opções de tipos de botões e todos são ativados com baixa pressão, reduzindo a fadiga do usuário. 

A conexão do controle é realizada por meio de cabos avulsos, que facilita a troca, configuração e ajuste de cada botão. Para utilizar o UMAGIC na plataforma desejada, o jogador pode usar o botão touch no topo do controle para selecionar uma das opções. O controle já é compatível com Xbox ONE/Series, PlayStation 5, PC e Nintendo Switch. O próximo passo será incluir compatibilidade com dispositivos móveis Android e iOS.

“Na Bolha, acreditamos que a verdadeiras inovações precisam ser inclusivas de alguma forma. O UMAGIC representa essa visão, proporcionando uma experiência de jogo adaptável e acessível para todos, independentemente da plataforma. Combinando tecnologia de ponta e design intuitivo, o UMAGIC não só redefine o conceito de acessibilidade nos videogames, mas também democratiza o acesso ao entretenimento digital para jogadores com diferentes necessidades”, comentou Nagib Nassif Filho, CEO da Bolha.

“O UMAGIC é uma criação revolucionária, que expande as barreiras da acessibilidade em videogames, criando uma experiência realmente inclusiva para pessoas com deficiência em eventos de games e além”, afirma Christian Rivolta Bernauer, diretor presidente da AbleGamers Brasil. “Essa tecnologia desenvolvida no Brasil não seria possível sem a criatividade e know-how da Bolha e apoio da gamescom latam”.

Continue lendo:

  • gamescom latam terá espaço inédito para cosplayers em parceria com a essence

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Pedro Hilário
Pedro Hilário

Nerd, gamer, amante de HQs, filmes de terror, colecionador de CDs de bandas que ninguém conhece, barman e Streamer. Prazer, eu sou Hilário.

Artigos: 1330
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários