Supo Mungam Plus | “A Trilogia de Terence Davies” e “Maeve” chegam à plataforma em 20 de agosto

Os filmes “MAEVE”, da diretora Pat Murphy, e “A TRILOGIA DE TERENCE DAVIES”, do mesmo diretor de “Vozes Distantes”, estreiam nesta sexta, 20/08, na plataforma da SUPO MUNGAM PLUS.

Três curtas do diretor Terence Davies seguem a jornada de Robert Tucker, em A TRILOGIA DE TERENCE DAVIES, obra LGBTQIA+ semiautobiográfica. Visto pela primeira vez como uma criança indefesa, Robert Tucker é um menino retraído, intimidado na escola e aterrorizado por um pai violento, em CHILDREN (1976). Na segunda parte, MADONNA AND CHILD (1980), Tucker é um homem de meia-idade assombrado por pesadelos de sua própria morte e atormentado por fantasias homossexuais não realizadas, onde seu único consolo é a companhia de sua mãe. Na última parte da monumental trilogia, DEATH AND TRANSFIGURATION (1983), o protagonista é um senhor abatido onde fragmentos de seu passado constroem uma cena final inesquecível. A TRILOGIA DE TERENCE DAVIES é fantasmagórica e profundamente comovente.

Já o filme MAEVE (1981), da diretora Pat Murphy, é uma grande redescoberta que conta, através de uma perspectiva feminista, os conflitos da Irlanda do Norte. Uma obra que subverte a linguagem cinematográfica tradicional com técnicas únicas, apresentando uma visão potente sobre uma importante parte da história do país.

As estreias na Supo Mungam Plus acontecem todas as sextas-feiras do mês. Disponível para todo Brasil e focada em cinema independente e de arte, a plataforma é uma janela cinematográfica virtual para diversas histórias e culturas, lançando filmes inéditos, clássicos restaurados, obras cults e joias do cinema mundial.

Estreias do dia 20/08 na SUPO MUNGAM PLUS

MAEVE, da diretora Pat Murphy, e A TRILOGIA DE TERENCE DAVIES, de Terence Davies

SINOPSES:

MAEVE, de Pat Murphy (Reino Unido, 1981, 110 min, Drama, 16 anos)

Com Mary Jackson, Mark Mulholland, Bríd Brennan e Trudy Kelly

Maeve volta para casa em Belfast depois de uma longa ausência. Sua chegada à cidade estimula uma série de lembranças da infância e da adolescência, tanto nela quanto nas outras pessoas ao seu redor.

O filme de Pat Murphy promove uma perspectiva alternativa e feminista sobre os conflitos na Irlanda do Norte, conhecido como “The Troubles”, e o nacionalismo irlandês. Uma obra que subverte a linguagem cinematográfica tradicional com técnicas únicas, apresentando uma visão potente sobre uma importante parte da história do país.

A TRILOGIA DE TERENCE DAVIES

Três curtas semiautobiográficos de Terence Davies seguem a jornada de Robert Tucker, visto pela primeira vez como uma criança indefesa em “Children”, depois como um homem de meia-idade e de olhos vazios em “Madonna and Child” e como um senhor abatido em “Death and Transfiguration”. A TRILOGIA DE TERENCE DAVIES é fantasmagórica e profundamente comovente.

CHILDREN, de Terence Davies (Reino Unido, 1976, 46 min, Drama, 16 anos)

Com Philip Mawdsley, Valerie Lilley e Robin Hooper

A primeira parte da poderosa TRILOGIA DE TERENCE DAVIES explora os efeitos da violência em um jovem de Liverpool, contada em uma série de flashbacks. Robert Tucker é um menino retraído, intimidado na escola e aterrorizado por um pai violento. Sua rígida educação católica dificulta seu despertar sexual e uma visita ao médico para comprar antidepressivos acaba despertando pouca simpatia. Davies escreveu o roteiro de CHILDREN enquanto ainda estava na escola de teatro.

MADONNA AND CHILD, de Terence Davies (Reino Unido, 1980, 28 min, Drama, 16 anos)

Com Terry O’Sullivan e Sheila Raynor

A segunda parte da magistral TRILOGIA DE TERENCE DAVIES mostra Robert Tucker na meia-idade, com o choque entre religião e sexualidade cobrando seu preço. Um solitário deprimido que trabalha como balconista, Robert é assombrado por pesadelos de sua própria morte e atormentado por fantasias homossexuais não realizadas. Seu único consolo é a companhia de sua mãe. MADONNA AND CHILD foi produzido na National Film School como o filme de conclusão de curso de Davies.

DEATH AND TRANSFIGURATION, de Terence Davies (Reino Unido, 1983, 26 min, Drama, 16 anos)

Com Wilfrid Brambell, Iain Munro, Jeanne Doree, Chrissy Roberts e Virginia Donovan

A última parte da monumental TRILOGIA DE TERENCE DAVIES começa com a morte da amada mãe de Robert Tucker, avançando no tempo para mostrar um Robert idoso e acamado em uma casa de repouso. Fragmentos de seu passado – uma peça de presépio escolar, revistas de físico masculino, um momento de ternura com a mãe – constroem uma cena final inesquecível.

A TRILOGIA TERENCE DAVIES atinge seu clímax surpreendente em DEATH AND TRANSFIGURATION quando o torturado balconista de Liverpool, Robert Tucker, se prepara para encontrar seu criador.

Novidade: O aplicativo da Supo Mungam Plus já está disponível para os dispositivos iPhone e iPad, assim como Apple TV (a partir de 4ª Geração). Para baixar, é só buscar na App Store e fazer a instalação. Em breve, o app chegará para smartphones e tablets Android, e também para Samsung Smart TV, Android TV, Amazon Fire TV e Roku.

Leia Também:

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Gabriela Spinola
Gabriela Spinola

Tradutora, mineira, e eternamente emo.

Artigos: 517
Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais velho
Mais novo Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

[…] Supo Mungam Plus | “A Trilogia de Terence Davies” e “Maeve” chegam à plataforma em 20 de ag… […]