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Cyberpunk 2077: do primeiro adiamento à remoção da PSN
Após vários adiamentos de lançamento, vários bugs e uma carta extensa de desculpas pela versão com bastantes falhas e pouco otimizada, a Sony resolveu remover Cyberpunk 2077 da PSN Store.
Quando você escuta falar da CD Projekt Red, na mesma hora você lembra da franquia Witcher e de como Witcher 3 foi uma obra de arte indiscutível! Como não lembrar do nosso bruxão correndo e matando dragões, golens e outros monstros, fora as horas e horas de Gwent?
Porém, esse pensamento mudou com o anúncio do jogo Cyberpunk 2077! Após o sucesso de The Witcher 3, foi esperada outra obra prima da CDPR, mas essa espera acabou por se tornar um pesadelo para os jogadores e para a desenvolvedora do jogo.
Abaixo, você confere o pedido de desculpas da CD Projekt Red:
Mas de onde veio toda essa confusão com o jogo que era cotado como GAME OF THE YEAR? Bom, eu vou explicar um pouco disso pra vocês.
Adiamentos e mais adiamentos
O ano de 2020 não está sendo fácil pra ninguém e com as desenvolvedoras de jogos não seria diferente: sofreram muito com atrasos no desenvolvimento, funcionários contaminados e trabalho em home office. E mesmo no meio de tanto caos, muitas conseguiram entregar ótimos jogos.
Infelizmente, esse não foi o caso da CD Projekt Red. Considerado por alguns “o jogo mais esperado da década”, Cyberpunk 2077 sofreu do interminável “hype” pela indústria e pelos fãs imaginando um jogo do nível de The Witcher 3.
Mas tudo deu errado e, em janeiro de 2020, foi anunciado o primeiro adiamento do jogo de abril para setembro. Em nota, a CD Projekt Red disse:
“Nós precisamos de mais tempo para terminar os testes, arrumar e polir o jogo”, disse Iwinski e o responsável pelo estúdio, Adam Badowski, “Nós queremos que Cyberpunk 2077 seja nossa maior conquista para essa geração e postergar seu lançamento nos dará meses preciosos dos quais precisamos para fazer o jogo perfeito”.
Deixa eu adivinhar… adiamento?
Em julho, outro adiamento: a CD Projekt Red anunciou que o jogo seria lançado em novembro. Adam Badowski e Iwiski novamente alegaram que precisavam polir mais o game e que a pandemia tinha uma parcela importante de culpa pelo novo atraso.
“Os últimos meses são sempre os mais difíceis, sendo também os meses mais cruciais, e nós sabemos de experiências passadas. Nós estivemos lá algumas vezes no passado e é a primeira vez que trabalhamos remotamente, então aprendemos enquanto trabalhamos.”
Segundo o site Bloomberg, a CD Projekt Red disse aos investidores que os funcionários estavam trabalhando seis dias por semana, sendo que alguns trabalhavam nos finais de semana, sem descanso por muito mais de um ano. E pra piorar, o jogo ainda foi adiado para 10 de dezembro.
Lançamento, bugs, remoção da PSN Store e queda nas ações
Enfim, 10 de dezembro chegou e, às 21:00 (horário de Brasília), foi liberado para todo mundo Cyberpunk 2077. A internet parou, a STEAM sobrecarregou e vários jogadores não conseguiram fazer o jogo rodar. Foram tantas pessoas se conectando ao mesmo tempo e tantos downloads que muitos conseguiram jogar apenas algumas horas depois.
E foi aí que o problema começou… aqueles que começaram a jogar viram os bugs logo no início: dublagem e legendas mudando de idioma sem motivo algum, alguns idiomas confirmados, como Português (Brasil), sem a opção disponível, além dos bugs de física como personagens e objetos ocupando o mesmo espaço, motos entrando no chão, NPCs com a cabeça no lugar errado, entre vários outros.
E os problemas não pararam apenas no PC: as versões para o Playstation 4 e Xbox One tiveram destaque em bugs. Além dos acima citados, o jogo tem uma constante queda de FPS e muitos “crashs” em vários momentos, obrigando o jogador a reiniciar o console.
Mas o problema foi além… após um reembolso a nível mundial, as ações da empresa vem despencando desde o lançamento perturbado do jogo. Porém, a queda mais significativa ocorreu quando a SONY removeu Cyberpunk 2077 da PSN Store.
Infelizmente, o jogo mais esperado do ano tem sofrido um problema atrás do outro e uma parte da comunidade gamer até diz que “Skyrim era bem mais bugado, e Fallout New Vegas então?”, mas a comparação não se justifica. Quem nunca escalou uma montanha negativa pulando até achar o ponto bugado que jogue a primeira pedra.
Contudo, não desanime por completo: a desenvolvedora prometeu que em janeiro e fevereiro de 2021 teremos dois grandes patchs de correção, os quais devem deixar o jogo mais estável e retirar quase todos os bugs que vem estragando a experiência dos jogadores.
Agora é esperar, mas lembre-se que, se você comprou o Cyberpunk 2077, você pode pedir o reembolso tanto pelo jogo digital quanto pela cópia física. Se for pela PSN, é possível clicar AQUI para ir direto ao site da PSN Store e pedir seu reembolso. Já se você comprou o jogo físico, só entrar em contato com a loja que te vendeu.
Eu estou sempre jogando e temos LIVE toda quarta, sexta e sábado às 22:00 na TWITCH. No momento, estamos terminando o jogo Hollow Knight. Podem me chamar na PSN também. Abraço pra todo mundo e FUI!
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No podcast dessa semana, comentamos sobre a franquia de jogos THE LAST OF US!