Cyberpunk 2077: do primeiro adiamento à remoção da PSN

Após vários adiamentos de lançamento, vários bugs e uma carta extensa de desculpas pela versão com bastantes falhas e pouco otimizada, a Sony resolveu remover Cyberpunk 2077 da PSN Store.

Quando você escuta falar da CD Projekt Red, na mesma hora você lembra da franquia Witcher e de como Witcher 3 foi uma obra de arte indiscutível! Como não lembrar do nosso bruxão correndo e matando dragões, golens e outros monstros, fora as horas e horas de Gwent?

Porém, esse pensamento mudou com o anúncio do jogo Cyberpunk 2077! Após o sucesso de The Witcher 3, foi esperada outra obra prima da CDPR, mas essa espera acabou por se tornar um pesadelo para os jogadores e para a desenvolvedora do jogo.

Abaixo, você confere o pedido de desculpas da CD Projekt Red:

Pedido de desculpas da CD Projekt Red
Carta feita pela CDPR pedindo desculpas pelo lançamento com bugs do Cyberpunk 2077 para consoles

Mas de onde veio toda essa confusão com o jogo que era cotado como GAME OF THE YEAR? Bom, eu vou explicar um pouco disso pra vocês.

Adiamentos e mais adiamentos

O ano de 2020 não está sendo fácil pra ninguém e com as desenvolvedoras de jogos não seria diferente: sofreram muito com atrasos no desenvolvimento, funcionários contaminados e trabalho em home office. E mesmo no meio de tanto caos, muitas conseguiram entregar ótimos jogos.

Infelizmente, esse não foi o caso da CD Projekt Red. Considerado por alguns “o jogo mais esperado da década”, Cyberpunk 2077 sofreu do interminável “hype” pela indústria e pelos fãs imaginando um jogo do nível de The Witcher 3.

Mas tudo deu errado e, em janeiro de 2020, foi anunciado o primeiro adiamento do jogo de abril para setembro. Em nota, a CD Projekt Red disse:

Primeira carta de adiamento de Cyberpunk 2077
Carta de adiamento do jogo Cyberpunk 2077

Nós precisamos de mais tempo para terminar os testes, arrumar e polir o jogo”, disse Iwinski e o responsável pelo estúdio, Adam Badowski, “Nós queremos que Cyberpunk 2077 seja nossa maior conquista para essa geração e postergar seu lançamento nos dará meses preciosos dos quais precisamos para fazer o jogo perfeito”.

Deixa eu adivinhar… adiamento?

Em julho, outro adiamento: a CD Projekt Red anunciou que o jogo seria lançado em novembro. Adam Badowski e Iwiski novamente alegaram que precisavam polir mais o game e que a pandemia tinha uma parcela importante de culpa pelo novo atraso.

Os últimos meses são sempre os mais difíceis, sendo também os meses mais cruciais, e nós sabemos de experiências passadas. Nós estivemos lá algumas vezes no passado e é a primeira vez que trabalhamos remotamente, então aprendemos enquanto trabalhamos.

Segundo o site Bloomberg, a CD Projekt Red disse aos investidores que os funcionários estavam trabalhando seis dias por semana, sendo que alguns trabalhavam nos finais de semana, sem descanso por muito mais de um ano. E pra piorar, o jogo ainda foi adiado para 10 de dezembro.

Lançamento, bugs, remoção da PSN Store e queda nas ações

Enfim, 10 de dezembro chegou e, às 21:00 (horário de Brasília), foi liberado para todo mundo Cyberpunk 2077. A internet parou, a STEAM sobrecarregou e vários jogadores não conseguiram fazer o jogo rodar. Foram tantas pessoas se conectando ao mesmo tempo e tantos downloads que muitos conseguiram jogar apenas algumas horas depois.

E foi aí que o problema começou… aqueles que começaram a jogar viram os bugs logo no início: dublagem e legendas mudando de idioma sem motivo algum, alguns idiomas confirmados, como Português (Brasil), sem a opção disponível, além dos bugs de física como personagens e objetos ocupando o mesmo espaço, motos entrando no chão, NPCs com a cabeça no lugar errado, entre vários outros.

E os problemas não pararam apenas no PC: as versões para o Playstation 4 e Xbox One tiveram destaque em bugs. Além dos acima citados, o jogo tem uma constante queda de FPS e muitos “crashs” em vários momentos, obrigando o jogador a reiniciar o console.

Mas o problema foi além… após um reembolso a nível mundial, as ações da empresa vem despencando desde o lançamento perturbado do jogo. Porém, a queda mais significativa ocorreu quando a SONY removeu Cyberpunk 2077 da PSN Store.

Queda das ações da CD Projekt Red entre 20 de novembro e 20 de dezembro
Queda das ações da CD Projekt Red entre 20 de novembro e 20 de dezembro

Infelizmente, o jogo mais esperado do ano tem sofrido um problema atrás do outro e uma parte da comunidade gamer até diz que “Skyrim era bem mais bugado, e Fallout New Vegas então?”, mas a comparação não se justifica. Quem nunca escalou uma montanha negativa pulando até achar o ponto bugado que jogue a primeira pedra.

Contudo, não desanime por completo: a desenvolvedora prometeu que em janeiro e fevereiro de 2021 teremos dois grandes patchs de correção, os quais devem deixar o jogo mais estável e retirar quase todos os bugs que vem estragando a experiência dos jogadores.

Agora é esperar, mas lembre-se que, se você comprou o Cyberpunk 2077, você pode pedir o reembolso tanto pelo jogo digital quanto pela cópia física. Se for pela PSN, é possível clicar AQUI para ir direto ao site da PSN Store e pedir seu reembolso. Já se você comprou o jogo físico, só entrar em contato com a loja que te vendeu.


Eu estou sempre jogando e temos LIVE toda quarta, sexta e sábado às 22:00 na TWITCH. No momento, estamos terminando o jogo Hollow Knight. Podem me chamar na PSN também. Abraço pra todo mundo e FUI!

Aproveite também e compre pela Amazon. Dê aquela moral pra gente comprando pelos nossos links!

No podcast dessa semana, comentamos sobre a franquia de jogos THE LAST OF US!



E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Pedro Hilário
Pedro Hilário

Nerd, gamer, amante de HQs, filmes de terror, colecionador de CDs de bandas que ninguém conhece, barman e Streamer. Prazer, eu sou Hilário.

Artigos: 1330
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários