Acompanhe o Otageek nas redes sociais
Curta “RIO de Olhares Únicos” estreia mostrando a conexão de cinco personagens cariocas com a natureza
Em “RIO de Olhares Únicos”, o documentarista Rafael Duarte revela a rotina de personalidades, como o escalador e funcionário emblemático do Bondinho Pão de Açúcar, Giuseppe Pellegrini
As histórias de cinco personagens que possuem conexões especiais com as áreas naturais da cidade do Rio de Janeiro são entrelaçadas no novo projeto documental do fotógrafo e jornalista carioca Rafael Duarte, que retratou a cidade de suas perspectivas inusitadas no filme RIO de olhares únicos (Bambalaio/2021). Após percorrer durante dez anos todas as regiões da cidade em busca de ângulos diferentes que revelassem a integração da natureza com as áreas construídas, Duarte lançou, em 2019, o livro “RIO”, resultado desta saga fotográfica. Desta vez, inspirado pelas perspectivas surpreendentes de personagens e ambientes que percorreu neste período, o diretor explorou as rotinas de trabalho de personagens que interagem com a natureza carioca de formas únicas em seus cotidianos. O filme será lançado no festival de vida ao ar livre Rocky Spirit (www.rockyspirit.com.br) no dia 03 de setembro, às 19h, e ficará disponível gratuitamente até o dia 03 de outubro. E no dia 05 de outubro, o diretor ainda lançará uma websérie especial do documentário.
Em RIO de olhares únicos, temos a oportunidade de conhecer a história de pessoas que possuem relações especiais com a paisagem natural da cidade e como o contato com a natureza impacta as suas vidas cotidianas e a forma que elas enxergam o mundo. Entre os personagens do documentário está Giuseppe Pellegrini, o Pellé. Considerado um dos funcionários mais emblemáticos da história do Bondinho Pão de Açúcar, Pellegrini foi escolhido pelo diretor antes mesmo da produção do documentário, tendo o conhecido seis anos antes, através de outros trabalhos realizados no parque. Na época, Pellegrini já contava com quase 60 anos de casa. Com apoio do Bondinho Pão de Açúcar, o documentário mostra imagens de bastidores e conta a história de como o Pellé entrou para a companhia que abriga o teleférico mais famoso do mundo através da prática da escalada e também como o esporte o permitiu escalar a montanha do cartão postal por mais de 3.500 vezes. O documentário ainda conta a história do ultramaratonista Chico Santos, um nordestino que chegou no Rio na adolescência em busca de construir uma carreira profissional na cidade e encontrou na corrida pelas florestas da cidade uma vocação, tornando-se um expoente do esporte. E ainda Erika Sedlacek de Almeida, uma atleta de highline (fita de longo cumprimento instalada sobre cânions) que sonhava em fugir com o circo, mas se encontrou no esporte que a permitiu viajar o mundo e fazer manobras corporais nas alturas, onde fica totalmente imersa na natureza.
Os outros dois personagens que o fotógrafo acompanhou as rotinas de trabalho de perto foram Larissa Cunha, bióloga ornitóloga que pesquisa os ninhais de atobás e fragatas do Monumento Natural das Ilhas Cagarras, e o piloto e recordista de voos livre duplos Ruy Marra, pesquisador em neurociência, que inventou a Yoga no céu, prática que visa ajudar as pessoas a lidarem melhor com seus medos através de estímulos emocionas a 500m de altitude.
Além do Rocky Spirit (Brazil), o filme foi selecionado para outros três festivais internacionais, o NatureTrack Film Festival (EUA), o New Creators Awards (EUA) e o International Mountain Film Festival of Poprad (Eslováquia). O projeto é uma realização da produtora Bambalaio com patrocínio da Prefeitura do Rio, Bondinho Pão de Açúcar, hotéis Arpoador e Ipanema INN e Sysfer.
Lançamento do filme: 03/09 | 19h | www.rockyspirit.com.br
Disponível para exibição até 03/10 | www.rockyspirit.com.br
Lançamento websérie: 05/10 | www.docrio.art
Site oficial do projeto: www.docrio.art
Trailer: https://vimeo.com/560036668
Mais informações: www.instagram.com/rafaelduartephotography