Ricardo Alves Jr. | Entre o cinema e o Teatro,

Ricardo Alves Jr. lança “Tudo o que Você Podia Ser” dia 20 de julho pelo Projeto Sessão Vitrine Petrobras

Ricardo Alves Jr. Diretor e produtor de cinema e teatro mineiro, fundador da empresa Entre Filmes, vem se dedicando a criação que transita entre o cinema e o teatro.

Ricardo Alves Jr. (Crédito Leo Lara)
Ricardo Alves Jr. (Crédito Leo Lara)

“Antes mesmo de dirigir cinema, já tinha uma relação profunda com o teatro, trabalhando como assistente direção em diversas peças em Belo Horizonte.” 

“Tenho como características nos meus espetáculos a uso da câmera dentro da cena, buscando expandi o espaço teatral, e levando para os atores duas instancias de interpretação, a cinematográfica e a teatral ao mesmo tempo.  Já no cinema venho trazendo a linguagem do teatro, tanto na busca por uma interpretação em estado de jogo baseada na performance dos atores, onde os atores não são meros ‘modelos’”. 

Em Tudo o que Você Podia Ser, que estreia doía 20, o elenco é formado por atrizes da cena teatral mineira. Como uma característica da cena teatral contemporânea, a história pessoal das atrizes foram a base para a construção do roteiro. O elenco interpreta a si mesmo, num jogo entre a real e a ficção. 

Trazer o documento pra cena teatral é a característica do espetáculo Marku Musical que encerrou temporada no CCBB em Belo Horizonte e fará temporada em 2025 no CCBB do Rio e São Paulo. Codirigindo com Lira Ribas, o espetáculo coloca em cena a Família Ribas para contar a história do grande músico mineiro Marku Ribas. 

Único Brasileiro com filme competição internacional do FIDMarseille, “Parque de Diversões” é o quarto longa do diretor que será exibido entre os dias 25 e 30 de julho.  

Explorando o universo do cruising como território de excitação, adrenalina, segredo e alteridade, o filme, com classificação indicativa não recomendada para menores de 18 anos, reúne um conjunto performativo que aborda o corpo e as sexualidades, voyeurismos e exibicionismos, códigos fetichistas, práticas sexuais e performances não-heterocentradas, desafiando os conceitos de identidade e gênero.

”Parque de Diversões” surge de uma provocação de Alves Jr no set de gravações de “Tudo o que Você Podia Ser”, seu premiado filme anterior, e que tem estreia no circuito comercial também em junho no Brasil. Já o trabalho ainda inédito, que ganhará as grandes telas pela primeira vez na França, traz mais uma vez as atrizes Aisha Brunno, Bramma Bremmer, Igui Leal e Will Soares no elenco, dessa vez acompanhadas por um extenso grupo de artistas da cena queer. Gravados em sequência, os dois trabalhos apresentam estéticas e narrativas bastante distintas, dialogando como um díptico, ampliando ainda mais olhares e narrativas sobre as vivências e experiências do universo LGBTQIA+ na trajetória do cineasta.

Dia três de julho  a convite da mostra Felinni organizanda pela Fundaçao Clovis Salgado, o diretor estreia no grande teatro da Palacio das Artes LUZ E SOMBRA, Peça livremente inspirada no filme “Noites de Cabíria” de Federico Fellini.

Com dramaturgia de Germano Melo, o grupo Quatroloscinco e o diretor Ricardo Alves Jr criam quadros de luz e sombra para narrar a fábula de uma artista de cinema que, na véspera de realizar a cena mais tocante de sua carreira, perde-se pela bruma da noite em busca da bondade humana.

A peça é a segunda parceria do diretor Ricardo Alves Jr. com o grupo Quatroloscinco, parceria esta que se caracteriza pela investigação dos interstícios entre as linguagens do teatro e do cinema.

Confira o trailer:

Leia Também:

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Leonel Brito
Leonel Brito

Um Jornalista que ama séries, filmes, livros, HQs, documentários, animações, podcasts, música e fotografia.

Artigos: 379
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários