Review | Cloud Gardens: deixe a natureza te guiar

Quando comecei a jogar Cloud Gardens, ele parecia despretensioso no início: após um tutorial simples e intuitivo, eu estava dando vida a jardins únicos. Porém, alguns cenários depois eu me vi criando jardins em lugares abandonados por qualquer existência humana há muito tempo. Isso me lembrou da vegetação de vários jogos pós-apocalípticos. E acabei me divertindo ainda mais ao criar tamanha vida em um pequeno espaço. Mas afinal, do que se trata Cloud Gardens?

Cloud Gardens é um jogo indie desenvolvido pela Noio. Nele você é a própria força da natureza tentando resgatar a vida nativa em cenários destruídos como estações de trem, telhados destruídos, estacionamentos há muito tempo abandonados, entre outros. O jogo tem uma mecânica simples e ao mesmo tempo complexa. Nos primeiros estágios você é apresentado ao modo de jogo, recebe a primeira semente e, ao plantá-la, dá o primeiro passo para uma sessão de calmaria.

Logo após você descobre que suas plantas podem florescer tanto no chão fértil quanto no mais puro concreto e aço. Seu objetivo é cultivar diferentes tipos de plantas e dar uma vida aos cenários devastados pelo tempo. Após a semente ser plantada, o jogador recebe ornamentos, carrinhos de compra, pneus velhos e até gigantescos containers. Sempre que são colocados no cenário, eles geram uma “onda verde” e tudo que está perto cresce e floresce. Fazendo as plantas gerarem frutos ou flores, você pode coletá-los para gerar novas sementes e plantar mais.

O jogo conta com 44 cenários: 15 de estradas, 15 de ferro-velho, 12 de telhados e 2 dentro da Greenhouse. Mas como Cloud Gardens ainda está com acesso antecipado, cenários dentro de indústrias e trens ainda estão em desenvolvimento. Os recursos de cada um são limitados, então utilize-os com sabedoria.

Cloud Gardens é um aprendizado: você erra, coloca uma geladeira onde não deve e ela cai, destruindo suas plantas. A física no jogo tem aplicação simples, mas tudo tem um equilíbrio. Lembre-se disso em cada item que você colocar, pois eles podem cair sobre as plantas e destrui-las.

Além disso, o jogo também conta com o modo Sandbox, no qualvocê tem a liberdade de jogar e fazer o que quiser, podendo montar seu jardim como desejar, sem limites de itens ou plantas. Ademais, a trilha sonora também é um porto forte, Amos Roddy e M. Robertson fizeram um trabalho incrível com todas as músicas que te acompanham. A tranquilidade e a paz ambientadas no jogo se fazem constantemente notáveis.

Cloud Gardens é despretensioso, porém é um jogo em que você vai perder a noção do tempo… criar verdadeiros templos para a natureza em cenários completamente destruídos e esquecidos pelo homem é transformador. Você jamais irá fazer a mesma coisa duas vezes no cenário, pois cada erro muda toda sua ideia e um novo jardim em meio ao caos é criado. É um jogo com o qual você sem dúvida irá relaxar e esquecer de tudo que está em sua volta. Cada gameplay é único, além das infinitas possibilidades do modo sandbox.

Leia também:

Se você está atrás de um jogo para tranquilizar a alma e esquecer o mundo externo, Cloud Gardens vai entregar essa experiência. Sente na sua cadeira, coloque um fone e comece a dar vida para jardins únicos. E tem mais… durante o jogo você pode salvar em vídeo a evolução do cenário no qual está acompanhando o crescimento de cada galho, cactos, flores e frutos. Jogue e deixe a força da natureza te surpreender.

Cloud Gardens está disponível para compra como acesso antecipado na Steam por R$16,59, porém o preço pode subir assim que esse período terminar. Já a trilha sonora está disponível no Spotify.


Eu estou sempre jogando, temos LIVE toda quarta, sexta e sábado às 22:00 na TWITCH, terminamos Hollow Knight, falta decidir o próximo jogo. Podem me chamar na PSN também. Abraço pra todo mundo e FUI!

Aproveite também e compre pela Amazon. Dê aquela moral pra gente comprando pelos nossos links!

Se você gostou do nosso conteúdo, te convido a ler nossos outros textos e ouvir o nosso podcast. Nesta semana o podcast é sobre a franquia de jogos THE LAST OF US!


E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Pedro Hilário
Pedro Hilário

Nerd, gamer, amante de HQs, filmes de terror, colecionador de CDs de bandas que ninguém conhece, barman e Streamer. Prazer, eu sou Hilário.

Artigos: 1330
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários