Quem é Rosalina? Saiba tudo sobre a desconhecida personagem de Shakespeare e protagonista da nova comédia romântica do Star+

O filme estreou dia 14 de outubro exclusivamente na plataforma.

Toda história de amor, inclusive a mais famosa de todos os tempos, esconde detalhes que poucos conhecem, e a prova irrefutável disso chegou ao Star+ em 14 de outubro com “ROSALINA”. O novo filme da 20th Century Studios que, com um tom atual e cômico, traz uma nova versão da clássica história, “Romeu e Julieta”, de William Shakespeare, focando em uma personagem pouco mencionada até então.

A nova comédia romântica é narrada pela perspectiva de Rosalina (Kaitlyn Dever), a namorada que Romeu (Kyle Allen) abandona quando conhece Julieta (Isabela Merced). Inconsolável e com coração partido, Rosalina elabora um plano para acabar com o famoso romance e reconquistar seu amado.

Mas… quem é Rosalina? Onde ela aparece na história de Shakespeare? Como isso influenciou a história de amor de Romeu e Julieta? O que é revelado sobre ela no novo filme que leva seu nome? O Star+ te responde! Na contagem regressiva para a estreia de “ROSALINA”, confira abaixo tudo sobre a ex-namorada desconhecida que, além de ser prima de Julieta, em breve dará muito o que falar.

rosalina - otageek

Romeu e Julieta… E Rosalina

Não há dúvidas de que poucos se lembram de Rosalina, a ex-namorada de Romeu. Em “Romeu e Julieta”, Rosalina é um recurso narrativo que cumpre a função de justificar a presença de Romeu Montéquio na festa dos Capuleto, inimigos históricos de sua família.

No início da história, Romeu está apaixonado por Rosalina, sobrinha do Sr. Capuleto. Ele nunca havia falado com ela, mas a admirava de longe e vai ao baile de máscaras na esperança de vê-la. Lá, ela também quer confessar seu amor por ele, mas antes que possa, Romeu conhece Julieta.

Essa reviravolta é o ponta pé inicial do novo filme exclusivo do Star+. “A história começa depois que Rosalina não pode dizer a Romeu que também o ama. Essa rejeição é o impulso que leva Romeu a conhecer Julieta. Nós não inventamos esse acontecimento, ele está presente no texto original de Shakespeare. É o que faz Romeu se encontrar com Julieta. E uma vez que se conhecem, Rosalina não volta a ser mencionada. Nós pensamos que seria muito interessante explorar o que Rosalina pensa sobre isso”, diz Scott Neustadter, corroteirista de “ROSALINA” ao lado de Michael H. Weber.

Na história original, Rosalina sente e pensa muitas coisas sobre o desencontro com Romeu e o súbito fascínio de seu amado por Julieta. Sua mágoa a faz embarcar em uma missão de separar os novos amantes e recuperar Romeu. O resultado é uma comédia repleta de personagens divertidos, situações malucas e reviravoltas cômicas que funcionam como um contraponto à tragédia de “Romeu e Julieta” conhecida pelo mundo inteiro.

rosalina - otageek

Questionando o ‘status quo’

A mudança de perspectiva dos acontecimentos também permitiu que os cineastas mergulhassem na personagem de Rosalina para revelar um conjunto de qualidades mais típicas das mulheres do século 21. Weber descreve: “Ela é inteligente, obstinada e intensamente independente. Mas também é romântica e quer se casar por amor. Ela não quer um casamento arranjado entre duas famílias. Ela quer se aventurar e ter várias descobertas, e não se limitar ao papel que a sociedade lhe atribui”.

Como indica o roteirista, o caráter forte e decidido de Rosalina moderniza a narrativa, conseguindo uma atraente combinação entre os elementos clássicos da história – como sua ambientação na Era Renascentista em Verona – e os temas modernos que são explorados através da personagem central. A atriz Kaitlyn Dever, que dá vida a Rosalina, concorda: “Ela é uma feminista. Basicamente, ela rejeita todas as restrições de gênero da época que a afetam. Ela tem um pensamento progressista. É uma pessoa comprometida que quer viajar, ter uma carreira, quer paixão e aventura. Acho que ela desafia o mundo patriarcal em que vive, recusando-se a aceitar um casamento arranjado. Ela continua a expressar o que quer fazer e luta por seus ideais”.

Karen Maine, a diretora do filme, também se sentiu atraída por esses traços da personagem principal e pela abordagem da clássica história de Shakespeare a partir de uma perspectiva feminina, concluindo que: “As narrativas sobre mulheres apresentadas de uma maneira que parecem autênticas me atraem. Para mim, é muito importante mostrar na tela mulheres complexas e reais”.

“ROSALINA” já está disponível exclusivamente no Star+.

Trailer: 

Leia também:

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Matheus Cassadante
Matheus Cassadante
Artigos: 207
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários