Acompanhe o Otageek nas redes sociais
Propagandas comerciais em WandaVision são mais que fanservice do MCU – e podem significar algo terrível
Os comerciais em WandaVision parecem piadas ou easter eggs que ajudam a ambientar a trama como apenas decorativos, mas são pistas de que algo sinistro está próximo.
ATENÇÃO: O TEXTO A SEGUIR PODE CONTER POSSÍVEIS SPOILERS!
Desde as primeiras imagens e teaser promocional de WandaVision, ficou claro que a série seria um aceno para as antigas sitcoms de TV. Com os episódios de estreia, ela então permanece nesse conceito e, com várias referências, mantém a estética e a sensação de TV dos velhos tempos.
WandaVision não economizou nos intervalos comerciais em ambos os episódios que preparam o palco para anúncios démodé e acenos nada ingênuos para o universo cinematográfico da Marvel. Além de tudo, é claro, isso corrobora para o clima em geral da série; porém, um tom sombrio sugere que forças mais obscuras estão em ação.
O primeiro comercial é de uma torradeira, a Toast Mate 2000, feita pelas Indústrias Stark e anunciada em preto e branco no estilo dos anos 50, em uma propaganda que começa com uma frase um tanto quanto sexista: “Seu marido está cansado de você queimar torradas?” Após isso, os atores Ithamar Enriquez e Victoria Blade apresentam o produto e todas as suas vantagens com o slogan: “Esqueça o passado, este é o seu futuro!” E a cena fecha em uma luz vermelha de advertência ganhando cor, dando ao comercial um ar particular de ameaça.
O mesmo se repete no comercial do próximo episódio para os relógios Striicker, mais uma vez com Enriquez e Blade. Striicker pode ser uma referência um pouco mais difícil de capturar do que a Stark, mas prova ser ainda mais ameaçador. Baron von Strucker foi o chefe da Hydra nos dias modernos e supervisionou os experimentos da Pedra do Infinito, que produziram os poderes de Wanda e seu irmão Pietro. O símbolo Hydra é até o mesmo estampado no mostrador do relógio quando o comercial dá um close-up no objeto.
Porém, o mais perturbador de tudo são as semelhanças entre os comerciais, com ambos apresentando uma sensação de inquietude e de uma bomba prestes a explodir. Para a Toast Mate, o alarde vem do alarme vermelho e seus bips frenéticos, além do rosto de Blade repleto de nervosismo e excitação. Além disso, “Esqueça o passado, este é o seu futuro!” parece estar fazendo uma alusão à situação atual da Wanda, já que ela sabe o que a trouxe aqui.
Leia também:
Juntos, os comerciais criam um sentimento de mal-estar, ameaça e possivelmente prisão. Seja Strucker ganhando tempo ou Stark insistindo para que o espectador esqueça o seu passado, ambos carregam um sentimento de aprisionamento e impotência que provavelmente desenham um papel em um enredo maior.
Claro, é muito cedo para dizer quem é o vilão, e também existe a possibilidade de que Wanda esteja presa em sua própria criação. Seja qual for o caso, a exibição regular desses comerciais provavelmente será um dos momentos mais simbólicos e potentes dos episódios que virão.
Escrita por Jac Schaeffer e dirigida por Matt Shakman, WandaVision é estrelada por Elizabeth Olsen como Wanda Maximoff / Feiticeira Escarlate, Paul Bettany como Visão, Randall Park como o agente Jimmy Woo, Kat Dennings como Darcy Lewis, Teyonah Parris como Monica Rambeau e Kathryn Hahn como Agnes. Novos episódios vão ao ar às sextas-feiras na Disney +.
Eu simplesmente amei as torradeiras das Indústrias Stark
[…] Propagandas comerciais em WandaVision são mais que fanservice do MCU – e podem significar algo te… […]