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Projeto Paradiso apoia filmes brasileiros selecionados em Cannes
A Iniciativa filantrópica Projeto Paradiso oferece estímulo à presença de produções nacionais, em um dos maiores festivais de cinema do mundo.
O programa Brasil no Mundo, do Projeto Paradiso, apoia filmes brasileiros e coproduzidos pelo Brasil selecionados para a 74ª edição do Festival de Cannes, um dos mais importantes eventos do cinema do mundo. O objetivo é contribuir para o fortalecimento da participação nacional em grandes mercados e eventos no exterior.
Agendado para ocorrer de 6 a 17 de julho, o Festival de Cannes, no Sul da França, volta a ser presencial em 2021, após as restrições impostas pela pandemia no ano passado.
Nesta edição, o Projeto Paradiso investiu US$ 20 mil no apoio à presença em Cannes e em formato Last Money, que oferece recursos complementares necessários para a finalização e internacionalização das obras, seja, por exemplo, para a montagem, marketing ou distribuição.
O Projeto Paradiso já apoiou a presença brasileira no Festival de Cannes em 2019, com Bacurau, de Kleber Mendonça Filho, e 2020, com Casa de Antiguidades, de João Paulo Miranda. Neste ano, a iniciativa filantrópica dedicada a talentos do audiovisual nacional, mantida pelo Instituto Olga Rabinovich, colaborou com produções brasileiras nos festivais de Berlim, Sundance e Roterdã.
Em Cannes, o programa Brasil no Mundo ofereceu suporte a quatro filmes:
“Marinheiro das Montanhas“, de Karim Ainouz, com produção da brasileira VideoFilmes em parceria com a Globo Filmes e a GloboNews, em associação com MPM Film / Watchmen / Cinema Inflamável. A distribuição é da Gullane. O longa foi selecionado para as Sessões Especiais do Festival de Cannes. O filme é um diário de viagem filmado durante a primeira visita do diretor à Argélia, país de origem de seu pai;
“Medusa“, de Anita Rocha da Silveira, produzido pela Bananeira Filmes, que será exibido na mostra paralela Quinzena dos Realizadores. O longa aborda a pressão da sociedade sobre as mulheres para serem perfeitas, por meio da história de Mariana, jovem obcecada por controlar cada aspecto de sua vida;
“O Empregado e o Patrão“, de Manuel Nieto, coprodução entre Uruguai, Brasil e Argentina, com realização no Brasil das produtoras brasileiras Sancho & Punta e Vulcana, também para a Quinzena dos Realizadores. Um evento trágico e uma acirrada corrida de cavalos colocam em risco os destinos de patrão e empregado;
“Noche de Fuego“, de Tatiana Huezo, coprodução México-Brasil, selecionado para a mostra Un Certain Régard. No enredo, um retrato de meninas que crescem em uma cidade rural violenta, treinadas pelas mães para fugirem em busca de seus esconderijos.
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