Prêmio Kindle de Literatura | ‘Pássaro Secreto’ vence 5ª edição

Amazon, o Grupo Editorial Record e a TAG Experiências Literárias anunciaram, no dia 4 de fevereiro, que O Pássado Secreto, por Marília Arnaud, foi o vencedor da 5ª edição do Prêmio Kindle de Literatura

O eBook auto-publicado pelo Kindle Direct Publishing (KDP), a ferramenta de auto-publicação da Amazon, receberá duas impressões — uma edição especial pela TAG Experiências Literárias, para ser distribuída para seus assinantes, e uma segunda edição pelo Grupo Editorial Record, para uma distribuição ampla.

A autora vencedora também irá receber R$40.000 – R$20.000 em dinheiro e a outra metade em adiantamento de pagamentos pela versão impressa. O título foi anunciado no dia 4 de fevereiro, durante a Semana Amazon de Literatura, um evento especial gratuito de 10 dias, que incluiu mesas e entrevistas entre autores de sucesso, profissionais da indústria e editores para inspirar e discutir a indústria literária no Brasil.

“É simplesmente incrível o que vemos em cada edição do Prêmio Kindle de Literatura. Esta quinta edição teve um aumento de mais de 30% dos trabalhos inscritos e esses cinco finalistas representam a literatura independente e mostram sua tremenda qualidade para os leitores brasileiros.”

Ricardo Perez, líder de gestão de livros na Amazon Brasil.

“O KDP continua a ser uma oportunidade para qualquer pessoa publicar uma grande história, e o Prêmio contribui para trazer à tona excelentes trabalhos e criações de novos autores a nomes conhecidos e de sucesso”, acrescentou.

A obra vencedora competiu com milhares de inscritos, incluindo os outros quatro finalistas. Os trabalhos do vencedor, finalistas e todos os outros participantes estão disponíveis na Loja Kindle para compra e são gratuitos para assinantes do Kindle Unlimited. Todos os finalistas terão seu livro lançado em versão de audiolivro na Audible, disponível para milhões de usuários em mais de 180 países ao redor do mundo.

Os cinco finalistas, Dani Mussi, Marília Arnaud, Fernando A. Almeida Soares, Tailor Diniz e Vitor Camargo de Melo, falaram sobre suas experiências de escrever e concorrer ao Prêmio. 

evento online contou com a participação de Alexandre Munhoz, pela Amazon, juntamente com a editora do Grupo Editorial Record, Liana Vianna, e a publisher da TAG Experiências Literárias, Rafaela Pechanksy, além do júri especial do Prêmio Literário Kindle, Adriana Carranca, João Carrascoza e Vanessa Ferrari.

O Pássaro Secreto, de Marília Arnaud, conta a história de Aglaia Negromonte, cuja vida foi virada de cabeça para baixo por Thaile, sua meia-irmã que o pai havia escondido da família. A chegada de sua charmosa irmã, que conquista o carinho de todos, leva Aglaia a um ciclo de vingança que a empurra por um caminho do qual ela não pode voltar.

O Pássaro Secreto é um drama familiar, no qual a protagonista, sentindo-se só por ser diferente de seus familiares e amigos, embrenha-se em um mundo de fantasias, onde os livros têm papel fundamental”, diz Marília Arnaud sobre a obra. “É uma grande emoção e uma alegria imensa, não só pelo fato do livro ter chegado até aqui, mas pelo retorno que tive dos leitores. Primeiro, pensei em um golpe de sorte. Mas não. Sorte é trabalho, persistência e disciplina”, completa a vencedora.

De 18 de Agosto a 18 de Outubro, autores autopublicaram suas histórias pelo KDP (kdp.amazon.com.br) para participar do prêmio. O vencedor foi avaliado em diversos critérios, como criatividade, originalidade, qualidade de escrita e viabilidade comercial

O júri especial foi formado por Adriana Carranca, jornalista e escritora premiada, finalista do Prêmio Jabuti e vencedora do Prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil pela obra Malala, a Menina que Queria ir para a Escola; João Anzanello Carrascoza, contista e romancista, vencedor dos prêmios Jabuti e APCA, entre outros, e autor dos romances Aos 7 e aos 40 e Caderno de um Ausente; e Vanessa Ferrari, escritora, editora, mestre em crítica textual pela USP e professora dos cursos de formação de escritores do Instituto Vera Cruz.

“É um prazer imenso apresentar aos nossos leitores a escrita potente de Marilia Arnaud”, disse Rafaela Pechansky, publisher da TAG Livros. “O livro vencedor abre uma conversa urgente sobre saúde mental, sem perder a prosa leve e articulada”, adicionou Pechansky.

“É muito satisfatório para nós do Grupo Editorial Record, um Grupo 100% nacional, fazer parte de um Prêmio que prestigia o autor brasileiro, que incentiva a produção de ficção em nosso país. Iniciativas como essas democratizam, impulsionam a produção literária” falou Roberta Machado, sócia-diretora no Grupo Editorial Record.

“Foi um prazer participar como jurada do prêmio. Que venham outras iniciativas como essa, que estimulam novos autores a se aventurarem pela escrita”, pontuou Vanessa Ferrari.

“Os finalistas me surpreenderam por suas ideias originais e narrativas ricas. Temos também formas diferentes de escrita, desde textos com ritmo alucinante até escritas mais pausadas, complexas, poéticas, que convidam à reflexão. O Pássaro Secreto é sem dúvida a narrativa mais poética. E tem, para mim, uma das primeiras frases de capítulo mais bonitas que já li: ‘a vida tem tanta força que flores brotam em jardins de cimento’”, relatou Adriana Carranca.

Semana Amazon de Literatura foi um evento de 10 dias realizado pela Amazon Brasil, de 29 de janeiro a 7 de fevereiro, com mesas de debate e entrevistas. Autores de sucesso, profissionais da indústria e editores conversaram sobre a indústria literária brasileira, inspirando novos autores a encontrar seu caminho pelas opções de autopublicação e chegar ao sucesso. Encontre a programação completa aqui.

Leia também:

E para comprar livros de autores independentes brasileiros na Amazon, utilizem nossos links abaixo. Assim, vocês impulsionam a literatura nacional e ainda nos ajudam a continuar produzindo Jornalismo Cultural Independente!

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Beatriz Cintra
Beatriz Cintra

Olá galera! Meu nome é Beatriz, sou estudante de jornalismo e completamente apaixonada por livros. Uma twitteira assídua que chora por Harry Potter até hoje.

Artigos: 73
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários