Playstation 5 vai sair mais caro do que previsto

Todo mundo está curioso para ver as especificações finais do Playstation 5 (PS5), porém a SONY vem fazendo mistério, e junto, uma má noticia. Qual será o valor do Playstation 5?


Segundo o site Bloomberg, nesta terça-feira (11), o PS5 tem seu custo de fabricação já na casa dos U$ 450, e algum dos fatores que estão impactando no preço do console são os fornecedores das memórias DRAM e NAND. Vale lembrar que a china vem passando por um surto de corona vírus, porém não afetou a produtividade.


O próximo console da SONY, o Playstation 5 será lançado no final desse ano.

Design feito por fã doPS5
Exemplo de como seria o Playstation 5 em vermelho e azul feito pro fã

Para Sony, vender consoles com uma margem de perda não é nenhuma novidade. Os antigos consoles tiveram seu preço de lançamento abaixo do valor gasto para fabrica-los. O Playstation 4 é um exemplo, durante seu lançamento, ele foi vendido por U$ 399, mas seu custo de fabricação era de U$ 450,00. O Playstation 2 e o Playstation 3 também passaram por isso.


A estratégia da SONY sempre foi vender seus consoles a preços competitivos, criando uma base de usuários que irão comprar jogos, acessórios e fazer assinaturas. Para a nova geração de consoles, a estratégia de preço vai depender da Microsoft e o valor do XBOX Series X.


Playstation 4 Slim e Xbox One Gears of War 4 Edição Limitada

Consoles Xbox One e Playstation 4
(fonte: Screenrant.com)

Por que o Playstation 5 pode ser tão caro?

A CPU foi um upgrade caro!

Em uma entrevista com o Mark Cerny, responsável pela arquitetura do sistema do PS5 revelou que vai ser utilizado um processador de terceira geração AMD Ryzen. Essa decisão representou um enorme salto e consequentemente, vai impactar no preço final do console.


Lembrando que o PS4 e o PS4 Pro utilizam um octa-core AMD Jaguar. Mesmo sendo um processador “low-power”, tem uma ótima arquitetura. Sendo utilizado em muitos notebooks.

O PS5 terá um processador de oito núcleos, construído com a arquitetura mais atual. Comparado com um computador, ele seria um processador custando facilmente algo entre U$300 e U$500 dólares. Não parece ser tão caro, mas fara diferença no preço final do console.

A GPU também é outro upgrade de alto custo!

Aqui teremos um problema parecido, a GPU baseada na AMD Radeon Navi vai incluir “ray tracing support”. Esse tipo de hardware chegou na metade de 2019 para os PCs. Mesmo que a SONY ainda não tenha anunciado as especificações da Navi no PS5, especula-se que serão 36 unidades de cálculo. Isso colocaria o GPU do PS5 no mesmo patamar dos computadores gamers “mid-high end”.

Disco rígido solido (SSD) também é caro.

O PS4 foi lançado com SSD, porém, no intuito de diminuir o valor do console, os SSDs foram trocados pelos HDs normais. A promessa da SONY foi diminuir drasticamente as telas de “loadings”, suavizando as transições em jogos de mundo aberto, o que infelizmente, tem seu preço.

O site Bloomberg disse que a flutuação dos preços das memórias DRAM e NAND tem sido o maior desafio para manter um preço baixo da fabricação, que, por enquanto, está perto dos U$ 450. Já que a Microsoft não divulga o preço do XBOX Scarlet, vamos ficar esperando para saber quando o PS5 vai custar.


Aproveite também e compre pela Amazon o seu Playstation 5. Dê aquela moral pra gente comprando pelos nossos links!

Se você gostou do nosso conteúdo, te convido a ler nossos outros textos e ouvir o nosso podcast. Nesta semana fizemos um especial da franquia THE LAST OF US!


E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Pedro Hilário
Pedro Hilário

Nerd, gamer, amante de HQs, filmes de terror, colecionador de CDs de bandas que ninguém conhece, barman e Streamer. Prazer, eu sou Hilário.

Artigos: 803
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários