Acompanhe o Otageek nas redes sociais
Playstation 5 vai sair mais caro do que previsto
Todo mundo está curioso para ver as especificações finais do Playstation 5 (PS5), porém a SONY vem fazendo mistério, e junto, uma má noticia. Qual será o valor do Playstation 5?
Segundo o site Bloomberg, nesta terça-feira (11), o PS5 tem seu custo de fabricação já na casa dos U$ 450, e algum dos fatores que estão impactando no preço do console são os fornecedores das memórias DRAM e NAND. Vale lembrar que a china vem passando por um surto de corona vírus, porém não afetou a produtividade.
O próximo console da SONY, o Playstation 5 será lançado no final desse ano.
Para Sony, vender consoles com uma margem de perda não é nenhuma novidade. Os antigos consoles tiveram seu preço de lançamento abaixo do valor gasto para fabrica-los. O Playstation 4 é um exemplo, durante seu lançamento, ele foi vendido por U$ 399, mas seu custo de fabricação era de U$ 450,00. O Playstation 2 e o Playstation 3 também passaram por isso.
A estratégia da SONY sempre foi vender seus consoles a preços competitivos, criando uma base de usuários que irão comprar jogos, acessórios e fazer assinaturas. Para a nova geração de consoles, a estratégia de preço vai depender da Microsoft e o valor do XBOX Series X.
Playstation 4 Slim e Xbox One Gears of War 4 Edição Limitada
Por que o Playstation 5 pode ser tão caro?
A CPU foi um upgrade caro!
Em uma entrevista com o Mark Cerny, responsável pela arquitetura do sistema do PS5 revelou que vai ser utilizado um processador de terceira geração AMD Ryzen. Essa decisão representou um enorme salto e consequentemente, vai impactar no preço final do console.
Lembrando que o PS4 e o PS4 Pro utilizam um octa-core AMD Jaguar. Mesmo sendo um processador “low-power”, tem uma ótima arquitetura. Sendo utilizado em muitos notebooks.
O PS5 terá um processador de oito núcleos, construído com a arquitetura mais atual. Comparado com um computador, ele seria um processador custando facilmente algo entre U$300 e U$500 dólares. Não parece ser tão caro, mas fara diferença no preço final do console.
A GPU também é outro upgrade de alto custo!
Aqui teremos um problema parecido, a GPU baseada na AMD Radeon Navi vai incluir “ray tracing support”. Esse tipo de hardware chegou na metade de 2019 para os PCs. Mesmo que a SONY ainda não tenha anunciado as especificações da Navi no PS5, especula-se que serão 36 unidades de cálculo. Isso colocaria o GPU do PS5 no mesmo patamar dos computadores gamers “mid-high end”.
Disco rígido solido (SSD) também é caro.
O PS4 foi lançado com SSD, porém, no intuito de diminuir o valor do console, os SSDs foram trocados pelos HDs normais. A promessa da SONY foi diminuir drasticamente as telas de “loadings”, suavizando as transições em jogos de mundo aberto, o que infelizmente, tem seu preço.
O site Bloomberg disse que a flutuação dos preços das memórias DRAM e NAND tem sido o maior desafio para manter um preço baixo da fabricação, que, por enquanto, está perto dos U$ 450. Já que a Microsoft não divulga o preço do XBOX Scarlet, vamos ficar esperando para saber quando o PS5 vai custar.
Aproveite também e compre pela Amazon o seu Playstation 5. Dê aquela moral pra gente comprando pelos nossos links!
Se você gostou do nosso conteúdo, te convido a ler nossos outros textos e ouvir o nosso podcast. Nesta semana fizemos um especial da franquia THE LAST OF US!