Acompanhe o Otageek nas redes sociais
Oscar | 7 filmes de quadrinhos que já ganharam o prêmio
Nos últimos anos, vimos crescer o número não só de indicações, mas de filmes baseados em quadrinhos saindo vitoriosos da premiação do Oscar. E mesmo que estejamos em tempos de pandemia e inúmeros filmes tenham sido adiados por conta dos cinemas fechados, houve bons lançamentos do gênero, embora nenhum deles tenha sido lembrado neste ano da premiação.
Leia também:
Porém, sabendo que de tempos em tempos esses filmes aparecerem no festival, vamos relembrar grandes filmes baseados em quadrinhos que já venceram o Oscar.
1 – Superman – O Filme
“Viva como um deles e descubra onde sua força e poder são necessários.”
Lá em 1978, Superman – O filme, dirigido por Richard Donner, mostrava ao mundo que o homem poderia voar. Estrelado por Christopher Reeve, o longa foi um sucesso na época, levando-o a ser indicado a quatro categorias no Oscar.
Mesmo que não tenha ganhado a maior parte delas, Superman – O filme venceu na categoria de Melhores Efeitos Visuais e, até hoje, o longa é considerado por muitos o melhor filme e a melhor representação do Superman.
2 – Batman
“Eu sou o Batman!”
Em 1989, Tim Burton mudava totalmente a forma como o Batman era e seria representado no futuro, seja nos cinemas ou na televisão. Temos uma Gotham sombria e gótica e Michael Keaton encarnando de forma fenomenal o morcegão. Batman foi um grande sucesso, e cabe lembrar que veremos Keaton retornar ao manto no novo filme do Flash, o qual vai estrear em 2022.
No Oscar de 1990, o longa foi lembrado em apenas uma categoria, de Melhor Direção de Arte, da qual saiu vitorioso.
3 – Homem-Aranha 2
“Com grandes poderes vem grandes responsabilidades.”
A trilogia comandada por Sam Raimi foi um marco e é lembrada até hoje pelos fãs do cabeça de teia. Mesmo que o terceiro filme tenha ficado abaixo dos antecessores, Tobey Maguire é até hoje considerado por muitos o melhor Homem-Aranha.
Bem, Homem-Aranha 2 recebeu três indicações na premiação do Oscar 2005. Acabou vencendo a categoria – com todos os méritos possíveis – de Melhores Efeitos Visuais.
4 – Batman: O Cavaleiro das Trevas
“Você me completa.”
O filme baseado em quadrinhos que bateu o recorde nas indicações ao Oscar é Batman: O Cavaleiro das Trevas. Em 2009, o longa, que chegou perto de ser o primeiro do gênero a ser indicado na categoria de Melhor Filme, acabou recebendo oito indicações, saindo vitorioso em duas delas.
A mais lembrada, sem dúvida, é a vitória de Heath Ledger na categoria de Melhor Ator Coadjuvante. Ledger, que na época já tinha falecido, emocionou a todos pela sua insana performance do Coringa e pela sua emocionante vitória.
5 – Pantera Negra
“Apenas você pode decidir que tipo de rei vai ser.”
Sendo uns dos filmes mais importantes dos últimos anos e principalmente do gênero de Super-heróis, Pantera Negra, dirigido por Ryan Coogler, concorreu a sete indicações ao Oscar, incluindo a inédita disputa de filmes baseados em quadrinhos concorrendo a Melhor Filme.
No total, o longa saiu vencedor de três categorias: Melhor Figurino, Melhor Trilha Sonora e Melhor Design de Produção.
6 – Homem-Aranha no Aranhaverso
“É bom saber que não estamos sozinhos.”
Aquela incrível e corajosa animação que surgiu em 2018, Homem-Aranha no Aranhaverso, encantou a todos pelo seu capricho visual e história que pretendeu contar.
Dando o protagonismo agora a Miles Morales, Homem-Aranha no Aranhaverso venceu a categoria de Melhor animação no Oscar 2019, desbancando Os Incríveis 2.
7 – Coringa
‘…Quando me chamar, pode me apresentar como Coringa?”
O longa de Todd Phillips e estrelado por Joaquin Phoenix marcou história no Oscar, concorrendo a 11 indicações no total. Entre elas, estavam: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Trilha Sonora, Melhor Fotografia e Melhor Edição.
Mesmo com tantas indicações, o longa venceu apenas em duas categorias, sendo que o favorito do ano, Joaquin Phoenix, levou o prêmio de melhor ator pela sua interpretação do Coringa.
Leia Mais:
[…] Oscar | 7 filmes de quadrinhos que já ganharam o prêmio […]