Os melhores filmes de Woody Allen

Woody Allen traz à vida as emoções que tantas pessoas lutam para exibir e custam a compreender

1) Manhattan (1979)

Um dos filmes mais clássicos de Allen, Manhattan é emblemático: demonstra a capacidade do diretor de mesclar perfeitamente a cultura e o ambiente de uma cidade com uma história pessoal. Em muitos de seus filmes, a cidade atua como protagonista, moldando a narrativa e fornecendo um caráter distinto.

Em Manhattan, Nova York serve de plano de fundo para uma história complexa, porém memorável, de infeliz amor e natureza humana. Por vezes sombrio e cômico, Manhattan foi aclamado pela crítica e se tornou um clássico da obra de Allen e do cinema americano em geral.

2) Meia-Noite em Paris (2011)

Explorando temas de nostalgia e modernismo em um conto de fantasia sobre a boêmia Paris dos anos 20, Meia-Noite em Paris pode ser um dos trabalhos de Allen mais bem-sucedido comercialmente de sua carreira.

Situado em diferentes períodos de Paris, Gil (Owen Wilson) interpreta um roteirista desiludido em uma viagem com sua noiva. Sozinho uma noite, ele é milagrosamente transportado para Paris na década de 1920, e aqui começa a verdadeira história. Meia-Noite em Paris usa inteligência e sofisticação para exibir uma fantasia sedutora e é totalmente bem-sucedido em envolver seu público.

3) Ponto Final (2005)

A realidade sombria da riqueza e sua capacidade ambiciosa e avassaladora de exercer controle sobre a moral do homem são exploradas em Ponto Final. Sociedade, luxo, ganância e desespero são todos dramatizados intricadamente em uma obra-prima criada em Londres.

4) Trapaceiros (2000)

Lançado em 2000, Trapaceiros foi dirigido e escrito por Woody Allen e estrelado por Elaine May, Tracey Ullman e Hugh Grant. Contando a história do infeliz criminoso Ray – interpretado por Woody Allen – o filme foi um sucesso crítico, sendo indicado a vários prêmios. Liso, suave e cômico, este é um filme atemporal que será para sempre um clássico da indústria cinematográfica.

5) Vicky Cristina Barcelona (2008)

Com um elenco composto por Penélope Cruz, Javier Bardem, Scarlett Johansson e Rebecca Hall, Vicky Cristina Barcelona é um dos filmes mais encantadores e cativantes de Allen. A história se concentra nos personagens de Johansson e Hall, dois amigos íntimos, mas muito diferentes, cujo verão em Barcelona se torna uma jornada de autodescoberta e uma exploração de amor e paixão.

Contada com humor e calor irônicos e no cenário deslumbrante de Barcelona, Vicky Cristina Barcelona é uma representação inesquecível da habilidade de Allen em misturar sem esforço o lugar e o caráter.

6) Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977)

Possivelmente o mais amado e querido de seus filmes, Noivo Neurótico, Noiva Nervosa nos diz que nossas ideias sobre o que deve ser um relacionamento geralmente são muito diferentes da realidade.

O filme sustenta uma ênfase subjacente no absurdo e na necessidade do amor no cenário de Nova York. Ele continuamente estima e rejeita o amor, revezando-se entre a fantasia e a realidade. Annie (Diane Keaton) e Alvy, interpretado por ninguém menos que Woody Allen, oferecem ao público uma performance divertida, mas sincera.

7) Blue Jasmine (2013)

Um drama de comédia sombria que relata a história de uma socialite caída de Manhattan. Aqui Cate Blanchett hipnotiza o público com seu desempenho premiado (Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme).

Como em muitos de seus filmes, Allen criou uma justaposição do passado e do presente, mantendo o público no limite sem estabelecer uma cronologia mais linear. Vendo-a em uma batalha constante entre sua vida anterior e a nova, o público desenvolve um senso de compreensão e simpatia por Jasmine, a protagonista.

Leia também:

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Riuler Luciano
Riuler Luciano

Jornalista Cultural, Analista de Inbound Marketing e Branding, cresceu lendo quadrinhos dos X-MEN é amante de Cultura Pop e Pequi!

Artigos: 380
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários