Acompanhe o Otageek nas redes sociais
Os melhores filmes de Woody Allen
1) Manhattan (1979)
Um dos filmes mais clássicos de Allen, Manhattan é emblemático: demonstra a capacidade do diretor de mesclar perfeitamente a cultura e o ambiente de uma cidade com uma história pessoal. Em muitos de seus filmes, a cidade atua como protagonista, moldando a narrativa e fornecendo um caráter distinto.
Em Manhattan, Nova York serve de plano de fundo para uma história complexa, porém memorável, de infeliz amor e natureza humana. Por vezes sombrio e cômico, Manhattan foi aclamado pela crítica e se tornou um clássico da obra de Allen e do cinema americano em geral.
2) Meia-Noite em Paris (2011)
Explorando temas de nostalgia e modernismo em um conto de fantasia sobre a boêmia Paris dos anos 20, Meia-Noite em Paris pode ser um dos trabalhos de Allen mais bem-sucedido comercialmente de sua carreira.
Situado em diferentes períodos de Paris, Gil (Owen Wilson) interpreta um roteirista desiludido em uma viagem com sua noiva. Sozinho uma noite, ele é milagrosamente transportado para Paris na década de 1920, e aqui começa a verdadeira história. Meia-Noite em Paris usa inteligência e sofisticação para exibir uma fantasia sedutora e é totalmente bem-sucedido em envolver seu público.
3) Ponto Final (2005)
A realidade sombria da riqueza e sua capacidade ambiciosa e avassaladora de exercer controle sobre a moral do homem são exploradas em Ponto Final. Sociedade, luxo, ganância e desespero são todos dramatizados intricadamente em uma obra-prima criada em Londres.
4) Trapaceiros (2000)
Lançado em 2000, Trapaceiros foi dirigido e escrito por Woody Allen e estrelado por Elaine May, Tracey Ullman e Hugh Grant. Contando a história do infeliz criminoso Ray – interpretado por Woody Allen – o filme foi um sucesso crítico, sendo indicado a vários prêmios. Liso, suave e cômico, este é um filme atemporal que será para sempre um clássico da indústria cinematográfica.
5) Vicky Cristina Barcelona (2008)
Com um elenco composto por Penélope Cruz, Javier Bardem, Scarlett Johansson e Rebecca Hall, Vicky Cristina Barcelona é um dos filmes mais encantadores e cativantes de Allen. A história se concentra nos personagens de Johansson e Hall, dois amigos íntimos, mas muito diferentes, cujo verão em Barcelona se torna uma jornada de autodescoberta e uma exploração de amor e paixão.
Contada com humor e calor irônicos e no cenário deslumbrante de Barcelona, Vicky Cristina Barcelona é uma representação inesquecível da habilidade de Allen em misturar sem esforço o lugar e o caráter.
6) Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977)
Possivelmente o mais amado e querido de seus filmes, Noivo Neurótico, Noiva Nervosa nos diz que nossas ideias sobre o que deve ser um relacionamento geralmente são muito diferentes da realidade.
O filme sustenta uma ênfase subjacente no absurdo e na necessidade do amor no cenário de Nova York. Ele continuamente estima e rejeita o amor, revezando-se entre a fantasia e a realidade. Annie (Diane Keaton) e Alvy, interpretado por ninguém menos que Woody Allen, oferecem ao público uma performance divertida, mas sincera.
7) Blue Jasmine (2013)
Um drama de comédia sombria que relata a história de uma socialite caída de Manhattan. Aqui Cate Blanchett hipnotiza o público com seu desempenho premiado (Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme).
Como em muitos de seus filmes, Allen criou uma justaposição do passado e do presente, mantendo o público no limite sem estabelecer uma cronologia mais linear. Vendo-a em uma batalha constante entre sua vida anterior e a nova, o público desenvolve um senso de compreensão e simpatia por Jasmine, a protagonista.
Leia também:
- 5 filmes para assistir quando bater a bad
- 4 filmes com Anya Taylor-Joy para quem está órfão de ‘O Gambito da Rainha’
- 5 Filmes bons com representatividade LGBTQ+