Francisco, el Hombre reflete sobre a presença da ausência em novo single, “O ENSIMESMADO”

Ao lado de Mart'nália e de Ilú Obá de Min, banda apresenta samba maduro sobre a mágoa do luto

Ensimesmado significa “voltado para dentro de si mesmo, recolhido, concentrado”; e este termo foi escolhido para nomear o segundo single do próximo álbum da Francisco, el HombreHASTA EL FINAL, que precede uma pausa na carreira do grupo. Partindo do sentimento de luto pela perda de um ente querido, “O ENSIMESMADO” reflete sobre o período de reclusão que se faz necessário após passar por um episódio como este e soma à obra as participações de Mart’nália e do ecossistema Ilú Obá de Min. A canção  chega nesta quarta-feira (10 de abril) aos aplicativos de áudio (ouça aqui) e no canal de YouTube do quinteto (assista aqui).

“A morte é uma parte essencial da experiência de todo ser que habita um corpo, e esta é uma faixa sobre um aspecto dessa vivência. É importante demais sentir a tristeza, dar espaço para que ela se manifeste, senão cristaliza e o coração adoece”, reflete LAZÚLI, que completa a Francisco, el Hombre ao lado de Mateo Piracés-Ugarte, Sebastianismos, Helena Papini e Andrei Kozyreff. Externalizar tal sentimento é algo essencial na visão da cantora. “Posso atestar que mais vale chorar as dores do que ter uma meia-vida de peito fechado para se defender disso”, inteira LAZÚLI.

Seguindo a melancolia da temática, o single, produzido por Mateo com participação da banda, traz como sonoridade um samba com acordes clássicos e harmonias que mostram uma faceta mais madura do grupo. “A Francisco, el Hombre tem facilidade de se adaptar. A gente foi deixando a música pedir uma levada e fomos colocando a nossa personalidade”, comenta Mateo. Mart’nália e Ilú Obá de Min adicionam camadas sonoras potentes à composição. A cantora carioca apresenta a voz marcante do samba, enquanto as mulheres do bloco Ilú Obá de Min participam do coro, junto de LAZÚLI. “‘O ENSIMESMADO’ marinou por nove anos e, agora, nasce na medida perfeita, com todas as especiarias mais lindas para aguçar o palato dos ouvidos”, afirma LAZÚLI.

“O ENSIMESMADO” é o segundo capítulo da jornada audiovisual que a Francisco, el Hombre quer construir com o lançamento de HASTA EL FINAL. A direção é de Gabi Jacob e a ideia da banda é de que, quando assistidos em sequência, os vídeos formarão uma narrativa única.

O ENSIMESMADO

Seguindo para novos objetivos, o grupo anunciou um hiato e, claro, uma comemoração antes desta “siesta criativa”, como descrevem os artistas. A turnê tem os seguintes encontros marcados: 10 de maio, Porto Alegre (ingressos aqui); 11 de maio, Curitiba (ingressos aqui); 8 de junho, Belo Horizonte (ingressos aqui); 26 de julho, Rio de Janeiro (ingressos aqui); e 27 de julho, São Paulo (ingressos aqui). Mais datas serão anunciadas em breve.

FICHA TÉCNICA
Composição: Juliana Strassacapa, Sebastian Piracés Ugarte, Andrei Martinez Kozyreff, Mateo Piracés Ugarte e Rafael Gomes da Silva.
Produção: Mateo Piracés Ugarte e Francisco, el Hombre
Edição: Max Matta e Mateo Piracés Ugarte
Gravado no Estúdio LAB Sound 
Técnico de Gravação no LAB Sound: Max Matta
Vozes Ilú Oba de Min gravadas no BTG Studio
Voz Mart’Nália gravada no Fibra Estúdios no Rio de Janeiro.
Sopros gravados no Estúdio Toca do Ouriço
Técnico de Gravação no Toca do Ouriço: Caíque Neri Chaves
Mix: Zeca Leme no BTG Studio
Master: Felipe Tichauer
Manager: Felipe França Gonzalez 
Produção Geral: Difusa Fronteira
Arranjos: Helena Papini, Juliana Strassacapa, Sebastian Piracés Ugarte, Andrei Martinez Kozyreff, Mateo Piracés Ugarte e Giovani Loner.
Voz: Juliana Strassacapa, Sebastián Piracés Ugarte,  Mateo Piracés Ugarte, Helena Papini Mart’Nália, Camila Trindade, Jana Cunha e Alessandra Ayaba
Baixo: Helena Papini
Percussão: Juliana Strassacapa e Maicon Faquim Araki
Guitarra: Andrei Martinez Kozyreff
Bateria: Sebastian Piracés Ugarte
Violão: Mateo Piracés Ugarte
ProTools: Max Matta e Mateo Piracés Ugarte
Trombone: Giovani Alves Loner
Trompete: Douglas William Rodrigues dos Santos
Saxofone: Mariana Marinelli de Oliveira 
Coros: Helena Papini, Juliana Strassacapa, Sebastián Piracés Ugarte, Andrei Martinez Kozyreff, Mateo Piracés Ugarte, Júlia Ribeiro dos Santos Pessini, Stephanie Frick, Camilla Cabral, Lays Milanello, Helen Fernandes de Sousa, Luê Nayá Jansen Soares, Felipe França Gonzalez, Sabrina Elisa de Souza, Beatriz Paiva de Lino

Continue lendo:

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Pedro Hilário
Pedro Hilário

Nerd, gamer, amante de HQs, filmes de terror, colecionador de CDs de bandas que ninguém conhece, barman e Streamer. Prazer, eu sou Hilário.

Artigos: 1093
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários