O Diário de Pilar na Amazônia: personagens icônicos de Flávia Lins e Silva ganham vida na primeira adaptação live-action da franquia

Com estreia prevista nos cinemas para janeiro de 2026, o filme é baseado na obra original da autora e acaba de divulgar pôsteres individuais do elenco, que inclui nomes como Lina Flor, Miguel Soares, Sophia Ataíde, Thúlio Naab, Nanda Costa, Roberto Bomtempo, Marcelo Adnet, Emílio Dantas, Babu Santana, Rafael Saraiva e Rocco Pitanga.

Dos livros para as telonas, O Diário de Pilar na Amazônia estreia em janeiro de 2026 nos cinemas como a primeira adaptação live-action da franquia de sucesso criada por Flávia Lins e Silva. Inspirado na obra original da autora, o filme reúne grandes nomes do audiovisual brasileiro que dão vida a personagens já conhecidos por milhares de leitores, além de apresentar novos rostos que ampliam e enriquecem esse universo.

Com Lina Flor estreando nos cinemas como a icônica Pilar – ao lado de Miguel Soares (Breno), Sophia Ataíde (Maiara) e Thulio Naab (Bira), que completam o quarteto protagonista – o elenco ainda conta com Nanda Costa (Isabel), Roberto Bomtempo (Vô Pedro), Marcelo Adnet (Dr. Ernesto), Emílio Dantas (Serra)  Babu Santana (Montanha), Rafael Saraiva (Zé Minhoca), Rocco Pitanga (Bernardo) Para apresentar os personagens ao público, O Diário de Pilar na Amazônia acaba de divulgar as descrições oficiais e os pôsteres individuais do elenco, que destacam o visual e a personalidade de cada personagem em meio aos cenários da floresta amazônica, antecipando o clima de aventura, mistério e emoção do novo longa-metragem.

O Diário de Pilar na Amazônia acompanha Pilar, uma jovem curiosa que viaja até a Amazônia com a ajuda de uma rede mágica herdada do avô, acompanhada por Breno e o gato Samba. No caminho, conhece Maiara, uma ribeirinha que teve sua comunidade destruída, e Bira, um garoto esperto que percorre os rios em busca de um pirarucu de quatro metros. Juntos, embarcam em uma missão para reencontrar a família de Maiara e impedir o avanço do desmatamento ilegal.

O longa tem produção da Conspiração, com coprodução da Star Original Productions e distribuição da Star Distribution – ambos selos da The Walt Disney Company voltados ao cinema nacional e promete emocionar crianças, famílias e fãs da série com uma jornada que celebra a riqueza da cultura brasileira e a importância da preservação da natureza.

Sob direção de Eduardo Vaisman (Juntos e Enrolados) e Rodrigo Van Der Put (Vidente por Acidente), produzido por Renata Brandão e Juliana Capelini, e com roteiro assinado por Flávia Lins e Silva ao lado de João Costa Van Hombeeck, o longa combina aventura, amizade e uma forte mensagem de consciência ambiental. O Diário de Pilar na Amazônia  tem patrocínio do Mercado Livre e apoio da RioFilme.

Confira as descrições oficiais dos personagens e os pôsteres individuais do elenco:

Lina Flor é PILAR

Pilar é uma menina curiosa, aventureira e corajosa. Herdou do avô o gosto por histórias, viagens e culturas diferentes — além de uma rede mágica capaz de levá-la onde quiser. Esquentada, odeia injustiças e está sempre pronta para resolver os problemas de todo mundo. Sonhadora — e um pouco impulsiva — nada parece impossível para ela. Seu melhor amigo é Breno, com quem viaja pelo mundo, e ela tem um gato chamado Samba, que sempre acompanha a dupla nessas aventuras, provocando confusões imprevisíveis por onde passa.

Miguel Soares é BRENO

Breno é o fiel companheiro de aventuras de Pilar. É fascinado por tecnologias e engenhocas, que constrói com as próprias mãos. Engraçado, cético e um pouco medroso, costuma duvidar das lendas e mitos que encontram nas viagens, especialmente os contados por Bira. Ainda assim, é facilmente arrastado para as aventuras de Pilar, por quem tem grande admiração. Mais racional e metódico, gosta de fazer planos e pensar antes de agir, mas aprende a se arriscar junto com os amigos.

Sophia Ataíde é MAIARA

Maiara é filha de mãe paraense e pai de origem indígena. Cresceu em uma comunidade ribeirinha e conhece profundamente a floresta, suas lendas e personagens. Inteligente e impetuosa, vê sua vida mudar quando a comunidade é destruída por uma quadrilha de madeireiros. Em busca de reencontrar seus pais em Belém, conta com a ajuda de Pilar, Breno e Bira — com quem já tem uma ligação antiga.

Thúlio Naab é BIRA

Filho de um fiscal do Ibama, Bira cresceu ouvindo com fascínio as histórias do pai sobre o combate a queimadas, desmatamento e garimpo ilegal. Um dia, o pai desapareceu sem deixar vestígios. Alguns dizem que foi morto a mando das quadrilhas, mas Bira prefere acreditar que ele encantou e virou um dos seres da floresta. Astuto e independente, vive subindo e descendo os rios da região em barcos-gaiola, perseguindo seu maior sonho: pescar um pirarucu de quatro metros. No fundo, deseja ser um herói como o pai.

Nanda Costa é ISABEL

Isabel é mãe de Pilar e jornalista, que está no meio de uma investigação sobre um derramamento de óleo no oceano que está matando peixes e pássaros. É casada com Bernardo (Rocco Pitanga), padrasto de Pilar, que a acompanha nas viagens como fotógrafo.

Rocco Pitanga é BERNARDO

Bernardo é fotógrafo, bom de cozinha, parceiro de trabalho e companheiro de vida de Isabel. Prepara tapiocas para Pilar, com quem mantém uma boa relação. Toca violão, é gentil e atencioso, mas sabe que nunca ocupará o lugar do pai que Pilar tanto procura.

Roberto Bomtempo é VÔ PEDRO

Antropólogo renomado e avô de Pilar, Vô Pedro é um homem sábio e afetuoso. Foi dele que Pilar herdou o amor por livros, culturas e conhecimento — além da rede mágica que a leva a lugares extraordinários.

Marcelo Adnet é DR. ERNESTO

Dr. Ernesto é o chefe da quadrilha e criador de um esquema baseado na derrubada ilegal de árvores e invasão de terras para criação de gado. Com um passado no garimpo, ostenta muito ouro. Tem um ódio declarado pela floresta e sonha em vê-la toda asfaltada, cimentada e coberta por shoppings.

Emílio Dantas é SERRA

Serra é capanga de Dr. Ernesto e responsável por comandar a equipe de mateiros. Atua diretamente no esquema de desmatamento ilegal e é o elo entre os executores e o chefe da operação.

Rafael Saraiva é ZÉ MINHOCA

Zé Minhoca é um dos capangas de Dr. Ernesto. Medroso e supersticioso, acredita em todas as lendas da floresta e teme suas consequências. Apesar de envolvido com a quadrilha, é, no fundo, uma boa pessoa que se meteu com más companhias.

Babu Santana é MONTANHA

Montanha foi contratado por Serra para derrubar árvores. Age por impulso, movido apenas pelo dinheiro. Considera Zé Minhoca um tolo e não acredita em lendas — até que começa a ser surpreendido pela floresta.

O Diário de Pilar na Amazônia estreia em janeiro de 2026 exclusivamente nos cinemas

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Luna | A Patroa da Redação
Luna | A Patroa da Redação

Já pensou em começar a valorizar o Jornalismo Cultural Independente hoje?

Artigos: 1585
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários