Plataforma NVIDIA Blackwell chega para impulsionar uma nova era da computação

NVIDIA Blackwell impulsiona uma nova era da computação, permitindo que organizações de todos os lugares criem e executem IA generativa em tempo real em grandes modelos de linguagem (LLMs) com trilhões de parâmetros

Impulsionando a nova era da computação, a NVIDIA anuncia que a plataforma NVIDIA Blackwell chegou — permitindo que organizações de todos os lugares criem e executem IA generativa em tempo real em grandes modelos de linguagem (LLMs) de trilhões de parâmetros com até 25x menos custo e consumo de energia do que sua antecessor.

arquitetura de GPU da Blackwell apresenta seis tecnologias transformadoras para computação acelerada, que ajudarão a desbloquear avanços em processamento de dados, simulação de engenharia, automação de design eletrônico, design de medicamentos auxiliado por computador, computação quântica e IA generativa – todas oportunidades emergentes da indústria para a NVIDIA.

“Durante três décadas buscamos a computação acelerada, com o objetivo de possibilitar avanços transformadores como deep learning e IA”, diz Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA. “A IA generativa é a tecnologia que define o nosso tempo. A Blackwell é o motor que impulsiona esta nova revolução industrial. Trabalhando com as empresas mais dinâmicas do mundo, concretizaremos a promessa da IA para todos os setores.

NVIDIA Blackwell

Entre as muitas organizações que deverão adotar o Blackwell estão Amazon Web Services, Dell Technologies, Google, Meta, Microsoft, OpenAI, Oracle, Tesla e xAI.

Sundar Pichai, CEO da Alphabet e do Google: “Escalar serviços como Search e Gmail para bilhões de usuários nos ensinou muito sobre o gerenciamento da infraestrutura de computação. À medida que entramos na mudança da plataforma de IA, continuamos a investir profundamente em infraestrutura para os nossos próprios produtos e serviços e para os nossos clientes Cloud. Temos a sorte de ter uma parceria de longa data com a NVIDIA e esperamos levar os recursos inovadores da GPU Blackwell aos nossos clientes e equipes de nuvem do Google, incluindo o Google DeepMind, para acelerar descobertas futuras.”

Andy Jassy, presidente e CEO da Amazon: “Nossa profunda colaboração com a NVIDIA remonta há mais de 13 anos, quando lançamos a primeira instância de GPU em nuvem do mundo na AWS. Hoje oferecemos a mais ampla gama de soluções de GPU disponíveis em qualquer lugar na nuvem, suportando as cargas de trabalho aceleradas tecnologicamente mais avançadas do mundo. É por isso que a nova GPU NVIDIA Blackwell funcionará tão bem na AWS e a razão pela qual a NVIDIA escolheu a AWS para co-desenvolver o Projeto Ceiba, combinando os Superchips Grace Blackwell de próxima geração da NVIDIA com a virtualização avançada do AWS Nitro System e a rede ultrarrápida do Elastic Fabric Adapter, para pesquisa e desenvolvimento de IA da própria NVIDIA. Por meio desse esforço conjunto entre os engenheiros da AWS e da NVIDIA, continuamos a inovar juntos para tornar a AWS o melhor lugar para qualquer pessoa executar GPUs NVIDIA na nuvem.”

Michael Dell, fundador e CEO da Dell Technologies: “A IA generativa é fundamental para a criação de sistemas mais inteligentes, confiáveis e eficientes. A Dell Technologies e a NVIDIA estão trabalhando juntas para moldar o futuro da tecnologia. Com o lançamento da Blackwell, continuaremos a fornecer a próxima geração de produtos e serviços acelerados aos nossos clientes, fornecendo-lhes as ferramentas de que necessitam para impulsionar a inovação em todos os setores.”

Inovações da Blackwell para impulsionar a computação acelerada e a IA generativa

As seis tecnologias revolucionárias da Blackwell, que juntas permitem treinamento em IA e inferência LLM em tempo real para modelos que escalam até 10 trilhões de parâmetros, incluem:

  • O chip mais poderoso do mundo – Equipadas com 208 bilhões de transistores, as GPUs de arquitetura Blackwell são fabricadas usando um processo TSMC 4NP personalizado, com dois chips GPU conectados por uma ligação chip-to-chip de 10 TB/segundo, limitada por dois retículos, formando uma única GPU unificada.
  • Motor Transformer de segunda geração – Alimentado pelo novo suporte de escala de microtensores e pelos avançados algoritmos de gerenciamento de faixa dinâmica da NVIDIA integrados às estruturas NVIDIA TensorRT™-LLM e NeMo Megatron, a Blackwell suportará o dobro dos tamanhos de computação e modelo com a nova IA de ponto flutuante de 4 bits capacidades de inferência.
  • NVLink de quinta geração — Para acelerar o desempenho de modelos de IA com vários trilhões de parâmetros e uma mistura de especialistas, a mais recente iteração do NVIDIA NVLink® oferece uma taxa de transferência bidirecional inovadora de 1,8 TB/s por GPU, garantindo comunicação contínua de alta velocidade entre até 576 GPUs para os LLMs mais complexos.
  • Mecanismo RAS — As GPUs com tecnologia Blackwell incluem um mecanismo dedicado para confiabilidade, disponibilidade e facilidade de manutenção. Além disso, a arquitetura Blackwell adiciona recursos no nível do chip para utilizar manutenção preventiva baseada em IA para executar diagnósticos e prever problemas de confiabilidade. Isso maximiza o tempo de atividade do sistema e melhora a resiliência para que implantações de IA em grande escala funcionem ininterruptamente por semanas ou até meses seguidos e reduzam os custos operacionais.
  • IA segura — Recursos avançados de computação confidencial protegem modelos de IA e dados de clientes sem comprometer o desempenho, com suporte para novos protocolos de criptografia de interface nativa, que são essenciais para setores sensíveis à privacidade, como saúde e serviços financeiros.
  • Mecanismo de descompactação — Um mecanismo de descompactação dedicado suporta os formatos mais recentes, acelerando consultas de banco de dados para oferecer o mais alto desempenho em análise de dados e ciência de dados. Nos próximos anos, o processamento de dados, no qual as empresas gastam dezenas de milhares de milhões de dólares anualmente, será cada vez mais acelerado por GPU.

“A NVIDIA vem se atualizando progressivamente e o lançamento desta nova arquitetura demonstra claramente como a empresa está continuamente fortalecendo sua posição para enfrentar os desafios do futuro. Não estamos apenas acompanhando, mas liderando o ritmo das demandas do mercado, garantindo assim sua relevância e influência no cenário da tecnologia”, reforça Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.

Continue lendo:

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Pedro Hilário
Pedro Hilário

Nerd, gamer, amante de HQs, filmes de terror, colecionador de CDs de bandas que ninguém conhece, barman e Streamer. Prazer, eu sou Hilário.

Artigos: 1330
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários