Acompanhe o Otageek nas redes sociais
NOSTALGIA/DÉJÀ VU: Alusão e citação cinematográfica!
Ao longo de aproximadamente duas horas os longas mexem com as nossas emoções e um dos sentimentos que muitos nos proporcionam é a lembrança de outro filme, seja de formas visíveis ou ocultas, por meio dos ângulos, enquadramentos, atuação dos personagens, entre outros elementos utilizados no discurso audiovisual. As responsáveis por estes sentimentos são alusão e citação.
Ambas são técnicas cinematográficas que promovem nostalgia, Déjà Vu e até mesmo curiosidade, caso ainda não tem assistido o filme citado dentro do filme, logicamente como nada está em um longa por acaso, estas técnicas estão lá exatamente para causarem estas impressões!
Que tal entendê-las melhor?
Citação
Quando a referência é demonstrada de maneira explícita para o público, em situações que um filme é citado dentro de outro, ou ainda, a cena de um longa é mostrada dentro de outro, esta técnica pode ser feita de duas maneiras:
Citação por Apropriação
Quando filme se apropria das imagens de outro. É como se fosse cinema dentro de cinema, filme dentro de filme. Que tal as cenas pós créditos Deadpool 2.
Citação por Diálogo
Há uma conversa sobre um filme entre os personagens. Quem não se lembra do personagem de Carrey em Todo Poderoso, na qual seu personagem revoltado tem uma crise nervosa em uma entrevista ao vivo nas Cataratas do Niágara e conversa sarcasticamente com uma senhora a chamando de Rose citando o filme Titanic.
Alusão
Tem um propósito muito maior que a citação, a alusão envolve uma evocação verbal ou visual de outro filme, confiando que o público faça a conexão, não é explícita e depende do conhecimento do telespectador para fazer a ligação. Há maneiras significativas de um filme fazer alusão a outro, entretanto irei destacar duas muito usadas:
Alusão por Referência
Um filme que possui referências de outro filme, pode estar o homenageando, usando das cenas construídas de formas parecidas. Uma alusão fantástica, em que há um espaço de mais de 20 anos entres os filmes, é o momento que Clark e Peter surgem para salvar suas amadas em Superman (1978) e Homem Aranha (2002), observe como ambos vão se revelando ao abrirem as camisas, expondo suas vestes de herói e como as duas personagens femininas estão despendidas em alturas fatais, a forma como as pegam no colo e as levam para um lugar seguro. Observe as semelhanças:
Alusão por Autoreferência
Muito usado em filmes e séries que tem sequência, fazendo referências de eventos do longa anterior, sendo necessárias não somente para que as pessoas vejam ligação entre os filmes, mas como também para que não se perca detalhes que fazem toda a diferença, além de nos aproximar mais dos personagens.
Como por exemplo, um clássico de quase 30 anos: Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros (1993) e o Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros(2015), você irá encontrar diversas alusões entre eles! uma delas com certeza é o grande final: ambos os personagens nos dois longas ficam encurralados entre os dinossauros, além de outros detalhes, que vale a pena ver de novo!
Alusão e Citação: Outros exemplos
Como se esquecer da “sentença” clássica: “Venha comigo se você quer viver!” Esta frase esteve presente nos cinco primeiros longas do Exterminador do futuro, vale ressaltar que há uma reflexão importante nesta fala, que era dita sempre pelo personagem que naquele momento detinha maior conhecimento do futuro e tinha como objetivo salvá-lo ou garantir que quem o fizesse estivesse seguro.
E o final do O Exterminador do Futuro (1°) com o 3° – A Rebelião das Máquinas ambos exterminadores sendo esmagados, temos também o final do 2° – O Julgamento Final no qual Jhon não quer perder o exterminador assim como Sara no 5° – Gênesis, note como a morte de ambos são semelhantes. Acredite, há muitas outras alusões caso queira ver todos os longas novamente!
Bom acredito que depois deste texto, várias alusões e citações estão vindo à sua cabeça!!!
Se quiser tirar prova do que foi escrito aí acima, que tal assistir os Filmes Quentin Tarantino, ou sequências como Harry Potter, temos também o filme Brasileiro: Minha mãe é uma Peça!
Veja, avalie e se fascine com tantas alusões e citações que você conseguirá extrair!
Ah! E bom Filme! Ou Maratona!
- Sons cinematográficos: as 5 camadas
- Alegorias cinematográficas em História de um Casamento
- Leitmotiv: muito mais que notas sonoras