Estudo da Nordicity coloca o Brasil no caminho para ser uma liderança global da Indústria de Jogos Eletrônicos

Pesquisa encomendada pela Abragames destaca como o país pode aproveitar sua grande e jovem população, rica herança cultural e talento criativo para se tornar uma força dominante neste mercado em expansão

A Abragames (Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais) acaba de lançar na gamescom latam 2024, o estudo “A Oportunidade de Ouro: Como o Brasil Pode Alcançar a Liderança Global em Jogos Eletrônicos“, realizado pela Nordicity, empresa líder em consultoria e insights estratégicos para as indústrias criativas. Liderado pelo especialista do setor Jason Della Rocca, o material abrangente mergulha no dinâmico cenário do setor de jogos eletrônicos do Brasil e apresenta um cronograma visionário de ascensão da indústria nacional à proeminência global. O estudo completo pode ser acessado aqui.

Nordicity

A Oportunidade de Ouro: Como o Brasil Pode Alcançar a Liderança Global em Jogos Eletrônicos ” destaca as forças exclusivas e as oportunidades estratégicas do Brasil na crescente indústria global de videogames, avaliada atualmente em mais de USD $184 bilhões. O estudo explora ainda como o Brasil pode tirar proveito de sua grande e jovem população, sua rica herança cultural e seu talento criativo para se tornar uma força dominante neste mercado em rápida expansão.

Entre os pontos críticos do material, destacam-se: 

1.   Vantagem cultural e criativa do Brasil:

  • A diversidade cultural do Brasil e suas indústrias criativas vibrantes estão posicionadas como ativos cruciais. A pesquisa enfatiza o potencial do país em criar jogos culturalmente ressonantes e inovadores que tenham apelo global.
  • Destacando o papel da cultura brasileira nos jogos, o estudo explora como a integração de narrativas locais e estilos artísticos do país podem aprimorar sua vantagem competitiva.

3.   Parcerias globais e promoção:

  • Com foco na colaboração internacional, o relatório sugere a construção de parcerias globais e a exibição de jogos brasileiros em eventos relevantes para expandir o alcance e influência em outros mercados.
  • O estudo reflete sobre um ambiente regulatório favorável para incentivar a inovação e atrair investimentos, posicionando o Brasil como um polo atrativo para o desenvolvimento de jogos.

4.   Impacto econômico e cultural:

  • Os potenciais benefícios econômicos gerados por essa indústria são significativos. Ao traçar paralelos com modelos bem-sucedidos no Canadá e no Reino Unido, o estudo destaca como mecanismos de apoio podem impulsionar o crescimento econômico, gerar empregos mais bem remunerados e aumentar as receitas fiscais.
  • Também discute o impacto cultural de maneira mais ampla, mostrando como os jogos podem servir como veículos de expressão cultural e narrativas sociais.

5.   Análise jurisdicional e melhores práticas:

  • Com base em cases globais, o relatório fornece insights valiosos sobre como o Brasil pode adotar e adaptar as melhores práticas ao seu contexto cultural único.
  • Entre as iniciativas estão análises de mecanismos de financiamento, incentivos fiscais e o papel dos jogos como produtos culturais e comerciais.

“A Oportunidade de Ouro: Como o Brasil Pode Alcançar a Liderança Global em Jogos Eletrônicos” foi apresentado durante o Alinhamento Estratégico da Indústria de Games, na gamescom. O evento exclusivo para convidados contou com a participação de representantes dos governos federal, estaduais e municipais para discutir políticas públicas para o setor.

A programação completa das palestras com curadoria da Abragames na gamescom latam 2024 pode ser vista aqui.

Continue lendo:

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Pedro Hilário
Pedro Hilário

Nerd, gamer, amante de HQs, filmes de terror, colecionador de CDs de bandas que ninguém conhece, barman e Streamer. Prazer, eu sou Hilário.

Artigos: 1330
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários