Acompanhe o Otageek nas redes sociais
Netflix | 5 Motivos para assistir Sombra e Ossos
A nova série da Netflix, Sombra e Ossos, estreou nesta sexta-feira (23), apresentando-nos ao mundo dos Grishas. Então, o Otageek reuniu 5 motivos para você conhecer a história de Alina Starkov (Jessie Mei Li), a Conjuradora do Sol:
1º – Construção de Mundo
Logo de cara, o espectador mergulha em um mundo rico em detalhes, e de uma complexidade poucas vezes antes vista em séries para um público mais jovem. Sem subestimar a inteligência de quem está assistindo, a narrativa nos ajuda a navegar através da cultura e das várias regras desse universo.
Tudo dentro da série é muito bonito e construído com muito cuidado, desde os figurinos aos cenários lindíssimos que compõem Ravka e o restante do mundo Grisha, fazendo-nos querer passear por suas estradas e cidades. Ok, talvez devêssemos evitar a dobra…
2º – Adaptação das Páginas para as Telas
A adaptação consegue captar o clima dos livros da trilogia Grisha com perfeição, pois quando somos apresentados a esse mundo pela primeira vez, mergulhamos sem qualquer preparo em um universo já estabelecido e do qual a protagonista já tem total conhecimento, e essa sensação é mantida dentro série.
Acrescentar dois núcleos que não estão presentes na trilogia original ajudou muito na dinâmica da produção, já que a dupla formada pela grisha Nina Zenik (Danielle Dalligan), o fjerdano Matthias Helvar (Calahan Skogman) e o trio de mercenários Kaz Brekker (Freddy Carter), Inej Ghafa (Amita Suman) e Jasper Fahey (Kit Young) só são apresentados na duologia Six of Crows, que se passa algum tempo depois do final da trilogia original.
Existem várias diferenças e adaptações entre os livros e a série ao longo de toda essa primeira temporada, mas a essência dos personagens e do mundo se faz se sentir em todas as cenas.
3º – Personagens
Os personagens criados pela autora Leigh Bardugo encantam e divertem na mesma proporção. É fácil enxergar o propósito e a profundidade de cada um deles.
A história é dividida em três núcleos: os grishas, centralizados na Alina, com todas as descobertas sobre esses seres e seus poderes tão únicos, o casal Nina Zenik e Matthias Helvar e o trio de mercenários Kaz Brekker, Inej Ghafa e Jasper Fahey, cada um deles entregando uma parte do quebra-cabeça que é o grishaverso.
Alina Starkov é uma protagonista espirituosa e divertida! Ela está ali como alguém que não sabe nada sobre si mesma ou seu passado, mas descobre ter um poder raro e precisa aprender a lidar com todas essas informações, que são impostas a ela de uma vez. É fácil acompanhar a jornada dessa heroína e se identificar com a garota.
Malyen Oretsev (Archie Renaux) é o amigo de infância da Conjuradora do Sol, pois os dois órfãos foram criados juntos e sempre se protegeram. Ele é um rapaz simples, obrigado a prestar o serviço militar por seu reino, mas que vê seu mundo virar de cabeça para baixo após a amiga ser levada. Ele então acaba representando a ligação da protagonista com o mundo que ela deixou para trás.
Os grishas e seus poderes estão ali para ensinar a Alina seu novo caminho e o quão longe ela pode chegar. Genya Safin (Daisy Head), que se torna a melhor amiga da protagonista ajudando-a a se adaptar à sua nova vida na corte, e o próprio General kirigan / Darkling (Ben Barnes), são um espelho do poder da garota.
Temos ainda Kaz Brekker, Inej Ghafa e Jasper Fahey, que precisam completar uma missão afim de conseguir muito dinheiro. Porém, o que numa primeira olhada parece totalmente egoísta, pode esconder motivos mais profundos. Sobre Nina Zenik e Matthias Helvar, posso dizer que, se você gosta do estilo enemies to lovers, vai ficar bem satisfeito.
4º – Ritmo
Acrescentar linhas narrativas que só apareceriam em um spin-off ou em temporadas posteriores deixou o ritmo da história acelerado, fazendo com que quem está acompanhando não consiga tirar os olhos da tela, pois sabemos o quão diferente é a dinâmica presente em um livro e em uma série de streaming.
Ao mesmo tempo, todas as informações são dadas no momento certo, sem atropelo ou pontas soltas. Assim, apesar de ter muita coisa acontecendo na tela, o espectador consegue acompanhar as diferentes linhas narrativas e suas descobertas.
5º – Ganchos
Nem precisamos dizer que já queremos as próximas temporadas de Sombra e Ossos na nossa mesa, não é mesmo? A série conclui sim o que essa primeira temporada propôs, mas para nossa alegria temos vários pontos a serem explorados futuramente. Esperamos ver o conteúdo do grishaverso todo adaptado para as elas.
Sinopse: Baseada na série de best-sellers de Leigh Bardugo sobre o universo Grisha, Sombra e Ossos acontece em um mundo destruído pela guerra, onde a órfã e soldado Alina Starkov acaba de descobrir um poder extraordinário que pode ser a chave para libertar o país. Com a ameaça monstruosa da Dobra das Sombras à espreita, Alina é separada de tudo o que conhece para treinar e fazer parte de um exército de elite de soldados mágicos conhecidos como Grisha. Enquanto aprende a controlar seus poderes, ela descobre que os aliados e inimigos não são tão diferentes assim e que nada nesse mundo é o que parece. Além de tudo isso, existem forças malignas em jogo, incluindo um grupo de criminosos muito carismáticos, e só a magia não será suficiente para sobreviver.
Leia Também:
Aproveite também e compre na Amazon através de nossos links abaixo, ajudando-nos a continuar produzindo Jornalismo Cultural de Credibilidade!
[…] Netflix | 5 Motivos para assistir Sombra e Ossos […]