Nausicaä do Vale do Vento ganha o Troféu HQMIX

Nausicaä do Vale do Vento, mangá de Hayao Miyazaki publicado no Brasil pela Editora JBC, é o vencedor do 35º Troféu HQMIX, na categoria Mangá e Produções Correlatas
Nausicaä

Nausicaä do Vale do Vento, mangá de Hayao Miyazaki publicado no Brasil pela Editora JBC, é o vencedor do 35º Troféu HQMIX, na categoria Mangá e Produções Correlatas.

Sucesso mundial, Nausicaä do Vale do Vento foi lançado entre 1982 e 1994 no Japão e se tornou um clássico dos mangás que ganhou visibilidade também pela sua adaptação para animação. Com um novo projeto gráfico, o título retornou ao Brasil em agosto de 2022 pela JBC e continua em andamento seguindo um processo de aprovações minucioso com a equipe editorial japonesa para uma coleção que será completa em sete volumes.

A lista dos vencedores do prêmio, considerado o “Oscar dos quadrinhos no Brasil”, foi divulgada no dia 8 de novembro e contempla as publicações lançadas ao longo do ano de 2022. No total, foram mais de 1500 inscritos, que passaram primeiro pela banca do júri oficial e depois pela avaliação do júri nacional composto por mais de 2 mil profissionais da área de quadrinhos.

Sobre Nausicaä do Vale do Vento
 

O mangá Nausicaä do Vale do Vento, do premiado autor e diretor de animação Hayao Miyazaki, levou 12 anos para ser concluído com seus 59 capítulos, sendo lançado em 1982 e finalizado em 1994, na revista Animage, da editora Tokuma Shoten.

Sucesso desde o seu lançamento, o mangá chegou a vender mais de 11 milhões de cópias no Japão. No período em que ainda estava sendo publicado, o mangá passou por alguns momentos de hiato enquanto ganhava sua adaptação para o formato de filme animado, que também logo virou sucesso no Japão e, mais tarde, em outros países.

O Troféu HQMix

O Troféu HQMIX é um prêmio anual de quadrinhos que tem como objetivo divulgar, valorizar e premiar a produção de artes gráficas no Brasil e é considerado o mais importante troféu do gênero da América Latina, com reconhecimento internacional. Criado em 1988 pela dupla Gualberto Costa e JAL dentro do programa TV MIX, o prêmio conta atualmente com a votação de mais de dois mil profissionais da área do humor gráfico e quadrinhos, por meio da Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB) e do Instituto Memorial das Artes Gráficas do Brasil (IMAG).

Nesta edição, o homenageado é o artista Michele Iacocca, criador da personagem EVA, autor de sucesso de livros infantis e que completa 50 anos da publicação de seu primeiro livro da personagem. A estatueta do 35º Troféu HQMIX será inspirada no personagem “Curupira” criado por do desenhista Flávio Colin, e foi produzida pelo artista Bruno Braga, fundador do Instituto Impressão 3D, localizado no município de Jaboatão dos Guararapes (PE).

A cerimônia de premiação acontecerá no SESC 24 de Maio, Rua 24 de Maio, 109, República, São Paulo, no dia 6 de dezembro de 2023, quarta-feira, às 19h, com apresentação de Serginho Groisman e a participação do DJ MZK.

Nausicaä

Sobre a Editora JBC A Editora JBC é uma das principais referências no mercado de mangás no Brasil, desde 2001. Fundada em 1992, a JBC dedica-se à difusão da cultura japonesa através de seus produtos, entre livros e quadrinhos. Os produtos são distribuídos nas principais livrarias e lojas especializadas do Brasil. Desde 2022, a JBC passou a fazer parte do Grupo Companhia das Letras. 

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Lucas Almeida
Lucas Almeida
Artigos: 253
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários