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Iniciativa reúne mulheres para mudar estereótipo dos figurinos femininos nos games
Faz tempo que as mulheres deixaram de ser apenas uma parte do público de games no Brasil para se tornarem protagonistas do jogo. Segundo a PGB 2024 (Pesquisa Game Brasil), há uma crescente diversidade no cenário, com maioria de 50,9% composta pelo gênero feminino no consumo de jogos digitais. Porém, assim como em diversas esferas do cotidiano, essa participação ainda sofre com a falta de incentivo e representatividade ao tentar conquistar seu espaço.
Para mudar esse jogo, o KaBuM! – maior e-commerce de tecnologia e games da América Latina – acaba de lançar o projeto Mulheres no Game, criado para apoiar e motivar o crescimento feminino, além de reforçar a presença e o acesso delas nos games e na tecnologia. Como start, a marca lançou o vídeo case intitulado A (r)evolução das Skins. Nele, o KaBuM! traz uma provocação: como seria se os uniformes das heroínas femininas dos jogos online tivessem mais foco em conforto e performance, em vez da sexualização das personagens?
Para falar sobre esse tema, o KaBuM! reuniu mulheres fortes e com ligação direta com o universo gamer – todas com experiências relevantes para gerar uma conversa na comunidade. As convidadas são: Carolina do Nascimento (ilustradora), Emanuelly Araujo (desenvolvedora de jogos), Camyy FPS – Camila Vicentini Natale (pro-player), Tanaka Chunli (cosplayer), Paula Nobre (streamer) e Nicolle Merhy – Cherrygumms (empresária gamer). A mediação foi comandada por Lucilene Oliveira Gomes, do Luizalabs, da área de inovação e tecnologia do Magazine Luiza.
No vídeo, que foi produzido pela PUNK Film.CO e com time majoritariamente feminino, as participantes falam sobre o estereótipo que as personagens possuem nos games, em sua maioria com versões que exaltam corpos irreais e skins sensualizadas. Juntas, as convidadas mudaram o jogo e criaram uma figura forte, bonita, que as representa verdadeiramente, vestindo roupas confortáveis para o combate e que demonstram sua vontade de vencer.
Personagem criada pelo projeto Mulheres no Game, do KaBuM!
Além da revelação da personagem, elas falam sobre suas trajetórias e desafios como mulheres que jogam. O espaço foi aberto para que a comunidade se sinta representada pelas suas superações e conquistas diárias. As convidadas também desempenham um papel fundamental para inspirar jovens meninas a alcançar seus objetivos nos games.
“Ser mulher no Brasil é como jogar no level hard todos os dias. E na tecnologia e nos games, esse cenário não é diferente”, afirma Mayara Machado, coordenadora de Marketing do KaBuM! e uma das idealizadoras do projeto. “O projeto foi criado e idealizado por um squad de mulheres para encorajar debates, incentivar o interesse pela área e apoiar a representatividade no segmento. Nosso objetivo é conversar com todos, de forma igualitária, para capacitar novos talentos e democratizar o cenário”.
Se ser uma mulher gamer já é algo desafiador, atuar como jogadora profissional e empresária traz ainda mais disputa por espaço. Nicolle Merhy, mais conhecida como Cherrygumms, alerta para este ponto. “No passado, quando abordamos pautas femininas ou qualquer questão de inclusão e minoria, havia pouco debate e condutas erradas eram praticadas na sociedade, muitas vezes por desconhecimento do público. Ter a chancela do KaBuM! é ter a comprovação que nossa voz está sendo ouvida e disseminada neste meio masculinizado”, afirma Nicolle.
O vídeo case produzido pelo KaBuM! já está disponível no site do projeto Mulheres no Game, que vai reunir todas as ações e iniciativas da marca ao longo do ano.
Em breve, o NerdCast – podcast pioneiro no mundo geek, criado por Jovem Nerd e Azaghal em 2006 – terá um episódio especial sobre o projeto Mulheres no Game com a participação da empresária gamer e ex-pro player Cherrygumms.
A próxima etapa do Mulheres no Game será um Hackathon – uma competição que reúne profissionais para desenvolver a melhor solução para um desafio. O evento será aberto para a comunidade, com mulheres de diferentes áreas (ilustradoras, designers, desenvolvedoras, pro-players e cosplayers). As inscrições estarão disponíveis em breve no site do projeto, fiquem ligadas.
FICHA TÉCNICA
- Direção: Helô Oliveira
- Direção de fotografia: Bruno Atkinson
- AD: Yara Ribeiro
- Produção Executiva: Milca Goulart
- 1 ºOp. de Câmera: LUZ GUERRA
- 2 ºOp. de Câmera: Nykolas Sevdalis
- 1º Assistente de Câmera: Barbara Vieira de Lacerda
- 2º Assistente de Câmera: Giovanna Oliveira Telles
- Gaffer: Tatiane Ursulino da Silva
- 1ºAssistente elétrica: Camila Marques Torres
- Maquinária: Cauê Arnaud Gruber
- 1ºAssistente maquinária: Winnie Dominique Rodrigues Martins
- Som direto: Thais Nália Jesus de Lira
- Assist. Som direto: Julia Souza de Araujo
- Logger: Juliana da Silva
- Making Of: Sarah Izis
- Montagem e Color Grading: Bruno Atkinson
- Camareira: Renata Pina de Cerqueira
- Make-up: Vanessa de Ornelas Pereira
CATERING:
- Paulo Roberto dos Santos Oliveira
- Nayara Eliziario De Oliveira
MOTORISTA:
- Fábio Sales Bueno
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