MUBI adquire versão restaurada de Pixote, A Lei do Mais Fraco

Dirigido por Hector Babenco, drama de 1980 foi recuperado pelo World Cinema Project, da The Film Foundation de Martin Scorsese

Distribuidora global, produtora e serviço de streaming com curadoria, a MUBI anuncia a aquisição da versão recém-restaurada de Pixote, A Lei do Mais Fraco, considerado um marco no cinema brasileiro dos anos 1980. O drama tem direção de Hector Babenco e traz no elenco Marília Pêra, Jardel Filho, Rubens de Falco, Elke Maravilha, Tony Tornado, Beatriz Segall e Ariclê Perez.

Já disponível na MUBI em alguns países, Pixote, A Lei do Mais Fraco chega à plataforma no Brasil no segundo semestre de 2023. Baseado no livro Infância dos Mortos, de José Louzeiro, o longa acompanha um grupo de meninos desde os horrores de um reformatório até sua fuga para as ruas de São Paulo, e gira em torno do órfão Pixote, de 11 anos – interpretado pelo então estreante Fernando Ramos da Silva. Abandonados por quem deveria protegê-los, os garotos são forçados a sobreviver com as únicas atividades econômicas abertas para eles: sexo e drogas.

Indicado ao Golden Globes como melhor filme estrangeiro em 1982, Pixote, A Lei do Mais Fraco recebeu sete prêmios em festivais internacionais, entre eles o Leopardo de Prata, em Locarno, em 1981, e uma menção honrosa em San Sebastián, também em 1981.

O filme foi restaurado pelo World Cinema Project, da The Film Foundation – criada por Martin Scorsese -, e Cinemateca di Bologna, na L’Immagine Ritrovata, em associação com HB Filmes, Cinemateca Brasileira e JLS Facilitações Sonoras. A restauração foi financiada pela Hobson/Lucas Family Foundation.

O restauro de Pixote, A Lei do Mais Fraco integra o projeto Memória Hector Babenco, da HB Filmes, para recuperar toda a obra do cineasta, falecido em 2016. Aprovado pelo MINC, o projeto audiovisual prevê a recuperação de mais sete longas-metragens do diretor, realizados entre 1975 e 2007: O Rei da Noite (1975); Lúcio Flávio – O Passageiro da Agonia (1977); Brincando nos Campos do Senhor (1990); Coração Iluminado (1998); Carandiru (2003) e O Passado (2007).

Pixote, A Lei do Mais Fraco
Em breve na MUBI
mubi.com

Leia também:

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Isabella Breve
Isabella Breve

Futura jornalista, leitora voraz, amante da Sétima Arte e eternamente fã.

Artigos: 351
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários