Mostra Internacional de Teatro de Catalão | Espetáculos gratuitos começam nessa semana

Começa agora, dia 7 de junho, e se estende pelos próximos seis meses, a segunda edição da Mostra Internacional de Teatro de Catalão (MIT Catalão).

A Mostra Internacional de Teatro de Catalão agita a cultura no interior de Goiás com espetáculos premiados e nomes de peso.

🎭 SÍSIFO 🎭
Inspirado no mito grego do homem que carrega diariamente sua pedra morro acima para vê-la rolar ladeira abaixo e começar tudo de novo, o monólogo conecta a mitologia ao caótico mundo hiperconectado e ao Brasil dos memes.
O espetáculo é fruto da primeira colaboração teatral entre Gregório Duvivier e Vinícius Calderoni.
Para Calderoni, Sísifo é o gif fundador da mitologia histórica, com a ideia de eterno retorno. Para Gregório, a peça recorre à mitologia grega para falar, sobretudo, da condição humana. São 60 histórias curtas, num solo que transita por diversos gêneros, da comédia ao drama.
Imagem reprodução: Mostra Internacional de Teatro de Catalão – MIT Catalão

Gregorio Duvivier, Denise Fraga, o ator português Romeu Costa, e os grupos Galpão, Magiluth e Carmin estão entre as presenças confirmadas na segunda edição da MIT Catalão. O evento, totalmente gratuito, começa no dia 7 de junho e se estende por seis meses na cidade.

São previstos 20 espetáculos totalmente gratuitos com nomes consagrados do teatro nacional e do exterior. É uma oportunidade única de assistir espetáculos teatrais protagonizados por Gregorio Duvivier, Denise Fraga, o ator português Romeu Costa e grupos premiados como Galpão, Magiluth e Carmin. Além disso, a MIT Catalão, vai promover atividades formativas, com bate-papo, palestras e oficinas com os artistas convidados. A programação de junho já está com dias e horários confirmados.

🎭 DINAMARCA 🎭
O primeiro espetáculo da Mostra Internacional de Teatro de Catalão - Edição 2024 é uma festa top, com pessoas selecionadas, boa música, muita dança e espumante. E tudo isso acontece no reino da Dinamarca.
Este é o nono trabalho do Grupo Magiluht e foi inspirado em um dos textos mais conhecidos da dramaturgia ocidental, Hamlet. A tragédia escrita por William Shakespeare é considerada um clássico, pois, apesar da época em que foi escrita, continua viva, atual e traz reflexões sobre o nosso tempo.
Imagem reprodução: Mostra Internacional de Teatro de Catalão – MIT Catalão

A abertura da mostra, nos dias 7 e 8 de junho, será com o Grupo Magiluth, de Recife, com a peça Dinamarca, um ensaio crítico e divertido que, a partir de uma adaptação de Hamlet, de Shakespeare, trata sobre as bolhas sociais alheias à realidade em sua volta.

Além do grupo pernambucano, o mês de junho será marcado por outras comédias com forte teor crítico. No dia 13, o grupo Carmin de Teatro, de Natal, apresenta A Invenção do Nordeste, peça que roda o País desde 2017 e debate a questão da identidade cultural e a idealização do nordestino.

 A Invenção do Nordeste 
Dois atores se preparam e disputam um papel para uma novela. Porém não é qualquer papel, é para dar vida a um personagem nordestino. Mas, afinal, o que é ser nordestino?
Durante semanas de preparação com um diretor contratado por uma produtora, os atores refletem sobre sua identidade, cultura, história pessoal e descobrem que ser e viver um personagem nordestino não é tarefa simples.
O espetáculo, do Grupo Carmin do Rio Grande do Norte, é vencedor de vários prêmios, com destaque para o Prêmio Shell de Melhor Dramaturgia e o Prêmio Cesgranrio de Melhor Espetáculo.
Além de ser uma ode ao Nordeste, a obra é uma oportunidade para discutir os estereótipos e aquilo que, verdadeiramente, faz do Nordeste uma região única do nosso país.
Imagem reprodução: Mostra Internacional de Teatro de Catalão – MIT Catalão

Já no dia 15, é a vez de Gregório trazer seu monólogo Sísifo, que inspirado no mito grego aborda as relações atuais entre as pessoas, cada vez mais hiperconectadas e mais dependentes de memes e ‘gifs’. Um dia antes, o ator e humorista vai fazer um bate-papo com o público para dialogar sobre o teatro e outros temas.

O diretor e curador da MIT Catalão, Evandro Costa, afirma que a intenção do evento é recuperar o legado da cidade voltado para as artes. No teatro, Catalão tem grandes nomes reconhecidos nacionalmente, como os diretores Marcos Fayad e Jorge Farjalla e os atores Dionísio Bombinha, Marlly Neto e Mirtes Mesquita. Porém, todos com carreira consolidada fora de Catalão.

Atualmente o município – que no século passado já foi chamado de “Atenas de Goiás” – conta com diversas iniciativas de formação teatral, mas não tem um espaço e eventos específicos para apresentações.

“Selecionamos espetáculos que vão renovar a adesão do público que esteve na primeira edição e que gostou do projeto. Queremos também alcançar centenas de pessoas que ainda não conhecem o teatro de qualidade produzido no Brasil e no exterior, agora disponível em Catalão por meio da Mostra”, comentou.

Todos os espetáculos selecionados para a MIT Catalão são sucesso de público e crítica por onde passaram, muitos deles premiados ou finalistas de grandes prêmios.

Entre as apresentações internacionais, teremos o ator de novelas português Romeu Costa, a argentina Julia Sigliano, com seu premiado teatro de bonecos, que já viajou por países da América e Europa com a peça a ser apresentada em Catalão, a espanhola Pepa Plana e o português Marco Mendonça.

A MIT Catalão também terá espaço para conterrâneos. Neste ano está prevista para outubro a estreia do espetáculo “Esboço”, protagonizado pelo ator e pesquisador catalano Rafael Costa. Além da carreira como artista, Rafael é psicanalista e mestre em Psicologia e atua no diálogo entre arte e contextos psiquiátricos. Ele também já trabalhou coordenando ações teatrais com artistas em Catalão.

Programação de junho de 2024 da MIT Catalão

  • 7 e 8 de junho – 20h – Espetáculo Dinamarca, com Grupo Magiluth (Recife)
  • 13 de junho – 20h – Espetáculo A Invenção do Nordeste, com Grupo Carmin de Teatro (Natal)
  • 14 de junho – 20h – Bate-papo Por que Teatro?, com Gregório Duvivier (Rio de Janeiro)
  • 15 de junho – 20h – Espetáculo Sísifo, com Gregório Duvivier (Rio de Janeiro)

A expectativa deste ano é superar o público de mais de 3 mil pessoas que assistiram aos espetáculos da MIT Catalão em 2023. Por apresentar uma pluralidade de temáticas e diferentes teatralidades, com artistas de diversas partes do Brasil e de fora, a mostra atrai interessados das cidades próximas a Catalão, Goiânia e do Triângulo Mineiro.

A edição de 2024 da MIT Catalão foi pensada para ser de forma intercalada ao longo de seis meses para permitir uma adesão maior de diversos públicos, democratizando o acesso ao teatro e inseri-lo no cotidiano da população local. Em 2023, essa ideia já estava presente e a MIT durou três meses, sendo um sucesso de público e de crítica.

A MIT Catalão quer renovar a potência da cidade para as artes cênicas e fazer com que a agenda teatral seja permanente em Catalão, tornando-se um hábito dos moradores. “Esse é o legado que queremos deixar para a cidade”, comenta Evandro. “A mostra mais espaçada, por seis meses, com espetáculos elogiados e premiados, permite que isso ocorra.”

Formação

A mostra também promove uma série de atividades formativas, com a intenção de envolver o público em um processo reflexivo sobre as artes cênicas por meio de rodas de conversas com artistas e oficinas voltadas para a iniciação teatral.

Em 2024, estas ações terão mais dinamismo, contribuindo significativamente para o pensamento e a prática artística e buscando novos modos de transmitir conhecimento. Além do bate-papo com Gregório, está previsto outro com Denise Fraga, além de palestras com Teuda Bara, fundadora do Grupo Galpão e com mais de 60 anos dedicados ao teatro.

A MIT Catalão é um projeto aprovado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura (lei federal 8.313/1991) e patrocinado pela CMOC Brasil e pela Serra do Falcão Energia (Sefac). Também conta com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade Federal de Catalão (UFCat). A idealização, elaboração e realização do evento está nas mãos da Bricolagem Produções.

Os ingressos são gratuitos e podem ser acessados na página da MIT Catalão no Instagram: @mitcatalao ou diretamente na página do Sympla. Os espetáculos serão todos no Auditório Paulo de Bastos Periloo da UFCat.

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Riuler Luciano
Riuler Luciano

Jornalista Cultural e Marketeiro, cresceu lendo quadrinhos dos X-MEN é amante de Cultura Pop e Pequi!

Artigos: 387
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários