Mesmo com pandemia, bilheteria de Godzilla vs. Kong impressiona

Ainda que covid-19 e HBO Max tenham atrapalhado desempenho comercial da briga de gigantes nas telonas, filme alcançou bons resultados.

Godzilla vs. Kong era uma das grandes apostas da Warner Bros. para o ano de 2021 nos cinemas. A expectativa do público para o embate entre os monstros mais famosos da cultura pop se refletia nas campanhas de marketing bem sucedidas da empresa.

No entanto, devido à crise sanitária global da covid-19, a maior parte dos cinemas no mundo todo teve as suas portas fechadas por um bom tempo, e a Warner decidiu esperar, adiando o filme.

Em meados de março, com o avanço da vacinação, o controle do contágio, e a pressão para a retomada econômica, salas de cinemas voltaram a receber o público gradualmente em alguns territórios importantes para o mercado, incluindo o Brasil.

Com isso, Godzilla vs. Kong estreou em 31 de março nos Estados Unidos e em 24 de março em outros países.

Godzilla e Kong prestes a se enfrentarem em poster do filme - Otageek
O crossover dos dois monstros mais conhecidos da cultura pop era esperado há quase 1 século.

Mas, no caso dos EUA, a Warner não se contentou em lançar seu novo título nos cinemas e adotou uma estratégia polêmica: a estreia seria feita simultaneamente nos cinemas e no HBO Max (serviço de streaming da empresa). A estratégia já vinha sendo adotada desde o ano passado, e permanecerá ao longo de 2021, podendo ser ampliada para outros países.

Tal manobra da Warner canibalizou uma boa fatia da bilheteria de Godzilla vs. Kong, assim como de outros títulos da produtora. E somando-se com as limitações de diversas ordens impostas pela pandemia da covid-19, era esperado que o filme não atingisse uma receita tão significativa. Mas atingiu.

Impressionantemente, o filme conseguiu superar seu antecessor, Godzilla II: Rei dos Monstros, em boas dezenas de milhões de dólares. Não só isso, segundo o Los Angeles Times, Godzilla vs. Kong é tido como um dos grandes títulos responsáveis por atrair 2,7 milhões de assinantes para o HBO Max no primeiro quadrimestre deste ano.

Logo, se por um lado o HBO Max atrapalhou consideravelmente a passagem do blockbuster nos cinemas, por outro, este serviu para engrossar o catálogo do serviço de streaming, tornando-o mais atrativo e conquistando mais assinantes.

No Brasil, o HBO Max chega no dia 29 de junho, custando R$ 28 no plano padrão e R$ 19,97 no plano destinado a dispositivos móveis.

Confira o ranking de bilheteria dos filmes do Monsterverse (em U$D):

► Kong: A Ilha da Caveira $566,652,812 (2017)
► Godzilla $524,976,069 (2014)
Godzilla vs. Kong $467,863,133 (2021)
► Godzilla II: Rei dos Monstros $386,600,138 (2019)

Fonte: Box Office Mojo

Antes da pandemia, projeções amadoras – baseadas nos resultados dos outros títulos da franquia – indicavam que o confronto de gigantes faria uma passagem pelos cinemas arrecadando entre 680 e 750 milhões de dólares mundialmente, sob condições normais.

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André Shazy
André Shazy

Aficionado pelo universo de quadrinhos e super-heróis, sou um admirador nato da sétima arte. Pai de uma shih-tzu e membro de um grupo de RPG, atualmente faço graduação de Geografia na USP e aprendo sobre escrita criativa nas horas vagas.

Artigos: 55
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