Acompanhe o Otageek nas redes sociais
Crítica | O Melhor Som do Mundo – Curtaflix
“O Melhor Som do Mundo” foi selecionado pelo curador Christian Saghaard na sessão “para crianças e à criança que vive dentro de você”. Essa e outras sessões fizeram parte do Festival de Curtas-Metragens do CurtaFlix, que ocorreu entre os dias 08 e 17 de abril.
O curta tem um total de treze minutos e nele acompanhamos Vinícius, um garoto inventivo que coleciona sons. Não, nada de gibis, canecas ou cartas! Nosso protagonista gosta mesmo é de ouvir!
Até porque ele aprende desde cedo com a avó que nós temos 2 ouvidos e 1 boca, para ouvir mais e falar menos. Então, o garoto se aventura fazendo experimentos e gravando tudo, só para encontrar o melhor som do mundo.
O curta é narrado e isso traz uma perspectiva perfeita para a narrativa. Somos convidados a acompanhar o Vinícius, mas somos apenas isso: convidados. Mergulhar nessa história depende de você e o narrador, uma voz adulta, mostra que estamos nesse lugar de “terceira pessoa” mesmo.
Kenji Ogawa é o pequeno ator por trás do protagonista. Ele é extremamente carismático e consegue interpretar muito bem, o que merece destaque já que, por mais que não se saiba a sua idade, ele é claramente muito novo.
A narrativa não demora demais e nem cria muito mistério. Os jogos de câmera dão essa impressão de adentrar um mundo que não conhecemos. Pouco a pouco o garotinho vai descobrindo novas possibilidades, guiado apenas pela sua inquietação.
E nós somos puxados pelo seu jeito meigo e curioso sem deixar de se perguntar “afinal, o que é que eles vão dizer que é o melhor som do mundo para aquela criança?”. A direção opta pela resposta simples, mas que passa sua mensagem.
Após um encontro com uma moça grávida, ele começa a entender o que é o melhor som do mundo. Somos levados a perceber que, na verdade, todos os sons estão empatados em primeiro lugar.
O pequeno Vinícius, então, nos leva a entender que o melhor som do mundo está logo ali. Precisamos nos desacostumar com o costumeiro. E lá está a mensagem: cristalina, simples e fácil de entender.
Mas é claro que eu não vou te contar qual é! Assista ao curta no site do Curtaflix ou Youtube e volte aqui que a gente debate se a resposta foi satisfatória ou não!
Leia Também:
[…] Crítica | O Melhor Som do Mundo – Curtaflix […]