Marvel no Brasil, Feira Preta e Museu das Favelas na exposição “Marvel – O Poder é Nosso”

A mostra traz releituras de personagens negros criadas por artistas pretos, indígenas e LGBTQIAP+ ao longo do Afrolab, programa que ofereceu inspiração e capacitação para jovens que serão futuros profissionais da indústria criativa

Em uma parceria entre Marvel no Brasil, Instituto Feira Preta e Museu das Favelas, a exposição do projeto “Marvel – O Poder É Nosso” já está oficialmente aberta ao público geral a partir do dia 06 de dezembro. As artes são releituras de personagens negros da Marvel criadas por artistas pretos, indígenas e LGBTQIAP+ através de seus próprios estilos artísticos.

Imagem da inauguração da exposição, realizada no último dia 28 de novembro para convidados

As obras foram produzidas ao longo do programa de capacitação com enfoque na arte audiovisual que foi ministrado pelo Instituto Feira Preta em outubro e novembro e capacitou 60 participantes, o Afrolab Marvel O Poder é Nosso. Cada selecionado recebeu um suporte financeiro para desenvolver a obra que será exibida na exposição coletiva. Esta iniciativa faz parte do Disney Future Storytellers, uma proposta da Disney que oferece inspiração e treinamento para jovens que serão os futuros profissionais da indústria criativa. O programa promove o acesso a oportunidades para comunidades sub-representadas, ajudando a formar uma força de trabalho representativa e respeitosa.

Nossa principal missão nesta parceria é promover e valorizar a criatividade negra nas artes. A exposição é o resultado de toda a jornada empreendedora e criativa trabalhada ao longo dos encontros do Afrolab. Isso é uma oportunidade de realizarmos com ele todo o processo, desde o aprendizado de aspectos técnicos e concretos do que significa viver de arte, a criação e escoamento de suas obras,”, comenta Adriana Barbosa, diretora executiva da Feira Preta.

“Como artistas, a gente fica muito na dimensão da criação artística e acaba passando isso de que se queremos viver de arte, nossa arte é também nosso negócio, um empreendimento. Participar do projeto da Afrolab e ‘Marvel-O Poder é Nosso’ foi muito importante nesse sentido. Um divisor de águas mesmo”, comenta o artista Douglas Paiva, de 27 anos.

O projeto “Marvel – O Poder É Nosso” está em sua segunda edição e foi idealizado pela Marvel exclusivamente para o público brasileiro.  A primeira aconteceu em 2022, com a participação de cinco artistas pretos, que criaram peças posteriormente transformadas em guias de estilo, originando coleções exclusivas de vestuário, calçados e acessórios licenciados.


“Este projeto é muito especial para nós, porque foi totalmente idealizado e executado pelo time de Produtos de Consumo da Disney Brasil. O propósito desse projeto, desde o início, foi dar visibilidade para a potente cultura gerada pela população negra do nosso país”, comenta Mara Ronchi, Head de Disney Consumer Products Brasil.

Single “Poder É Nosso”

Este ano, seguindo o propósito do projeto, a Marvel no Brasil se juntou ao KondZilla e convidou os artistas Jovem MK, MC Luanna e Malcolm VL para interpretar uma música trap que faz um link entre os heróis negros da Marvel e a realidade da juventude preta no Brasil. O single “Poder É Nosso” foi escrito por Coruja BC1, com produção musical do Dj MaxnosBeatZ, e está disponível em todas as plataformas digitais desde setembro. 

A equipe de KondZilla também foi responsável por produzir o videoclipe da música, que foi lançado no YouTube da Kondzilla. Dirigido por Kaique Alves e gravado em Heliópolis, maior comunidade de São Paulo, e no centro da cidade, a produção apresenta jovens pretos em situação de vitória e como eles se sentem ao serem chamados por um poder que representa a força de heróis e heroínas sem capa.  

SERVIÇO | Exposição “Marvel – O Poder é Nosso”

Período: 6 de dezembro de 2024 a 28 de fevereiro de 2025
Entrada: Gratuita, necessário a retirada de ingresso antecipado no site ou na recepção – sujeito a disponibilidade para o dia.
Endereço: Museu das Favelas – Largo Páteo do Colégio, 148 – Centro Histórico de São Paulo, SP
Funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 17h (permanência até 18h)

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Luna | A Patroa da Redação
Luna | A Patroa da Redação

Já pensou em começar a valorizar o Jornalismo Cultural Independente hoje?

Artigos: 1505
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários