Liane Collares é nova homenageada do projeto Donas da Rua da Mauricio de Sousa Produções

Representada pela personagem Tati, a escritora brasileira ganhou reconhecimento por seu compromisso na batalha pelos direitos das pessoas com síndrome de Down

A escritora, palestrante e ativista brasileira Liane Collares entra para o hall das homenageadas do projeto Donas da Rua, que tem por objetivo trazer mais visibilidade às mulheres notáveis para inspirar meninas e outras mulheres a buscarem seu espaço em áreas como artes, ciências, esportes e literatura. A iniciativa faz parte de uma série feita pela Mauricio de Sousa Produções para mulheres a partir dos 60 anos. E para representar a personalidade de Liane, que se dedica incansavelmente a combater o preconceito da sociedade em relação às pessoas com síndrome de Down, foram escolhidos os traços da personagem Tati.

Liane nasceu na cidade de Bagé, localizada no interior do Rio Grande do Sul, na década de 1960. Possivelmente a primeira criança com Trissomia do cromossomo 21 a frequentar a escola regular, direito que só seria garantido no país por lei a todas as pessoas com deficiência perto dos anos 1990, Liane já atuou em peças, filme e comerciais, foi campeã de natação, e hoje atua como ativista, escritora e palestrante.

Liane Collares
Crédito: Mauricio de Sousa Produções

Atualmente com 60 anos, a escritora desempenha um papel crucial no movimento pela visibilidade e inclusão das pessoas com síndrome de Down, ou Trissomia 21. Quando criança, sua mãe, Marilei, notou que a filha estava demorando para começar a falar. Ao ver um anúncio de uma boneca Prosinha, da Estrela, que falava 14 frases, percebeu que o brinquedo poderia ajudar. Deu certo: Liane passou a repetir as frases, treinando a musculatura facial, e começou a falar. “E falo muito”, diz. Ela concluiu a 8ª série (o equivalente ao atual nono ano do ensino fundamental) em outra escola regular, a Escola Minas Gerais, em Brasília, em 1995, tendo sido escolhida a oradora na formatura das quatro turmas da escola.

Aos 10 anos, começou a praticar natação. A partir dos 15, começou a competir em eventos nacionais e, em 1991, foi selecionada para participar da Special Olympics International, na cidade de Mineápolis, nos Estados Unidos, em que conquistou duas medalhas de ouro nas modalidades de nado costas e nado livre. “O que é ser normal, se todos nós somos diferentes?”, pergunta Liane. “Tenho certeza de que minha caminhada servirá de inspiração para que outras pessoas com deficiência possam ser incluídas na sociedade para exercer o pleno direito à cidadania. Também espero que a minha história possa ajudar casais que receberam filhos com síndrome de Down, sentindo que eles também podem ter uma vida plena”.

Em 31 de março de 2023, no Dia Internacional da Síndrome de Down, ela realizou uma palestra na ONU, em Nova York, representando a Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down e o Brasil. “Sou exigente demais. Aquilo que eu quero fazer, ninguém tira”, diz, cheia de determinação. Como no título do livro que publicou em 2004, ela é “Liane, mulher como todas”, com muitos sonhos e planos. Na obra, ela retrata seu nascimento e trajetória escolar, além de seu sucesso no esporte e a inclusão no mercado de trabalho.

Ao longo de sua vida profissional, trabalhou na Sociedade Cruz de Malta, uma creche para crianças de até 5 anos; no Governo do Distrito Federal, tendo atuado na Secretaria da Mulher e Direitos Humanos e no Superior Tribunal de Justiça (STJ). No YouTube é possível assistir a palestra da autora no TEDx: “Inclusão da pessoa com Síndrome de Down”, que já teve mais de 5 mil visualizações.

Além de Liane, outras grandes mulheres, entre elas escritoras, esportistas e cientistas, fazem parte do hall das Donas da Rua da História. A proposta do projeto demonstra o compromisso da Mauricio de Sousa Produções como signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres, plataforma da ONU Mulheres e do Pacto Global. Para conferir a homenagem a ela e a outras grandes mulheres, basta clicar aqui.

Continue lendo:

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Pedro Hilário
Pedro Hilário

Nerd, gamer, amante de HQs, filmes de terror, colecionador de CDs de bandas que ninguém conhece, barman e Streamer. Prazer, eu sou Hilário.

Artigos: 1093
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários